ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA GERAL NO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

AUTORES: SANTOS,P.T.A.-UEPB;ANDRADE,R.B.-UEPB;CANUTO,M.F.C.S.-UFCG;MELO,J.B.-UFCG; LEITE,P.T.A.S.-UFCG;SILVA,L.M.F.-UFCG

RESUMO: RESUMO: Para o curso de engenharia agrícola, o ensino de química geral abrange pesquisas e aplicações metodológicas. Com relação à expectativa que se cria em torno da disciplina Química Geral, cabe aqui salientar que existe uma grande diferença entre os tipos de alunos que cursam esta disciplina o que torna um desafio para muitos professores e também por ser disciplina oferecida no início do curso universitário, durante um semestre. Este trabalho tem como objetivo avaliar e caracterizar a importância do ensino de química geral no curso de Engenharia Agrícola, buscando a contextualização interdisciplinar dos conceitos que para muitos se tornam confusos e abstratos. A pesquisa foi realizada mediante a distribuição de questionários aos professores.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: química geral, engenharia agrícola, contextualização.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Para o curso de engenharia agrícola, a química geral abrange pesquisas e aplicações metodológicas que faz criar grande expectativa para sua compreensão. Vale salientar que existe muita diferença entre os tipos de alunos que cursam tal disciplina, levando a um desafio para muitos professores. Essas aulas são interessantes para estes alunos, que adquirem assim uma visão bastante ampla dos aspectos da Química e de todo o seu potencial de aplicação, na interpretação e na elucidação dos fatos que os cercam no dia a dia. Observa-se, portanto, a necessidade de priorizar alguns conteúdos, selecionar temas que façam parte dos futuros engenheiros agrícolas, conceituar com temáticas contextualizadas, dando ênfase para materiais e substâncias e suas interações com o meio ambiente, bem como os elementos que fazem parte do sistema solo-água-planta, apresentando textos que enfoquem problemas ambientais, onde os alunos possam ler os assuntos e discutir vários aspectos relacionados aos mesmos, com o professor, a fim de ajudar a reverter a situação atual, onde a Química é vista como sinônimo de perigoso, nocivo, ruim e etc.

MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada mediante a distribuição de questionários aos professores do curso de engenharia agrícola desta instituição, com intuito de avaliar a importância que esta disciplina traz para o curso e para a vida dos alunos, e aos universitários também para avaliar a interação professor-aluno dentro da sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS: Dados relevantes foram constatados. Os professores que ensinam na unidade acadêmica de engenharia agrícola apontaram a ciência química como presente em tudo que se passa em sala de aula e de grande importância para explicar os fenômenos que ocorrem dentro do curso nos diversos campos de atuação. Tudo isto tornou a disciplina Química Geral bem mais estimulante para os alunos ingressantes no curso de engenharia agrícola que, desta maneira, passaram a entender e explicar muitas observações que até então se limitavam apenas a aceitar.




CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: No desenvolvimento do trabalho realizado, observa-se que o professor desempenha um papel fundamental no que diz respeito à utilização de sua experiência profissional, ou melhor, a sua própria vivência em Química. Isto é fundamental para que ele seja capaz de explorar cada um dos assuntos desenvolvidos, não se limitando apenas a exemplos mais simples e corriqueiros. Conclui-se que houve um aumento de interesse e melhora no desempenho dos alunos na disciplina química e no curso em geral, tendo em vista um melhor conhecimento dos processos químicos da natureza.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:Revista Química Nova Escola, Pesquisa nº. 1, maio 1995 p.p. (27-31).CLEMINSON, A. Establishing an epistemological base for science teaching in the light of contemporary notions of the nature of science, Journal of Research Science Teaching, 27(5): 429-446.