ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: QUíMICA CLáSSICA ALIADA à PRáTICA AMBIENTAL - UMA AULA DE QUíMICA ANALíTICA APLICADA

AUTORES: VIEIRA, C.A - UNA, UNIFENAS, UIT; REIS, S.O. - UNINCOR; MARTINS, D.F.C. - UNA; SILVA, N.P. - UNA; SILVA, ALVES, R.S.- UNIFENAS; W.L.T.-UNIFENAS; ARAÚJO, J. - UNIFENAS; ALVES, D. - UNIFENAS; ANTONIO W. - UNIFENAS; COSTA, J.M. – UNIFENAS

RESUMO: Experimentos de rotina, e às vezes sem aplicação, são evidenciados com freqüência em aulas práticas de química. Realizou-se em uma aula de química analítica num curso superior de biomedicina e de farmácia, um experimento aplicado, envolvendo os conceitos adquiridos nas técnicas de: equilíbrio ácido-base, complexometria com EDTA, gravimetria e, de forma interdisciplinar, ensaios microbiológicos de amostras de água de um córrego situado próximo a Universidade (em Divinópolis e Belo Horizonte). Os resultados, em comparação com os parâmetros da legislação, puderam levar os alunos ao raciocino científico, bem como a aplicação da química aos cuidados com o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: ensino de quÍmica, meio ambiente, quÍmica analÍtica

INTRODUÇÃO: Embora a ciência tenha presença garantida em nossa sociedade pelos frutos tecnológicos colocados à disposição do cidadão, a prática científica, em seu dia-a-dia, é ainda grandemente desconhecida. Isto leva à idealização sobre o fazer ciência ou a críticas improcedentes sobre a pesquisa. As atividades laboratoriais existentes nos ensinos superiores revestem-se de artificialismos que dificultam o aprendizado e o despertar científico dos alunos. Por outro lado, o emprego de materiais utilizados no cotidiano dos alunos, em aulas práticas, aumenta grandemente o interesse dos mesmos, tanto no trabalho experimental, quanto no entendimento dos fenômenos envolvidos (JUNIOR, G.E.L, et al). A intenção do experimento foi de contextualizar os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas de química analítica clássica com a prática ambiental, de forma que os discentes fizessem uma interação com a biota da região, observando os danos ambientais causados pela urbanização e os métodos empregados para tal averiguação.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletadas amostras de água em córregos situados próximos às Universidades referidas. Ensaios analíticos foram realizados, bem como testes microbiológicos qualitativos e quantitativos. Analisou-se os teores de sulfato pelo processo gravimétrico (precipitação com cloreto de bário), pelo processo titulométrico avaliou a acidez e alcalinidade, utilizando um peagâmetro analisou-se o pH e pela técnica de titulometria com EDTA, analisou-se a dureza da amostra em teores de CaCO3. Para realização de um ensaio completo, ,os parâmetros microbiológicos foram avaliados utilizando a técnica dos tubos múltiplos, baseada na fermentação da lactose com produção de ácido e gás em 48 horas utilizando o meio LST, as amostras positivas foram inoculadas simultaneamente no meio verde brilhante(coliformes totais) e EC (coliformes fecais). O número de coliformes por mL foi calculado utilizando uma tabela apropriada. (NOGUEIRA, 2003).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos revelaram teores em conformidade com a legislação, exceto os ensaios microbiológicos que revelaram elevados índices de coliformes. Foi observado pelo docente, a importância dada pelos discentes no trabalho de laboratório, bem como o levantamento de material bibliográfico para realização das análises. Ensaios futuros serão realizados para determinação de metais pesados (chumbo e cádmio) nas amostras e aplicação de técnicas alternativas e de baixo custo para extração dos possíveis contaminantes da água.




CONCLUSÕES: Ensaios de química análitica podem, muitas vezes, contextualizados com a realidade da região. O projeto proposto para o grupo de alunos, foi de fundamental importância para o desenvolvimento científico e político dos discentes. Sugere-se aos professores de química, que, de alguma forma, apliquem os experimentos de química à realidade da região e/ou dos discentes em questão.

AGRADECIMENTOS:Ao Centro Universitário UNA e a UNIFENAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:LUZ JUNIOR, Geraldo Eduardo da, SOUSA, Samuel Anderson Alves de, MOITA, Graziella Ciaramella et al. Química geral experimental: uma nova abordagem didática. Quím. Nova, jan./fev. 2004, vol.27, no.1, p.164-168.