ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: DIVULGANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE FEIRAS DE CIÊNCIAS

AUTORES: PEREIRA*, A. DE S. – UEMS; SIMONETI, J. A. - UEMS; MASCARELLO, M. – UEMS

RESUMO: RESUMO: É importante divulgar a Química para que os futuros universitários estejam mais esclarecidos e conscientes quanto a sua escolha. A divulgação pode ser feita através de eventos diversos. Exposições de Feiras de Ciências além de ser um método alternativo e interativo de ensinar química é um meio de divulgação. O objetivo desse trabalho é divulgar os cursos de Química da UEMS através da realização de feiras de ciências. Após seleção de temas e grupos, cada equipe desenvolveu um tema relacionando a química com o cotidiano. A divulgação do evento foi feita por cartazes, visitas escolares, etc. A exposição foi oral, demonstrativa, data show, mostruário, etc. Verificou-se que os eventos foram prestigiados e que o número de ingressantes provenientes de outras localidades vem aumentando.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: divulgação, feira de ciências, química

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os cursos de Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul das Unidades de Dourados e Naviraí foram criados com o objetivo de atender as necessidades do estado quanto à falta de profissionais com a formação em Química. O curso conta com diversas articulações para sua consolidação, tais como: realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, capacitação de docentes, programas de monitoria e iniciação cientifica, entre outros. Para divulgação dos cursos junto a alunos de ensino médio pode-se promover eventos que revelem a química presente no dia a dia, incentivando-o a desenvolver um raciocínio lógico-indutivo. O tratamento do conhecimento químico feito de maneira contextualizada dará uma significação ao aluno (MÓL, et al., 2005). Exposições de Feiras de Ciências além de ser um método alternativo e interativo de ensinar química é um meio de divulgação do curso e da UEMS. O objetivo desse trabalho é divulgar os cursos de Química da UEMS através da realização de feiras de ciências abordando temas gerais de nosso cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente reuniu-se um grupo de acadêmicos interessados em realizar feira de ciências. Em seguida escolheram-se os temas e dividiu os grupos. Cada grupo constituiu-se em alunos executores, alunos colaboradores e professores orientadores. Os temas apresentados nas feiras foram: Xampus, Sabões e Detergentes, A Química do Chocolate, Química Forense, Vidros, Fotografia, a Química do leite, Fermentação Alcoólica, Destilados e Fermentados, Conhecendo a ferrugem, Água, Fogos de artifícios, Mandioca e seus derivados e Cristais. A divulgação do evento foi através de visitações às escolas e distribuição de cartazes e panfletos. A forma de apresentação foi oral, demonstração de experimentos, apresentação em data show, exposição de materiais e pôsteres. O tempo de apresentação teve em média 20 a 30 minutos. Ao final da feira de ciências, foi apresentado aos alunos participantes, um questionário de avaliação sobre o evento visando conhecer sua opinião quanto à organização, tempos de exposição, nível de entendimento das explicações e sugestão de temas para a feira de ciências. Foi realizada uma análise crítica dos gráficos referentes às perguntas deste questionário.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira feira de ciências participaram cerca de 300 alunos, sendo eles de 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas locais, da cidade e regiões. Na segunda feira de ciências além de dobrar o número de participantes houve significativa participação de escolas da região de Dourados e Naviraí, distantes em até 150 km. Da análise dos questionários verificou-se que a feira para a maioria dos participantes não foi cansativa e foi muito interessante, visto que muitos demonstraram curiosidade, fazendo perguntas durante a apresentação. Sugeriram que o tempo de 30 minutos para cada apresentação fosse maior e quanto à linguagem usada opinaram que foi adequada para o entendimento. Verificou-se que os eventos foram bem prestigiados por todas as escolas participantes. O evento feira de ciências certamente é um dos fatores que podem contribuir para a divulgação dos cursos de Química.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O número de ingressantes provenientes de outras localidades vem aumentando desde o ano de 2004. Uma das realizações dos cursos de Química que contribui para suas divulgações é a exposição de Feiras de Ciências na Universidade. Já estão sendo desenvolvidos novos temas, tais como: A Química do Amor, A Química do Odor, Pigmentos, Sal - o ouro branco, etc, para a apresentação da III Feira de Ciências.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Pró-Reitoria de Extensão (PROEC) da UEMS pelo apoio financeiro, e aos professores e diretores das escolas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MÓL, G. S. (COORD); SANTOS, W. L. P. dos. Química e Sociedade: volume único, ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005.