ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: EXPERIMENTOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPRIEDADES E TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA

AUTORES: MATOS, A. A. - UFMA; BORGES, M. B. A. - UFMA; LIMA, J. B. - UFMA

RESUMO: O estudo da Química no ensino de Ciências das séries iniciais do ensino fundamental, tem por objetivo mostrar ao professor a possibilidade e uma metodologia de ensino para o conteúdo de Química nas aulas de Ciências através de experimentos com material alternativo. Os conteúdos de Química apresentados são viáveis a cognição do aluno, visando assim à aquisição do conhecimento científico através de atividades que motivem o aluno a observar, pesquisar, comparar, opinar e questionar sobre os fatos. Os conceitos enfatizados na prática e teoria proporcionaram leitura, experimentação e estudo do ambiente. Os assuntos inseridos propiciaram conhecimento e exploração de fenômenos a professores e alunos.

PALAVRAS CHAVES: experimentos de química, ensino de ciências, material alternativo

INTRODUÇÃO: A ausência de aulas práticas nas escolas é justificada pela inexistência de laboratório. Apesar de muitos professores acharem necessária a experimentação nas aulas, até mesmo para tornar mais ativo e relevante o ensino, os mesmos se fazem depender de um local adequado, para que as experimentações sejam concretizadas, pois, temem colocar em risco a integridade física dos alunos. Quando a escola dispõe de laboratório há ainda impossibilidade de concretização de atividades práticas devido à falta de material e de equipamentos propícios para a realização de experimentos. Considerando de suma importância formar no aluno uma atitude científica, não somente para compreender os fenômenos científicos, mas também, para a integração desse conhecimento à solução de problemas do cotidiano, sugerimos experimentos de Química em conjunto com o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com as necessidades propostas, interesses e desenvolvimento dos alunos.
O presente trabalho torna-se relevante uma vez que possibilita ao professor de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental uma metodologia de ensino para o conteúdo de Química interdisciplinarizado nas aulas de Ciências.

MATERIAL E MÉTODOS: O método utilizado para a realização deste trabalho foi o da redescoberta. Neste método, inicia-se o processo com o professor incentivando os alunos com a realização dos experimentos, antes de levá-los a colher qualquer informação sistematizada sobre o assunto. A Química foi abordada de forma demonstrativa, evidenciando seus fenômenos através dos experimentos. As observações foram registradas, discutidas e concluídas de acordo com as palavras dos alunos (HAYDT, 1997). As aulas práticas e teóricas foram ilustradas com recursos de observação direta existente no ambiente. Os materiais alternativos utilizados para a realização dos experimentos foram: um copo de vidro, água, borracha escolar, palha de aço, papel, fósforo, pires.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer do trabalho foram observados fatores que influenciaram positivamente o estudo da Química no conteúdo de Ciências. Tais fatores foram: verificação e compreensão de fenômenos da natureza e da sociedade, comparação de diferentes situações, identificação de propriedades e relações dos objetos e fatos, soluções de problemas relacionados ao cotidiano do aluno, etc. Esses fatores foram relacionados com os objetivos de ensino de Ciências nos dias atuais e com os alunos em sua maneira de agir e de aprender. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997).




CONCLUSÕES: O conteúdo de ensino dos livros de Ciências fundamentado na Química através de experimentos contribuiu para atender as perspectivas dos alunos mais curiosos, despertou interesse dos mesmos pelo estudo dos fenômenos, propiciou observação direta, informação, comparação e experimentação contextualiza com a realidade na qual está inserido, bem como, proporcionou ao professor inovação a conteúdos que eram simplesmente transcritos e memorizados.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília. 136p.
HAYDT, R. C. C. 1997. Curso de didática geral. 4. Ed. São Paulo: Ática. 327p.
LIBÂNEO, J. C. 1998. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola. 149p.