ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: SÍNTESE DE UM NOVO COMPLEXO DE NÍQUEL(II) COM DITIOCARBIMATO DERIVADO DE SULFONAMIDA

AUTORES: CUNHA, L.M.G. (UFV) ; RUBINGER, M.M.M. (UFV) ; OLIVEIRA, M.R.L. (UFV) ; SABINO, J.R. (UFG)

RESUMO: N-octilsulfonilditiocarbimato de potássio reage com brometo de tetrafenilfosfônio e cloreto de níquel hexahidradato formando o sal complexo bis(N-octilsulfonilditiocarbimato)niquelato(II) de tetrafenilfosfônio. O novo complexo foi caracterizado por espectroscopia vibracional; espectroscopia eletrônica; análise elementar de C, H, N e Ni; espectroscopia de ressonância magnética nuclear de 1H e 13C; e difração de raios X. Os resultados das análises foram consistentes com a formação de um complexo diamagnético, quadrático plano, contendo o grupo NiS4.

PALAVRAS CHAVES: ditiocarbimato, níquel, sulfonamida.

INTRODUÇÃO: Sais de ditiocarbamatos e seus complexos são compostos bem conhecidos e apresentam um extenso campo de aplicações. Por exemplo, são aceleradores da vulcanização da borracha e apresentam atividades biológicas, sendo usados como fungicidas e bactericidas (OLIVEIRA, et al.,2003, 2004). O interesse na síntese de sais de ditiocarbimatos deve-se ao fato de estes serem estruturalmente semelhantes aos ditiocarbamatos, porém muito menos estudados. Este trabalho tem como objetivo a síntese e caracterização do bis(N-octilsulfonilditiocarbimato)niquelato(II) de tetrafenilfosfônio.

MATERIAL E MÉTODOS: A síntese foi realizada de acordo com a equação: 2CH3(CH2)7SO2N=CS2K2 + NiCl2.6H2O + 2Ph4PBr -> (Ph4P)2[Ni(CH3(CH2)7SO2N=CS2)2] + 2KCl + 6H2O. Adicionou-se o sal de potássio (1,0 mmol) a uma mistura (10,0 mL) de metanol:água (1:1). Em seguida, adicionou-se cloreto de níquel(II) hexahidratado (0,5 mmol) e brometo de tetrafenilfosfônio (1,0 mmol). A mistura foi agitada por uma hora. Obteve-se um precipitado verde que foi filtrado e lavado em água. Obtiveram-se cristais por recristalização do sólido obtido em metanol:água (1:1) à temperatura ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Comparando-se os espectros vibracionais do complexo sintetizado e do ditiocarbimato de partida, observa-se que a banda de estiramento da ligação CN está deslocada para números de ondas maiores, enquanto que a banda de estiramento do grupo CS2 está deslocada para números de onda menores no espectro do produto. Isto pode ser explicado pelo favorecimento da forma canônica II (Figura 1) quando o ligante se liga ao níquel pelos 2 átomos de enxofre. Além disso, observa-se uma banda devida à ligação NiS (Tabela 1). O espectro eletrônico apresenta uma banda na região de 600 nm atribuída a transições d-d. De acordo com a literatura (OLIVEIRA, et al., 1999), é comum a presença de bandas nessa região para complexos diamagnéticos quadráticos planos de níquel(II) que possuem o grupo NiS4. O espectro apresenta, ainda, duas bandas de maior energia em 134 nm e 228 nm, características de transições internas do ligante, e outra em 414 nm, que pode ser explicada pela transição de transferência de carga. O espectro de RMN 1H apresentou todos os sinais esperados para os átomos de H do cátion tetrafenilfosfônio e também os sinais de H alifáticos do complexo (curvas de integração consistentes com a presença de 2 cátions para 1 ânion complexo). O espectro de RMN 13C apresentou os sinais do cátion tetrafenilfosfônio, de C alifáticos e do grupo ditiocarbimato (deslocamento = 212, N=C). Os espectros de RMN apresentam sinais estreitos e bem definidos característicos de compostos diamagnéticos. Os resultados para a análise elementar foram consistentes com a fórmula proposta: Encontrado (calculado): C, 62.43 (62.30); H, 5.81 (5.86); N, 2.42 (2.20) e Ni, 4.59 (4.61) %. Os resultados dos experimentos de difração de raios-X confirmam a geometria quadrática plana em torno do átomo de níquel (Figura 2).





CONCLUSÕES: Todos os resultados obtidos estão consistentes com a síntese de um novo complexo aniônico e quadrático plano de níquel(II) com octilsulfonilditiocarbimato.

AGRADECIMENTOS: CNPq, DEQ/UFV.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OLIVIERA, M. R. L.; GRAÚDO, J. E. J. C.; SPEZIALI, N. L.; De BELLIS, V. M. (1999) Structural Chemistry,10.

OLIVEIRA, M.R. L.; RUBINGER, M. M. M.; De BELLIS, V. M.(2003) Transition Metal Chemistry, 28, 455-459