ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: Estudo configuracional do derivado (±) N-(4-Oxo-5-ethil-2’-tiazolin-2-il)-N’-p-metilfeniltio-(Z)-propilidenohidrazona (ATH)

AUTORES: CAVALCANTI, S. M. T. (UFPE) ; MOREIRA, D. R. M. (UFPE) ; LEITE, A. C. L. (UFPE) ; BRONDANI, D. J. (UFPE)

RESUMO: Aril-tiossemicarbazonas e aril-tiazolinonas (ATH) são alguns dos mais potentes inibidores da enzima cruzaína do T. cruzi (TCC). Neste contexto, nosso grupo de pesquisa tem investigado a síntese, avaliação biológica e estudos teóricos de docking (frente a enzima TCC) de novas ATH. Devido a possibilidade de estereoisômeros para estes compostos, nós investigamos a configuração para o derivado N-(4-Oxo-5-ethil-2’-tiazolin-2-il)-N’-p-metilfeniltio-propilidenohidrazona, como ferramenta para auxiliar nos estudos de docking desenvolvidos para esta classe de compostos, utilizando métodos não-quirópticos baseado em RMN (NOESY e 1H com adição de base de deslocamento quiral Európio).

PALAVRAS CHAVES: aril-hidrazonas, desciminação quiral, rmn

INTRODUÇÃO: Aril-tiossemicarbazonas e aril-tiazolinonas (ATH) são potentes inibidores da enzima cruzaína do T. cruzi (TCC). Neste contexto, nosso grupo de pesquisa tem investigado a síntese e avaliação biológica de novas ATH, e estudos teóricos de docking frente a enzima TCC. Devido a possibilidade de estereoisômeros para estes compostos, nós investigamos a configuração para o derivado N-(4-Oxo-5-ethil-2’-tiazolin-2-il)-N’-p-metilfeniltio-propilidenohidrazona, como ferramenta para auxiliar nos estudos de docking desenvolvidos para esta classe de compostos. Os métodos não-quirópticos de descriminação enantiomêrica baseado em RMN pode ser realizado utilizando reagentes de deslocamento químico dos lantanídeos, nos quais são ácidos de Lewis e ao reagir com os enantiomêros formam uma mistura de diastereoisômeros, que podem ser resolvidos por RMN (Jennings, W. B.; Chem. Rev. 75: 307, 1975)

MATERIAL E MÉTODOS: Analises de RMN-1H e NOESY(Condições: tempo de aquisição: 0.20s; RD 3.000s; 8 repetições) foram desenvolvidos utilizando um equipamento Varin UNITYplus-300 MHz, usando DMSO-d6 ou CDCl3 como solventes e TMS como padrão interno. Eu(hfc)3 foi adquirido da Sigma-Aldrich, e foi utilizado sem prévia purificação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a análise em CCD do produto N-(4-Oxo-5-ethil-2’-tiazolin-2-il)-N’-p-metilfeniltio-propilidenohidrazona, foi verificado que apenas um único diastereoisômero (CH=N) foi obtido pela rota síntetica, e confirmado por RMN-1H, entretanto, os valores de deslocamento química e as constantes de acoplamento (J) não permitiram elucidar qual o tipo de configuração (Z ou E) este produto assume. Em seguida, os estudos de NOESY foram desenvolvidos, e mostraram correlações os prótons metilícos (imina) e metínicos e metilênicos (do anel 4-tiazolinona), denotando que o derivado N-(4-Oxo-5-ethil-2’-tiazolin-2-il)-N’-p-metilfeniltio-propilidenohidrazona assume uma configuração Z em relação a função hidrazona. Por ultimo, a analise de RMN-1H (em CDCl3) com a adição do reagente de deslocamento quiral [Eu(hfc)3] revelou um desdobramento dos protons diastereotópicos (anisocromia) demonstrando que os dois possíveis enantiomêros estão presentes para este composto.




CONCLUSÕES: Os estudos de NOESY e de RMN-1H (com a base de Európio) foram eficazes para a elucidação estrutural e configuracional do composto nomeado: (±) N-(4-Oxo-5-ethil-2’-tiazolin-2-il)-N’-p-metilfeniltio-(Z)-propilidenohidrazona, previamente relatado como um potente agente anti-T. cruzi.

AGRADECIMENTOS: CNPq e CA/DQF/UFPE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JENNINGS, W. B. Chem. Rev. 75: 307, 1975.