ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: A QUÍMICA DOS MEDICAMENTOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CONTEXTUAL NO ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: SILVA, E. M. – UFES, MORIGAKI, M. K. – UFES, MELO, C.V.P. – UFES, TAKESHITA, N. – UFES, OLIVEIRA, R.C.S. - UFES

RESUMO: O presente trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que analisou a concepção de 21 alunos em relação ao tema A Química dos Medicamentos, matriculados em 2004, no terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maura Abaurre, localizada em Vila Velha – ES. A partir dessa análise, foram propostas atividades em sala de aula, que tiveram como um dos objetivos fornecer aos alunos a oportunidade de vivenciar um conteúdo da Química de maneira contextualizada. O tema Química dos Medicamentos, teve em destaque algumas funções químicas orgânicas como também, avaliar o conhecimento químico do aluno sobre sua informação a respeito da linguagem na comunicação das informações químicas provenientes das bulas que acompanham alguns medicamentos.

PALAVRAS CHAVES: química orgânica, funções químicas orgânicas, medicamentos

INTRODUÇÃO: A Química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos como por exemplo, na alimentação, no vestuário, na saúde, na moradia, no transporte, etc. A Química dos Medicamentos, é um tema que pode ser abordado, tendo como referencial o cotidiano do aluno. Essa abordagem quando feita pelo professor em sala de aula, de maneira adequada, pode contribuir como um elemento para a motivação do aluno e com isso promover de forma mais rápida o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho descreve uma atividade realizada em sala de aula, que pode ser utilizada pelo professor, a qual relaciona o ensino das funções químicas orgânicas através de uma abordagem, que tem como desdobramento, diversos conteúdos de Química que podem ser relacionados ao cotidiano do aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em três aulas de 50 minutos, ao longo de uma semana, dividida em três etapas denominadas de: I) Pré-teste, II) Trabalho em Grupo envolvendo o tema, Medicamentos e o III) Pós-teste.
Na primeira etapa os alunos responderam individualmente, a um questionário contendo dez perguntas referentes ao tema Medicamentos.
A segunda etapa consistiu em duas atividades realizadas, em grupo, onde foi analisado bulas e rótulos de alguns medicamentos, a outra atividade foi à aplicação de um texto de apoio, versando sobre o tema A Química dos Medicamentos, onde foram apresentadas algumas fórmulas estruturais de substâncias químicas, que estão presentes em alguns medicamentos que são usuais no cotidiano do aluno. A terceira etapa consistiu na resposta individual de um questionário idêntico ao Pré-teste, com o objetivo de correlacionar as respostas dadas no Pré-teste com os conhecimentos adquiridos pelos alunos após a realização da segunda etapa descrita acima.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise do Pré-teste, em relação ao tema A Química dos Medicamentos, informou que 66,67% dos alunos trazem uma concepção distorcida sobre os aspectos químicos relacionados ao tema medicamentos, como também desconhecem o que é um Medicamento Genérico. Após a realização das atividades, as respostas dadas no Pós-Teste, 93,15% dos alunos responderam de forma correta as perguntas solicitadas inicialmente no Pré-teste.




CONCLUSÕES: Os resultados desse trabalho demonstraram um aprendizado eficiente por parte do aluno em relação a alguns conceitos básicos da Química presentes no tema Medicamentos e que a prática pedagógica do professor desenvolvida através de uma abordagem adequada e contextualizada, promove uma rapidez no processo ensino-aprendizagem através da motivação e da curiosidade dos alunos(MALDANER, MORTIMER,1995).

AGRADECIMENTOS:Agradecimento ao diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maura Abaurre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MALDANER, O. A. ; PIEDADE, M. do C. T. Repensando a química. Química Nova na Escola, n.1, p. 15-19, maio 1995.

MORTIMER, E. F.; MIRANDA, L. C. Transformações: Concepções de estudantes sobre reações químicas. Química Nova na Escola, n.2, p.23-26, nov. 1995.