ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA DE UM NOVO DERIVADO TIAZOLIDÍNICO 2,5-DISSUBSTITUÍDO (LPSF/GQ-30)

AUTORES: MAGALHÃES, L. R. (UFPB) ; CASTRO, M.C.A.B. (UFPE) ; SANTOS, I. B. V. (UFPE) ; SANTOS, E. (UFPE) ; BARROS, C. D. (UFPE) ; SILVA, T. G. (UFPE) ; BARBOSA-FILHO, J. M. (UFPB) ; LIMA, M. C. A (UFPE) ; GALDINO, S. L. (UFPE) ; PITTA, I. R. (UFPE)

RESUMO: A síntese do novo derivado tiazolidínico LPSF/GQ-30 foi obtida a partir da adição nucleofílica da tiazolidina-2,4-diona substituída com o ciano acrilato de etila. A atividade antiinflamatória da tiazolidina sintetizada foi avaliada pelo modelo do “air pouch”.

PALAVRAS CHAVES: antiinflamatório, tiazolidínico, air pouch

INTRODUÇÃO: A inflamação representa uma condição de morbidade que acompanha todos os processos infecciosos que acometem o homem, inclusive o câncer e as doenças crônicas e degenerativas. Refere-se, por definição, a reação do tecido vivo vascularizado a uma lesão local. O papel da inflamação consiste em conter e isolar a lesão, destruir os microrganismos invasores, inativar toxinas e iniciar processos de cura e reparo. Todavia, estes processos podem ser potencialmente nocivos, causando reações de hipersensibilidade que ameaçam a vida do acometido, bem como lesão progressiva e fibrose de órgãos (ROBBINS, 2001). Antiinflamatórios são fármacos utilizados no tratamento e alívio dos sintomas das doenças inflamatórias, tais como artrite reumatóide, febre reumática, osteoartrite, artrite psoriática, lupus eritematoso, dentre outras. Neste contexto, a síntese e as atividades biológicas das tiazolidinadionas têm sido extensivamente estudadas, sendo apontadas como portadoras de significativa atividade antiiflamatória (PEREIRA, 2003; JEONG et al., 2004; UCHOA, 2004; SANTOS et al, 2005). Sendo assim, o objetivo desse trabalho é contribuir para a avaliação da atividade antiinflamatória do novo derivado tiazolidínico LPSF/GQ-30, utilizando o “air pouch” como modelo experimental em camundongos, colaborando assim para a síntese de novos fármacos com atividade antiinflamatória.

MATERIAL E MÉTODOS: A síntese do derivado em questão foi realizada através da reação inicial entre a tiazolidina 2,4-diona com o brometo de 4-fenil-benzil. Em seguida, esse sofreu a adição nucleofílica com o ciano acrilato de etila, resultando no composto LPSF/GQ-30. Na avaliação da atividade antiinflamatória do referido composto foram utilizados camundongos machos albinos Swiss (Mus musculus), com cerca de 60 dias, variando de 25 ± 30 gramas, provenientes do Departamento de Antibióticos da UFPE. O modelo experimental utilizado foi o “air pouch”, sendo o método realizado em 7 dias. No primeiro e no quarto dias, foram injetados no dorso do animal 2,5 mL de ar estéril para criar uma cavidade neste local. Este procedimento é realizado em ambiente estéril, estando os animais anestesiados pelo éter etílico. No sétimo dia, com os animais em jejum de 8 horas, foi administrado, por via oral, LPSF/GQ-30 na dose de 3 mg/Kg para os grupos tratados, soro fisiológico para o grupo controle e Piroxicam na dose de 3 mg/Kg para o grupo padrão (tabela 1). Uma hora após a administração do LPSF/GQ-30, os animais recebem injeção de carragenina 1% (p/v) no bolsão formado. Após seis horas, os animais foram sacrificados e o exsudato inflamatório existente no bolsão foi aspirado com auxílio de 3 mL de solução salina com EDTA 0,3% (v/v). Uma parte do exsudato foi diluída em seis partes de solução de Turk, sendo então realizada a contagem de leucócitos pilimorfonucleares em câmara de Neubauer. O percentual de atividade antiinflamatória é obtido mediante a redução do número de polimorfonucleares entre os grupos tratados e controle, e os resultados obtidos foram comparados com os da droga padrão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os percentuais de inibição de migração de leucócitos PMN induzida por carragenina (cg) 1% estão expressos na tabela 1.
Segundo os resultados apresentados, o composto em estudo apresentou uma importante atividade antiinflamatória quando comparado ao padrão. Estudos mais aprofundados devem ser realizados para elucidar o mecanismo de ação farmacológico e firmar a busca de novos fármacos antiiflamatórios.



CONCLUSÕES: O derivado tiazolidínico 3,5-dissubstituído LPSF/GQ-30 apresentou uma atividade antiinflamatória promissora no teste do “air pouch’, impulsionando o aprofundamento dos estudos farmacológicos para elucidação do mecanismo de ação, bem como a síntese e avaliação biológica de novos derivados dessa série.

AGRADECIMENTOS: CNPq-PIBIC-UFPE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JEONG, TAE-SOOK; KIM,JU-RYOUNG; KIN, K.S.; CHO,KYUNG-HYUN; BAE, KI-HWAN; LEE,W.S. 2004. Inhibtory Effects Of Mult-Substituted Benzylidenethiazolidine-2,4-Diones On LDL Oxidation. Bioorganic & Medicinal Chemistry, 12: 4017-4023.

PEREIRA , D.T.M. Síntese, Caracterização Estrutural E Avaliação Da Atividade Antiinflamatória De Derivados Tiazolidínicos E Imidazolidínicos. 2003. (Mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos) Departamentos de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Brasil.

ROBBINS, L.S. 2001. Fundamentos de Robbins: Patologia Estrutural e Funcional. 6ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 6ª Ed.: 1251p.

SANTOS, L. C., UCHÔA, F.T., MOURA, R.O., LIMA, M.C.A., GALDINO,S.L., PITTA, I. R., BAERBE, J. 2005. Synthesis And Anti-inflammatory Activity of New Thiazolidine- 2,4-Diones, 4-Thioxothiazolidinones And 2-Thioxoimidazolidinones. Heterocyclic Communications, 11(2): 121-128.

UCHÔA, F.D.T. 2004. Síntese E Avaliação Da Atividade Antiinflamatória De 5-Benzilideno-3-(4-Clorobenzil)- Tiazolidina-2,4-Dionas. Mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos) Departamentos de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Brasil.