ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: APRENDER QUÍMICA BRINCANDO – JOGOS COM INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS PARA A APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: LIMA, Y. C. – UECE; LIMA; K. S. B. - UECE, SOUSA; T. S. – UECE; BERTINI, L. M. – UECE; MORAIS , S. M. – UECE.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARá

RESUMO: Um interesse maior em aprender ciência pode ser despertado no aluno através de ambientes lúdicos que harmonizam conhecimento e prática dos conceitos repassados em sala de aula. Para tanto, este trabalho apresenta a criação de uma série de jogos com informações de Química e os diversos conteúdos nesta área, voltados para jovens do ensino médio de escolas públicas e particulares. Os jogos apresentam características específicas: interação e competição entre os estudantes. Além dos jogos, questionários foram preparados visando captar de alunos e professores o grau de aceitação, proposta de mudanças e a interdisciplinaridade entre os conteúdos. Com esses dados será possível saber se é viável a publicação do livro.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio, jogos educativos e química

INTRODUÇÃO: O ensino de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas. Os jogos são uma estratégia de ensino que podem contribuir para dinamizar as aulas. Jogar é reconhecer as regras, entendê-las, identificar os contextos em que elas são utilizadas e poder inventar novos contextos modificando essas mesmas regras. Através do jogo se revela a autonomia, a originalidade, a possibilidade de inventar e de poder expressar o próprio desejo convivendo com as diferenças. Acredita-se que os jogos de conteúdo educativo possam contribuir de forma bastante substancial para o desenvolvimento da cidadania, do raciocínio, da personalidade, da interação social e do aprendizado. Assim, o objetivo deste trabalho é criar um livro com jogos educativos na área de Química que, através de atividades simples e curiosas, abordem assuntos das diversas áreas desta disciplina, usando a imaginação, o raciocínio lógico e a criatividade para mostrar que é possível aprender Química brincando.

MATERIAL E MÉTODOS: O livro Aprendendo Química Brincando possui uma linguagem simples e de fácil entendimento. Este contém os mais diversos jogos nas áreas de Química Orgânica, Química Geral, Química Inorgânica e Físico Química, em que vai desde de palavras cruzadas até jogos mais competitivos como Trilha Química, que é uma disputa de conhecimentos que envolve um grupo de estudantes. O livro traz ainda algumas informações interessantes e curiosidades, abordando situações do cotidiano. Para verificar a aceitabilidade dos jogos foram elaborados questionários para os estudantes para serem respondidos por eles assim que uma partida for realizada. Também foram elaborados questionários para os professores, a fim de constatar se houve um melhor desempenho ou maior interesse dos estudantes ao utilizar os jogos como uma metodologia de fixação de conteúdos. Os jogos serão aplicados a alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Fortaleza para constatar a viabilidade dessa didática na aplicação do ensino da Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A criação do livro Aprendendo Química Brincando, voltado para o ensino de Química, contém jogos educativos simples como: palavras cruzadas, dominós, jogo da memória, caça palavras dentre outros e alguns mais elaborados, com regras e metas a serem atingidas, os quais foram nomeados Trilha Química, Disputa Orgânica, Brincando de Mendeleev, etc. Todos eles consistem em uma alternativa desenvolvida para interagir os alunos do ensino médio com os mais diversos conteúdos das áreas de Química. A elaboração dos jogos foi feita de uma maneira fácil e rápida, possibilitando àqueles que queiram reproduzir os mesmos que o façam, utilizando até mesmo materiais de baixo custo. Os jogos ainda estão em fase de aplicação. O próximo passo seria a publicação do livro em caso de resposta positiva por parte de alunos e professores. O material poderia ser adotado pela escola como uma metodologia que contribui para o processo ensino-aprendizagem do aluno.




CONCLUSÕES: A aplicação do livro com jogos educacionais pode ser uma forma de incentivar a aprendizagem dos alunos, de maneira simples e dinâmica, explorando a criatividade e o conhecimento. Espera-se com a utilização do livro entre os alunos, um estímulo significativo no seu interesse pelo conteúdo e que a avaliação do aprendizado e do crescimento das atividades coletivas seja facilmente constatada entre eles. De acordo com os questionários espera-se verificar a satisfação dos professores devido à melhora significativa no rendimento da aprendizagem dos alunos.

AGRADECIMENTOS:Ao Laboratório de Produtos Naturais e a Universidade Estadual do Ceará.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:(1) RIBEIRO, R. A.; et. Al, Aula prática como motivação para estudar química e o perfil de estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas e particulares de Montes Claros/MG. unimontes científica. Montes Claros, v.5, n.2, jul./dez. 2003.

(2) www.dcc.ufla.br/infocomp/artigos/v4.2/art08.pdf, acessado 19 de junho de 2006 às 10:00hs