ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO

AUTORES: SANTOS, D.B.1; ALCANTARA, A.C.S.1; MATOS, C.R.S. 1; PASCHOETTO, J.1; COSTA, E. L.1;
ROMÃO, L. P. C.1

1UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DANIELLEBARROSS@HOTMAIL.COM


RESUMO: Analisamos ensino aprendizagem formal que objetiva contribuir para formação crítica de alunos utilizando abordagem da química contextualizada no tema “lixo”. Impactos ambientais causados por resíduos sólidos e gerenciamento destes resíduos são de grande relevância social. Há necessidade de se propor programas educativos nesta área. Estudos mostram que processos de ensino aprendizagem envolvendo temas sociais e atividades práticas contextualizadas facilitam construção de conhecimentos pelo aluno que possibilitam reflexão crítica sobre seu papel como co-responsável pela geração e solução de problemas ambientais. Resultados da análise sugerem que tal proposta contribui para compreensão das relações entre o tema abordado e conceitos químicos envolvidos e propicia formação crítica do aluno.

PALAVRAS CHAVES: resíduos sólidos; formação crítica; ensino aprendizagem

INTRODUÇÃO: O uso indiscriminado dos recursos naturais tem aumentado a quantidade de lixo urbano produzido. Este quadro precisa ser modificado e para isso é necessário buscar um estilo de vida baseado numa ética global, resgatar e criar novos valores (MENEZES, M.G., 2005). O desenvolvimento sustentável busca resolver este problema ao relacionar o atendimento de necessidades sociais e econômicas do ser humano com a preservação do meio ambiente evitando o desperdício e favorecendo a qualidade de vida (PALOMARES, L.A., 2001). Informar e orientar são requisitos básicos para que haja sustentabilidade. Sendo assim, não há como esquecer o papel da escola e do educador. A compreensão dos aspectos científicos, tecnológicos e sociais relacionados ao lixo é de extrema importância, pois possibilita ao cidadão a reflexão crítica sobre seu papel como co-responsável pela geração e solução de problemas ambientais (MACHADO, M.I. A, 2001). Este trabalho pretende analisar a efetividade de um processo de ensino aprendizagem desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino médio que objetiva contribuir para a formação crítica dos mesmos sobre o lixo utilizando uma abordagem da química contextualizada neste tema.

MATERIAL E MÉTODOS: Participaram do processo de ensino aprendizagem dezessete alunos (15 a 18 anos) do 1º ano do ensino médio do CEFET-SE (Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe) no período de Maio a Junho de 2006. No início do processo de ensino aprendizagem foram levantadas as concepções dos alunos sobre o tema a fim de compará-las com suas idéias ao final das atividades. No laboratório, foram propostos experimentos aos alunos para serem realizados em grupo com intuito de que observassem evidências que permitissem identificar as transformações químicas e físicas e as relacionassem ao tema lixo. Textos abordando reflexos da coleta seletiva e compostagem na economia dos recursos naturais, na vida útil dos aterros sanitários, na geração de empregos e renda dos participantes das cooperativas e das indústrias recicladoras foram aplicados objetivando despertar os estudantes para a importância do gerenciamento de resíduos sólidos. Além dos textos algumas das discussões propostas englobaram toda parte da química macroscópica relacionada ao tema. Produções escritas dos alunos, filmagem e registros de observações de aulas em diário de campo foram analisadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciamos a intervenção aplicando um questionário com perguntas sobre o lixo. As respostas, na sua maioria, foram curtas e evasivas sugerindo uma classe despreocupada com suas ações sobre o meio ambiente relacionadas ao tema. Na questão que envolvia o destino do lixo na cidade, dos dezessete alunos, dez responderam que desconheciam o destino do lixo e só um aluno falou sobre o seu reaproveitamento. Durante a intervenção, houve discussão de textos abordando o tema principal. Um deles, Tratamento do lixo, propiciou reflexão crítica para a tomada de decisão quanto às técnicas de tratamento mais adequadas. A discussão do texto, Reciclagem e o destino do lixo, possibilitou aos alunos a compreensão da importância da coleta seletiva e a reciclagem como alternativa para o tratamento do lixo. Pudemos perceber que o conteúdo químico macroscópico abordado os auxiliou no entendimento da problemática e soluções referentes ao tema. Ao final da intervenção ficou evidenciado envolvimento por parte dos alunos principalmente quando questionados sobre as possíveis soluções para o lixo.




CONCLUSÕES: A proposta, fundamentada em tema social, atividades práticas contextualizadas e discussões, mostrou-se fundamental para a compreensão das relações existentes entre o tema abordado e os conceitos químicos envolvidos, propiciou a formação crítica do aluno podendo resultar em benefícios sociais e ambientais pela atuação do aluno junto a sua comunidade.

AGRADECIMENTOS:À PROEX/UFS, ao CEFET-SE e alunos que participaram do processo de ensino aprendizagem analisado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:ARAÚJO, R.E.S. Outubro 2001. Os Resíduos Sólidos no Município de Aracaju e os Desafios para sua Sustentabilidade Ambiental. Monografia apresentada ao curso de Gestão e Recursos Hídricos. Especialização. Universidade Federal de Sergipe. 64p.


MACHADO, M.I.A. Outubro 2001. Proposta de Programa de Coleta Seletiva de Lixo Domiciliar na Área Urbana do Município de Frei Paulo-SE. Monografia apresentada ao curso de Gestão e Recursos Hídricos. Especialização. Universidade Federal de Sergipe. 46p.


MENEZES, M.G.; BARBOSA, R.M.N.; JÓFILI, Z.M.S.; MENEZES, A.P.A.B. 2005. Lixo, Cidadania e Ensino: Entrelaçando Caminhos. Química Nova na Escola. N° 22.


PALOMARES, L.A. Outubro 2001. O Custo/Benefício da Coleta Seletiva de Lixo no Município de Estância. Monografia apresentada ao curso de Gestão e Recursos Hídricos. Especialização. Universidade Federal de Sergipe. 84p.