ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DESENVOLVIDO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS – ITAITUBA – PARÁ

AUTORES: SILVA, M.D.B – UEPA- DULCE@UEPA.BR
FERREIRA, C.V - UEPA
SANTOS, C. A - UEPA
BARROS, E. S - UEPA
DEPTº DE CIêNCIAS NATURAIS – CENTRO DE CIêNCIAS SOCIAIS E EDUCAçãO- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARá – GRUPO DE PESQUISA: CIêNCIA E TECNOLOGIA APLICADAS A EDUCAçãO, SAúDE E MEIO AMBIENTE.


RESUMO: Nessa pesquisa analisamos o processo de ensino-aprendizagem referente ao ensino de ciências desenvolvido na 3ª série do ensino fundamental. Foram aplicados questionários para os alunos de uma escola pública localizado no interior do Estado do Pará. Nesse questionário foram abordadas questões relativas às dificuldades que os alunos apresentam para compreenderem os conhecimentos discutidos durante as aulas de ciências e as metodologias adotadas pelos professores. Ao proferir a análise dos questionários percebemos que a maioria dos alunos apresentam dificuldades para aprender ciências e que estas estão relacionadas à abordagem tradicional feita pelos professores que se pautam em livros didáticos sem buscar uma relação entre os conhecimentos de ciências com o cotidiano dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de ciências, ensino fundamental, processo ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO: O Ensino de Ciências Naturais, ao longo do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série é de fato preocupante, uma vez que os professores que atuam com a disciplina apresentam dificuldades para desenvolvê-la. Percebemos que as dificuldades tornam-se mais evidentes nas escolas públicas localizadas no interior do estado do Pará, pois, dentre os vários fatores, a formação dos professores volta-se somente para o antigo curso magistério de nível médio, dificultando ainda mais o acompanhamento do aluno na compreensão dos assuntos que devem ser abordados no decorrer da aprendizagem, nas quatro séries iniciais. Para Chassot (2000:27), a nossa responsabilidade maior no ensinar ciências é procurar que nossos alunos e alunas se transformem, com o ensino que fazemos, em homens e mulheres mais críticos. Este trabalho teve como objetivos analisar as dificuldades que os alunos apresentam em compreender os conhecimentos discutidos durante as aulas de ciências e discutir sobre as metodologias e materiais adotados pelos professores para trabalhar a disciplina Ciências Naturais na 3ª série do ensino fundamental

MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados para os alunos da Escola de Ensino Fundamental São Francisco das Chagas – Itaituba – Pará. O material foi aplicado para duas turmas de 3ª série do ensino fundamental, num total de 110 alunos, o que consideramos um público diversificado e que atendeu o objetivo da pesquisa, uma vez que pudemos analisar a situação crítica de como está sendo desenvolvido o ensino de ciências nas primeiras séries do ensino fundamental. A metodologia utilizada baseou-se em sugestões da literatura como Chassot (2005); Carvalho (2004); Gil-Perez (1993), de tal maneira que haja a participação convincente do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Nessa pesquisa também foram avaliados materiais didáticos utilizados pelos professores, a relação professor - aluno, o ensino- aprendizagem, além da prática pedagógica do professor mediante observações dos pesquisadores durante a aplicação dos questionários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Considerando – se as questões aplicadas aos alunos de 3ª série, perguntamos se tinham dificuldades em aprender os conteúdos trabalhados nas aulas de ciências? 78,6% dos entrevistados afirmam que sim, e somente 21,4% acham que os assuntos são abordados com clareza. Quando questionados sobre o não entendimento dos assuntos das aulas de ciências, 64,3% afirmaram que solicitam para o professor explicar novamente, mesmo com as dificuldades que os mesmos apresentam para explicar os conteúdos, 21,4% dizem que estudam em casa, já 14,3% discutem os assuntos com os colegas. Quanto ao material utilizado pelo professor, 39,1% dos entrevistados apontam o livro didático como principal fonte, 13,1% indicaram a utilização de cartazes, já 47,8% afirmaram ser o quadro de giz mais utilizado, não havendo a preocupação em trabalhar suas aulas através de materiais didáticos que possibilitem a dinamização das aulas. Quando perguntamos se a disciplina ciências naturais está relacionada com o cotidiano do aluno, 92,9% dos entrevistados responderam que não, pois os assuntos são abordados apenas com o uso do livro didático, enquanto 7,1% disseram que o ensino de ciências aborda o cotidiano.




CONCLUSÕES: Com o panorama apresentado acerca do ensino de ciências naturais, percebemos que os professores possuem uma concepção de ensino-aprendizagem limitada ao processo de transmissão-recepção que não vem contribuindo para uma aprendizagem significativa dos conhecimentos escolares. Dessa forma, consideramos de fundamental importância à adoção de metodologias dinâmicas que incentivem a interação professor-aluno, com a intenção de que os conhecimentos possibilitem uma leitura de mundo crítica acerca de aspectos sociais vivenciados pelos discentes

AGRADECIMENTOS:Aos alunos e professores da Escola Estadual SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS – ITAITUBA – PARÁ

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CARVALHO, A.M.P. (ORG). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
GIL – PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez, 1993.