ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA,A.M.(UECE) E NÓBREGA,P.M.(UECE)
AIRTON@BAYDENAT.COM.BR



RESUMO: Este trabalho é um estudo sobre o perfil da interdisciplinaridade entre Química e Cálculo Diferencial e Integral presentes na Olimpíada Internacional de Química, no período de 1999 e 2005. O objetivo deste estudo é o de organizar um material que sirva de apoio na preparação dos estudantes que comporão as futuras delegações brasileiras. Para tanto, os principais assuntos envolvendo cálculo em Química foram identificados e detalhados nas suas explicações. Foi realizada também a aplicação de um questionário aos ex-participantes do país na competição internacional, com o intuito de diagnosticar como a preparação está sendo conduzida e analisar a evolução da mesma, bem como possíveis sugestões sobre o assunto.

PALAVRAS CHAVES: olimpíadas de química; ensino de química

INTRODUÇÃO: As olimpíadas científicas estão presentes em muitos países como projetos extra-curriculares pré-universitários reconhecidos pelos respectivos governos através do ministério da educação. Em praticamente todos os casos, os principais objetivos almejados por tais projetos são a descoberta de novos talentos para a academia, o estímulo ao estudo e à pesquisa nas diversas áreas da ciência, além de promover um aumento na procura por cursos de nível superior nessas áreas, com a conseqüente reposição dos corpos discente e docente das instituições de nível superior do país. No Brasil, uma das Olimpíadas de maior destaque é a de Química. Esta é organizada com competições estaduais, passando por provas regionais e chegando até o certame nacional, de onde se escolhem os estudantes que comporão a delegação brasileira nas competições internacionais. A análise das provas das Olimpíadas Internacionais de Química revela que é crescente a presença de questões de química envolvendo conhecimentos de matemática, mais especificamente o cálculo diferencial e integral. O objetivo principal deste trabalho é focalizar essas questões, para servir de guia de orientação para os professores prepararem os alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram relacionados os assuntos de Química que envolvem cálculos, tais como: termodinâmica química, gases, equilíbrio químico, cinética química, radioatividae e química quântica; apresentadas as questões referentes ao período de 1999 e 2005 e mostrando detalhadamente as resoluções. Foi realizado um trabalho com sete alunos através da auto-avaliação da preparação em cáculo para a IchO




RESULTADOS E DISCUSSÃO: A interdisciplinaridade inerente à termodinâmica química é de tal magnitude, que conceitos de química, física e matemática estão amplamente relacionados na elaboração dos modelos que nos permitem resolver problemas como o cálculo do calor trocado entre sistema e vizinhança em uma reação química a pressão constante. De acordo com Halliday (1994, P.212), O físico Maxwell foi o primeiro em 1852 a resolver o problema de encontrar a distribuição das velocidades das moléculas de um gás. A análise da auto-avaliação por ano de participação revela que os alunos que declararam não ter tido uma preparação em cálculo satisfatório se concentra, principalmente nos anos de 2001 e 2003. Isto se deve ao fato de que nestes anos, além de 2005, tiveram questões em que se exigiam conhecimentos de cálculo diretamente na resolução das questões. Todos os alunos com preparação não satisfatória acreditam que um conhecimento mais aprofundado em cálculo teria facilitado no entendimento e na resolução das questões dos "Problemas Preparatórios", inclusive o participante de 2002, ano em que não foram solicitados tais conhecimentos nos problemas.







CONCLUSÕES: A pesquisa realizada no material produzido pelas organizações das Olimpíadas Internacionais de Química com participação brasileira demonstrou o, perfil da interdisciplinaridade entre Química e o cálculo presente nos "Preparatórios" e "Exames" da IChO. A organização desses assuntos é importante, pois sistematiza a preparação dos alunos, o que representa uma otimização do tempo disponível ao estudo de conteúdos mais significativos para a Olimpíada. Outros estudos sobre o tema "Olimpíadas de Química" devem ser realizados, sempre salutar para o desenvolvimento da Química em nosso país..

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:HALLIDAY,David;RESNICK, Robert. Fundamento da Física 2 - Gravitação, ondas e termodinâmica. 3 ed. Rio de Janeiro:LTC, 1994.
KEISLER,Jerome. Elementary Calculus: An Approach Using Infinitesimais.
Disponível em:.Acesso em: 05 jan. 2006.