ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA:UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.

AUTORES: BRASIL,R.B – UFPA (ROSEANE.BRASIL@BOL.COM.BR); CRISTINO, M. G. G - UFPA; DINIZ,V.W.B-UFPA; MACHADO, J.R.C- UFPA: BITENCOURT,H.,R.-UFPA

RESUMO: RESUMO: O curso de licenciatura em química da UFPA está recebendo os mesmos padrões de conduta dos professores universitários com relação à formação docente,deixando de ser reconhecido pois o mesmo carrega uma forte marca da formação do bacharel. O fato de inclusão de algumas disciplinas pedagógicas no currículo não confere a preparação docente. Com isto constata-se problemas de professores mal formados não estando preparados para ministrarem aulas em quaisquer dos níveis de escolaridade. Apresentam-se aqui contribuições de pesquisas no sentido de aprimorar a formação desses professores, buscando saídas reflexivas para uma melhor discência. Para isso fez-se uma pesquisa utilizando como espaço o campo de estágio, para avaliar o tipo de aula apresentada aos alunos do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: formação de professores de química, professor reflexivo.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O fato da grade curricular, no curso de licenciatura em química, manifestar dois caminhos paralelos, ensino e pesquisa, que não se aproximam sequer um do outro durante semestres inteiros, traz incomodo para muitos docentes prejudicando-os na vida profissional, devido isso, acabam a vida acadêmica sem a orientação exata de como se trabalhar com os diferentes níveis de escolaridade, tornando-se presas fáceis dos livros didáticos. Necessita-se pois, de professores reflexivos e estes devem ser tanto os que formam os docentes, quanto os que estão sendo formados para a docência.O processo de reflexão inicia-se no enfrentamento de dificuldades, que normalmente, o comportamento rotineiro da aula não consegue superar(SCHNETZLER,2000). Propõe-se então uma ação reflexiva na qual deve existir uma visão ampla da percepção dos problemas, não ficando centrada em uma só perspectiva.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se uma pesquisa a partir do estágio, de uma discente do curso de licenciatura plena em química, da Universidade Federal do Pará ( UFPA), em uma escola de ensino médio e fundamental, localizada no município de Marituba no estado do Pará, estágio este para complementação curricular das disciplinas prática docente I, II e III e prática de ensino, sendo que cada prática docente foi exigido da aluna um total de 60 horas e de prática de ensino total de 120 horas. O período de estágio se equivale ao período da pesquisa, que foi de fevereiro à junho de 2005 e de agosto à dezembro de 2005. As turmas trabalhadas foram todas do ensino médio, 1º, 2º e 3º ano no turno da tarde no horário de 13:30 h às 18:00 h.Esta pesquisa foi feita através da observação das aulas ministradas pelo professor com anotações feitas pela estagiária diariamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSÃO: Durante o estágio observou-se a metodologia do professor que orientava a aluna, Percebendo-se que suas aulas foram ministradas rapidamente, preocupando-se mais em concluir o planejamento do conteúdo programático do que facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Agindo assim o professor não possibilitou nenhuma interação com os alunos e estes ficaram como receptores de conhecimento onde copiavam do quadro uma grandequantidade de fórmulas, equações e resoluções de exercícios(SCHNETZLER,2000).Ressalta-se que o professor concluiu sua formação acadêmica há mais de 20 anos e não buscou aprimorar a sua metodologia de ensino, tornando suas aulas cansativas e pouco proveitosas. A falta de incentivo e criatividade das aulas afetaram no desempenho da discente em formação que estagiava na escola pois ao ministrar a aula para os alunos acabou por seguir a linha do professor, copiando do livro didático e passando os conteúdos rapidamente para “cumprir o programa”.Observou-se também a falta de estrutura para que o professor trabalhe melhor com os alunos como por exemplo, laboratórios adequados, retro- projetores, dificultando ainda mais o ensino de química.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A partir desta pesquisa, nota-se a carência de professor reflexivo no ensino de química devido a presença no currículo de um bacharelado contaminado com algumas disciplinas pedagógicas, as quais, não podem promover a transformação do bacharel em licenciado. Assim o professor exerce uma ação rotineira, que é aquela orientada por impulso e não por uma ação reflexiva onde o professor usa a lógica para facilitar o processo de aprendizagem. Busca-se que os professores tenham atitudes definidas na educação comprometidos com o bem-estar social,formando assim verdadeiros cidadãos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SCHNETZLER, R. P; ARAGÃO, R. Ensino de Ciências Fundamentos e Abordagem . In : SCHNETZLER O professor de ciências problemas e tendências de sua formação. Campinas : R. Vieira 2000.