ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS VISANDO A FORMAÇÃO DO CIDADÃO-PROFISSIONAL

AUTORES: CÂNDIDO S. S. A. - CEFET-OP

RESUMO: Este trabalho apresenta uma metodologia para o ensino de Química no Ensino Médio, que consiste numa atividade em equipe, utilizando o método de projetos, para trabalhar o conteúdo da Química de forma contextualizada, contribuir com o desenvolvimento de competências necessárias para enfrentar situações problemas, as quais são importantes na formação de um cidadão-profissional. A aplicação dessa metodologia mostrou que é possível, pela educação, transformar a realidade, tendo em vista o crescimento real percebido na análise dos resultados. Essa metodologia além de gerar motivação nos alunos, facilitar a assimilação dos conhecimentos e potencializar o desenvolvimento de competências, se apóia nas capacidades do indivíduo e prepara o indivíduo para a vida acadêmica e mercado de trabalho.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, competências, cidadão-profissional

INTRODUÇÃO: A formação básica está encarregada de preparar o futuro profissional utilizando um ensino centrado no desenvolvimento de competências profissionais. O ensino de Química quando utiliza um trabalho em equipe/método de projetos, que se constitui numa prática educativa que aproxima a escola do cotidiano, desenvolve competências relacionadas à formação de um cidadão-profissional. Para MEGHNAGI (1992), a competência é o resultado de um percurso no qual as pessoas constróem a própria capacidade de interpretar a realidade e de agir sobre a mesma. O saber adquirido, a experiência consolidada mediante processos de ações e decisões, as habilidades concretas ligadas à solução de problemas constituem, no seu conjunto a competência. O aprendizado para Vygotsky OLIVEIRA (1993), ocorre quando se criam situações, que auxiliam no desencadeamento de processos internos de desenvolvimento do indivíduo e incluem a interdependência entre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas. O método de projetos, segundo BORDENAVE (1999), baseia-se num conjunto de tarefas que tendem a uma: adaptação individual e social, participação ativa dos alunos, aprendizagem significativa.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, aplica-se uma prova com o objetivo de conhecer a realidade dos alunos, no que se refere às competências necessárias para enfrentar situações-problema. As equipes de trabalho estarão sob a orientação de um professor de Química, que além de apresentar os objetivos e o planejamento das atividades, realiza reuniões periódicas, visando uma avaliação contínua. O trabalho é realizado em quatro etapas: Noções e técnicas básicas de laboratório, Planejamento, Execução e Apresentação à comunidade. Os temas trabalhados podem ser, entre outros: Ambientais (ex.: chuva ácida); Produtos de uso doméstico (ex.: identificação de substâncias); Combustíveis (ex.: análise de aditivos). Ao final é aplicada uma prova para avaliar, novamente, as competências. Numa etapa seguinte, apresenta-se às equipes um problema real, que para solucioná-lo devem relacionar teoria e prática. Ao avaliar a solução do problema, considera-se: a objetividade na apresentação da solução do problema, a linha de raciocínio, os conteúdos utilizados para a resolução e a coerência na argumentação. Finalmente, os resultados dos instrumentos de avaliação são analisados e discutidos, levando às conclusões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Resultados da prova inicialmente aplicada:
Bom/Excelente (71% a 100% ) - 6 % (3 alunos)
Regular/Bom (41% a 70% ) - 60% (32 alunos) – gráfico 1
Bom/Insuficiente (até 40% ) - 34 % (18 alunos)

Resultados da prova aplicada ao final:
Bom/Excelente (71% a 100%) - 17 % (9 alunos)
Regular/Bom (41% a 70%) - 66% (35 alunos) – gráfico 2
Bom/Insuficiente (até 40%) - 17 % (9 alunos)


A comparação dos resultados obtidos nas provas aplicadas revela um crescimento real no desempenho dos alunos. É significativo o número de alunos que apresentou promoção nas faixas bom/excelente e bom/insuficiente. A alteração evidencia desenvolvimento das competências necessárias para enfrentar situações-problema.
A análise das soluções do problema proposto, seguindo critérios pré-estabelecidos, mostrou uma evolução quanto: ao aproveitamento de uma situação conhecida para resolver um problema; a capacidade de enfocar um problema sob diversas perspectivas na busca de diferentes soluções; a utilização de métodos e procedimentos que conduzem à análise, colocando em prática os conhecimentos adquiridos; a geração de idéias criativas e ao domínio e ampliação de linguagem escrita e oral.




CONCLUSÕES: A metodologia aplicada contribui para a formação integral do indivíduo, devido a natureza pedagógica das atividades desenvolvidas. Assim obtém-se: alunos melhores preparados para desempenhar suas atividades acadêmicas; um ensino de Química realizado a partir de situações reais; alunos conscientes de que os conteúdos da Química se constituem em um meio para a resolução de um problema do cotidiano; uma maior integração comunidade-escola; competências desenvolvidas que capacitam os alunos a enfrentar situações-problema, as quais contribuem para a formação de um cidadão-profissional.

AGRADECIMENTOS:ao CEFET-OP, aos professores da CODAQUIM (coordenadoria de Química) e aos alunos do ensino médio intergrado (2º e 3º anos).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BORDENAVE, Juan D. & PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem 20a ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1999.
MEGHNAGI, Saul. Conoscenza e competenza esperta. Torino: Loerscher, 1992
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vigotsky - aprendizado e desenvolvimento um processo sócio econômico. São Paulo: Mestre da Educação. 1993