ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

AUTORES: AL-ASFOUR,S.V.-IQSC/USP,SILVA,E.A.S.-IQSC/USP, CHIERICE,G.O.-IQSC/USP


RESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar uma metodologia diferente para avaliação do aprendizado dos alunos na disciplina Laboratório de Química Analítica Qualitativa, sem a utilização de roteiros, estimulando o aluno a buscar o conhecimento por meio da preparação de colóquios, percebendo a desenvoltura do aluno ao explicar o assunto abordado em sala de aula, na execução do experimento, na elaboração dos relatórios e ao realizar provas teóricas. As estagiárias analisaram um questionário respondido pelos alunos, percebeu-se que o método de ensino é eficaz, semelhante ao método de indução socrático, pois induz o aluno pesquisar em diversos livros diferentes para preparar a aula, buscar novas fontes de conhecimentos para a resolução do “problema”.

PALAVRAS CHAVES: ensino, química, estágio docência.

INTRODUÇÃO: A disciplina Laboratório de Química Analítica Qualitativa é oferecida no segundo semestre do curso Bacharelado em Química.A análise da eficiência da metodologia aplicada nesta disciplina visa entender a influência do método de indução utilizado pelo professor no laboratório,levando o aluno a buscar conhecimento extraclasse eao mesmo tempo analisar o comportamento/resposta destes alunos diante deste modelo de aprendizagem,até então desconhecido por eles.No decorrer do semestre aplicaram-se em aulas práticas os conceitos fundamentais de Química Analítica envolvidos na análise sistemática de mistura de cátions e ânions:equilíbrio químico em reações de precipitação,formação de complexos e óxido-redução,fazendo um elo entre teoria e prática e desenvolvendo a visão destes conceitos aplicado a toda ciência Química.O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia aplicada durante as aulas de Química Analítica Qualitativa sem a utilização de roteiros,estimulando o aluno a buscar o conhecimento no preparo de colóquios,avaliando a desenvoltura do aluno ao explicar o assunto abordado em sala de aula sobre a prática a ser realizada no dia e a postura do aluno ao executar o experimento.

MATERIAL E MÉTODOS: No início do semestre foi entregue um planejamento base para as aulas práticas, explicando os objetivos gerais da disciplina através de um seminário apresentado pelo docente responsável, porém, os próprios alunos iriam preparar previamente os roteiros, com liberdade para pesquisar nas diversas fontes bibliográficas diferentes existentes nesta área. Ao início de cada aula o professor os convocaria para a apresentação de um breve colóquio acerca do tema a ser estudado na aula. Breves debates entre professor,estagiárias e alunos foram promovidos, a fim de levar os alunos a discutirem sobre os conceitos a serem abordados nesta aula.Provas teóricas também foram aplicadas.As estagiarias,juntamente com o docente responsável, avaliaram a exposição do colóquio, a clareza ao expor os conhecimentos requeridos para esta aula-prática,assim como a postura do aluno ao executar o experimento.Analisou-se um questionário apresentado aos alunos sobre a eficiência da metodologia de ensino e a importância do estagiário frente a aprendizado do aluno, a fim de se verificar a eficiência da abordagem utilizada em atividades no laboratório e extraclasse.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível verificar a dificuldade de alguns alunos ao expor suas idéias no colóquio, na execução do experimento e na preparação do relatório, possivelmente devido às falhas no ensino fundamental e médio.Existiam 30 alunos no laboratório, o observou-se uma dificuldade em mantê-los concentrados durante toda a aula prática.Analisando o questionário respondido pelos alunos acerca do objetivo, metodologia de ensino e papel do estágio docência no processo ensino-aprendizagem,observou-se que 60% dos alunos acreditam que o objetivo principal da disciplina é aplicar os conceitos básicos de Química na prática e,30% consideram a disciplina importante para desenvolver suas habilidades no laboratório.Quanto à metodologia adotada,85% dos alunos consideraram-na eficiente,pois exige uma prévia pesquisa antes do experimento,sendo que a maioria percebeu a importância desta disciplina para a formação de um químico.Além disso,a participação de todos incrementa o conhecimento. Porém,15% criticaram pela dificuldade em expor seus conhecimentos na forma de um colóquio.Verificou-se que 75% dos alunos consideram a presença de estagiários essencial no aprendizado e 15 % sugerem maior disponibilidade.




CONCLUSÕES: Algumas respostas dos alunos a este questionário:“A disciplina aumentou minha capacidade de deduções de reações”;“As práticas conseguiram despertar meu interesse pela química”;“A responsabilidade de ter que apresentar a matéria perante a classe nos faz estudar mais”;"No início eu imaginei que esta disciplina seria apenas uma receita que seguiríamos para separar e identificar os cátions,mas com as aulas percebi a grandiosidade do curso e que ali estavam os conceitos básicos de equilíbrio químico";"A ajuda das estagiárias foi de grande valia";evidenciam a eficiência da metodologia adotada.

AGRADECIMENTOS:PAE (Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino/CAPES)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRUMBLAY, RAY U. Qualitative analysis. New York: Barnes & Nobles, 1964.
VOGEL, ARTHUR I. Química analítica qualitative. 1 Ed., São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1981.
http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates.htm#B. Acessado em 15.01.2005