ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: AULAS DE PRÁTICA DE ENSINO PARA TURMA INTEGRADA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E EM MÚSICA - UM ESTUDO DE CASO

AUTORES: ABRANCHES, M.A. - UNINCOR - FAMINAS
BARBIÉRI, ROBERTO S. - UNINCOR - FAMINAS

RESUMO: O presente trabalho retrata um estudo de caso sobre a experiência de ministrar a disciplina Prática de Ensino I, para uma turma integrada de primeiro período, com um total de 45 alunos dos cursos de Licenciatura em Música e em Química, na qual foi utilizada metodologia diferenciada para conseguir que os alunos se integrassem e comunicassem através dos conteúdos programáticos, respeitando as diferenças existentes entre a subjetividade do perfil do aluno de música e a objetividade do aluno de química.

PALAVRAS CHAVES: comunicação em educação, prática de ensino, química e música.

INTRODUÇÃO: Tendo em vista a diferença de perfil dos alunos que se matriculam nos cursos de Química e Música e as peculiaridades dos conteúdos trabalhados em cada disciplina destes cursos; o professor de Prática de Ensino I tendo que ministrar o mesmo conteúdo, com enfoques e contextualizações diferentes, buscou através de técnicas de comunicação e integração cumprir as atividades pertinentes à execução da disciplina e tornar o processo ensino-aprendizagem dinâmico e prazeroso. Conduzir este processo tornou-se um desafio para o professor que ao considerar os diferentes interesses e necessidades dos alunos buscou através da inovação metodológica, ministrar suas aulas com o desempenho necessário para torná-las uma prática pedagógica comprometida com a formação de futuros professores.

MATERIAL E MÉTODOS: Seguindo os princípios da linha de pesquisa qualitativa, o espaço sala de aula da disciplina Prática de Ensino I foi utilizado como campo de pesquisa, os sujeitos da pesquisa professor e alunos e a metodologia aplicada, técnicas de comunicação e integração, dentre elas podemos citar: representação teatral, jornal falado, música, discussão e debate em grupo, apresentação oral de temas sobre educação entre outras, priorizando o diálogo e oportunizando o falar, questionar, trocar e relatar experiências com o objetivo de evitar o clima de apatia o que desfavorece a comunicação e integração entre os sujeitos. Para se formar os grupos para a elaboração e execução das técnicas o professor teve o cuidado de estar sempre colocando no mesmo grupo alunos de química e música o que contribuiu para que a integração se fortalecesse.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Partindo-se da idéia de que o professor não pode temer que sua autoridade seja abalada ou que possa perder a segurança e o poder que aulas expositivas tão ilusoriamente possibilitam, o ensino informativo, centrado no professor foi excluído desta sala de aula. Através das técnicas de comunicação e integração já citadas anteriormente, conteúdos como conceitos de educação e ciência, perfis do professor e aluno atual, o educador x práticas pedagógicas, a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, instituição escolar atual, entre outros serviram para contrapor os conceitos de educação em química a conceitos de educação em música, bem como, compreender e incorporar os termos técnicos do conteúdo no vocabulário usual dos alunos. Outro resultado obtido foi a amizade gerada entre eles em um período de tempo muito curto, apenas um semestre letivo, considerando que a única disciplina que eles cursavam em conjunto era a Prática de Ensino I. A descrição da prática, feita pelos professores, constitui-se num importante elemento de análise da representação que eles fazem de seu próprio trabalho (CUNHA, 1996).




CONCLUSÕES: As técnicas de comunicação e integração utilizadas neste espaço sala de aula foram motivadoras para despertar o interesse dos alunos, levando à retenção natural de conteúdos nunca antes vistos e pensados por eles, dos processos de formação; estimuladoras do respeito mútuo, da cooperação, da criatividade e, serviram também para possibilitar a contextualização dos conteúdos, criar laços de amizade tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas.

AGRADECIMENTOS:À Universidade Vale do Rio Verde - UninCor, de Três Corações-MG, e à Faculdade de Minas - FAMINAS, de Muriaé-MG, pelo apoio recebido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.