ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: ENSINO DE ENERGIA – UMA QUESTÃO INTERDISCIPLINAR

AUTORES:
LIMA, W. S.¹; SANTOS, G. S²; CUNHA, G. C.³; LIMA, J. S.4
1- MESTRANDO EM AGROECOSSISTEMAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (WESLEYWSL@IG.COM.BR)
2- MESTRANDO EM GEOGRAFIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
3- INICIAçãO CIENTíFICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
4- INICIAçãO CIENTíFICA – UNIVERSIDADE TIRADENTES


RESUMO: RESUMO : Numa perspectiva construtivista, procuramos desenvolver ações que levem a uma compreensão mais aprofundada dos conceitos, das idéias dos alunos e dos professores articulando-as com procedimentos didáticos necessários para o envolvimento dos alunos num processo de aprendizagem efetiva; uma análise da realidade segmentada que contribui para o enfoque meramente disciplinar do conhecimento, buscando sua superação pela perspectiva interdisciplinar e contextualizada. Os resultados apontam para a identificação de concepções que evidenciam as heterogeneidades dentro dos grupos; que a atividade experimental influencia significativamente o nível de manifestação dos alunos a respeito de evidências das ocorrências de transformações no sistema e sua influência na questão ambiental.

PALAVRAS CHAVES: palavras chave: aprendizagem, ensino de energia, interdisciplinaridade

INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO : As pesquisas sobre o ensino de Ciências em nível de Educação Básica, vem enfocando diversos elementos relacionados com o mesmo: alguns mais gerais outros mais específicos (BRASIL : 1999). Em todas elas, acreditamos existir um eixo norteador que busca a compreensão dos elementos que caracterizam o ensino de Ciências, visando adequações ou modificações nas ações pedagógicas dos professores em sala de aula.( SCHNETZLER : 1992)
A perspectiva construtivista do processo de aprendizagem se caracteriza pelo seguinte aspecto: cada pessoa constrói individualmente seus próprios significados para a experiência que vivencia, articulando-os com procedimentos didáticos necessários para o envolvimento dos alunos num processo de aprendizagem efetivo.
O aprendizado de ciências deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos, físicos e biológicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas, ou seja, contribuindo para uma visão mais ampla do conhecimento, que possibilite a construção da cidadania.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado com os alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual “João XXIII” no município de Ribeirópolis – Sergipe, que estudaram no ano de 2005.
A execução do trabalho se deu nas seguintes etapas: a) texto motivador – “Energia na cadeia alimentar” e posterior discussão interativa de como a energia influencia na cadeia alimentar; b) Trabalhamos o filme A Guerra do Fogo, dirigido por Jean-Jaques Annourd; c) visita à Fazenda Batinga – onde enfatizamos a conservação dos recursos naturais e manejo adequado de rejeitos; d) a conservação de energia e o racionamento e e) discussão de formas alternativas de energia com destaque para a energia solar. No primeiro momento da aprendizagem prevaleceu a construção dos conceitos a partir dos fatos, na interpretação dessas afirmações; utilizou-se os conceitos já construídos, bem como se construiu outros, necessários para a compreensão dos assuntos tratados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:
RESULTADOS E DISCUSSÃO : Antes da aplicação do texto e do filme, notamos que existia uma concepção de 57,10 % dos conceitos associados ao cotidiano para o conceito de energia, e que posteriormente após a aplicação e discussão passou para 100 % dos conceitos cientificamente aceito. As transformações de energia eram associadas a usinas térmicas e geradores e logo após a aplicação das atividades interativas as transformações estavam associadas a fenômenos físicos, químicos e biológicos. A explicação sobre a influência da energia na cadeia alimentar foi elaborada de uma forma que prevalece uma linguagem científica. A discussão sobre as queimadas e o ambiente despertou o interesse pela preservação do meio ambiente.






CONCLUSÕES: CONCLUSÕES : Os resultados apontam para identificação de concepções que evidenciam as heterogeneidades dentro dos grupos, para a importância da atividade de leitura com um objetivo mais amplo – a significação do texto; que a atividade experimental influencia significativamente o nível de manifestação dos alunos a respeito de evidências das ocorrências de transformações no sistema e sua influência nas questões ambientais.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS : Pela compreensão dos alunos e professores da Escola Estadual João XXIII e professora Djalma Andrade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 1999.
- PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro. Editora José Olimpo, 1996.
- SCHNETZLER, R. P. Construção do conhecimento e o ensino de Ciências. Em aberto, Brasília, ano 11, nº 55, julho/setembro. 1992.