ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O USO DE ATIVIDADES CÊNICAS NA METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: MESSEDER, J. C. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CARVALHO DE, L. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CÂMARA, M.C. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DIAS, M. A. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DA MATA, R. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MAGALHÃES, A. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
VILARDO, M. - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi conduzir os alunos de Licenciatura em Química ao exercício dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do núcleo básico, usando técnicas das artes cênicas, em um ambiente não-acadêmico. Os temas escolhidos foram: a química presente nas artes plásticas e no dia-a-dia de profissionais ligados à beleza, a atividade do químico e implicações ambientais e a química presente nos saberes populares. Foi criado o grupo: \"Químicos do Amanhã\", com a apresentação da peça: \"Em Busca do Pigmento Perfeito\". Foi possível mostrar aos futuros professores a importância do lúdico nas práticas de ensino. Pode-se comprovar que a participação conjunta, nos processos de criatividade nas aulas de Química, traz à tona possibilidades diferentes de abordar o objeto das ciências.

PALAVRAS CHAVES: metodologia de ensino; atividades teatrais.

INTRODUÇÃO: Os avanços químicos e as questões técnicas, suas conseqüências, riscos e benefícios associados são temas sobre os quais a sociedade atual necessita de maiores informações. Nos tempos em que vivemos há uma preocupação dos cursos de Licenciatura em preparar docentes que saibam socializar a Educação, evitando assim, aumentar o número de excluídos (CHASSOT, 2001). Esse trabalho de pesquisa baseou-se em princípios norteadores da missão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estácio de Sá, que é capacitar o futuro professor de Química a exercer a sua prática pedagógica de acordo com os interesses de apropriação do saber científico por toda a população, de modo que este saber possa resultar num melhor entendimento não só dos processos próprios da Química, mas também da educação, da vida e da sociedade. O grupo promoveu uma metodologia na qual alunos e professores utilizaram temas atuais na apresentação de peças teatrais para a Comunidade, de forma alegre e diferente das encontradas em feiras de ciências, que geralmente ocorrem em escolas de ensino fundamental e médio. Pode-se contemplar a execução da prática, como componente curricular, exigida às Licenciaturas(CNE, 2002).

MATERIAL E MÉTODOS: Com as pesquisas realizadas, o grupo escolheu temas direcionados à Comunidade, tão importantes na Educação Química (MALDANER 2000). Foi criado o grupo: \"Químicos do Amanhã\", com a apresentação da peça: \"Em Busca do Pigmento Perfeito\". Sinopse: Um pintor e uma cabeleireira têm problemas: as tintas vermelhas acabaram em seus ambientes de trabalho. Eles recorrem a um químico, para que ele fabrique uma tinta para cada um, o mais rápido possível. O químico está acostumado a usar metais pesados em suas formulações. Porém, recebe a visita de um fiscal do meio ambiente, que pretende multá-lo. O químico recebe a visita de um antigo professor, e é instruído sobre os problemas ambientais causados por metais pesados. O professor leva o químico para a floresta amazônica, para visitar um pajé. Os dois químicos consultam o pajé em relação ao uso de pigmentos naturais, como o urucum. Retornando ao seu laboratório, o químico se convence da necessidade de estudar sobre os produtos naturais, e resolve modificar suas técnicas. Com isso, prepara as tintas encomendadas. O pintor e a cabeleireira ficam satisfeitos com o trabalho do químico. Tempo de apresentação da peça: vinte minutos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos maiores resultados obtidos pelos licenciandos foi o discernimento entre a distância que existe entre a Química acadêmica e a Química presente nos saberes populares. Foi visto que os conhecimentos comuns, do dia-a-dia, não podem ser desprezados, mas pelo contrário, devem ser incorporados aos conhecimentos ministrados por educadores, sejam das áreas específicas da Química, ou de outras áreas, que compõe a estrutura curricular de um curso de formação de professores. A partir desse trabalho foi possível mostrar aos nossos futuros professores a importância do lúdico nas práticas de ensino de Química. Verificou-se, por exemplo, que o tema pigmentos químicos se relaciona com diversas profissões, e pode ser interligado, favorecendo assim, a compreensão de assuntos que parecem ser distintos dentro da teoria química.




CONCLUSÕES: Foi possível mostrar a importância do lúdico nas práticas de ensino de Química, e que a participação em equipe, nos processos de criatividade nas aulas de química, traz à tona maneiras diferentes de abordar o objeto das ciências. Após uma análise crítica do trabalho desenvolvido, viu-se que a prática de pesquisa na área da Educação Química deve sempre questionar: Qual o retorno que estamos dando à Comunidade daquilo que pesquisamos? O processo de buscar novas alternativas para ensinar determinados conteúdos, deve ser uma constante na vida do professor, independente do seu tempo de magistério.

AGRADECIMENTOS:Os autores agradecem o suporte técnico disponibilizado pela Direção do campus Centro IV, da UNESA, na pessoa do Sr. João Carlos Balaguer.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação, Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 2001.
CNE. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professor/pesquisador, Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 2000.