ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: BENEFÍCIOS DE AULAS EXPERIMENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA 8ª SÉRIE.

AUTORES: SANTOS,P.T.A.-UEPB;ANDRADE,R.B.-UEPB;CANUTO,M.F.C.S.-UFCG;MELO,J.B.-UFCG; LEITE,P.T.A.S.-UFCG;SILVA,L.M.F.-UFCG

RESUMO: RESUMO: A interligação do estudante com os fenômenos que explicam os conceitos de química, apresentados a ele em sala de aula, propicia melhor entendimento e a possível formação de idéias que justificam suas ações e modificações no mundo em que vivem. O objetivo do trabalho realizado é analisar como a utilização de experimentações químicas influencia na aprendizagem e na participação ativa dos estudantes de nível fundamental (8ª série). Para tanto, foram solicitados questionários e relatórios aos estudantes, para avaliar o progresso obtido com o uso de experimentações nas aulas de Química, fazendo-se um comparativo entre as escolas e, argumentando as aulas ministradas, com e sem o uso de aulas experimentais, de modo que fossem observados resultados positivos.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: experimentações, processo educacional, aprendizagem.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O processo educacional se dá mediante relacionamento com as demonstrações práticas do que se estuda, principalmente no ensino fundamental, onde o aluno tem primeiros contatos com o estudo da química, e por esse motivo, necessita relacionar a disciplina com seu cotidiano, para melhor compreender os seus processos. A interligação do estudante com os fenômenos que explicam os conceitos apresentados a ele em sala de aula, propiciam melhor entendimento e a possível formação de idéias que justificam suas ações e modificações no mundo em que vivem. Assim, portanto, a realização de aulas práticas no ensino de ciências dentro da abordagem da química em especial, em termos de 8ª série é algo complementar extremamente necessário que tanto facilita o aprendizado como faz criar um confronto entre argüições teóricas e suas confirmações na prática. De tal modo, as atividades experimentais precisam ser desenvolvidas garantindo uma participação ativa do aluno.A pretensão primordial do trabalho realizado é analisar como a utilização de experimentações químicas influencia na aprendizagem e na participação ativa dos estudantes de nível fundamental (8ª série) e, fazer um comparativo.

MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Os experimentos de química para suporte do trabalho em questão foram realizados de junho a dezembro de 2005, em duas turmas de 8ª série de uma escola no município de Queimadas-PB e mais cinco turmas de outra escola no município de Gado Bravo-PB, perfazendo-se um total de 310 alunos trabalhados. Para tanto, foram solicitados questionários e relatórios aos estudantes, na intensão de avaliar o progresso obtido com o uso de experimentações nas aulas de Química, fazendo-se um comparativo entre as escolas e, argumentando as aulas ministradas, com e sem o uso de aulas experimentais, de modo que fossem observados resultados positivos. Os materiais utilizados para as experimentações das aulas ministradas, pelo menos para a realização desse trabalho, foram confeccionados nas próprias escolas, com material alternativo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:
RESULTADOS: Do total de alunos trabalhados e entrevistados ao longo do processo, 64% asseguraram ter alcançado maior aprendizado em química com as aulas utilizando experimentações, devido ver as comprovações das teorias estudadas em sala de aula e, assim, fazer uma correlação com a realidade em que vivem. 36% restantes dos alunos trabalhados não o conseguiram, haja vista a falta de interesse na realização dos experimentos solicitados, formando, portanto a minoria. Comparando-se as escolas trabalhadas, observou-se uma maior aprendizagem dos alunos da escola de Queimadas, devido se localizarem em ambiente mais favorável à obtenção de recursos inerentes às pesquisas realizadas, como a utilização de Internet, já conhecerem mais de perto os equipamentos utilizados em experimentos, terem acesso a livros demonstrativos, etc. Já com a outra escola, observou-se menor índice de aprendizagem nos relatórios avaliados, tendo como fator agravante, a localização da escola em ambiente mais interiorano, e assim não disporem dos recursos citados. Em suma foi observado aumento de interesse pelas aulas experimentais em todas as turmas entrevistadas.






CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: As experimentações desde os primórdios do ensino, especificamente para a química, tem tido um importante papel no decorrer dos tempos e, corroborado com a construção e divulgação da ciência. A não utilização de aulas práticas na atualidade para a compreensão dos processos químicos, implica no distanciamento dos estudantes da realidade em que vivem, de modo que pudemos constatar isso neste trabalho, observando a porcentagem de alunos que tiveram um melhor aprendizado e maior interesse nas aulas, com o uso de experimentos nas aulas de química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:Revista Química Nova Escola, Pesquisa nº. 1, maio 1995 p.p. (27-31). CLEMINSON, A. Establishing an epistemological base for science teaching in the light of contemporary notions of the nature of science, Journal of Research Science Teaching, 27(5): 429-446.