ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: SÍNTESE DE GLICOSÍDEOS 2,3-INSATURADOS TENDO COMO AGLICONA OS 1,2,4-OXADIAZÓIS OBTIDOS DO ÁCIDO LÀCTICO

AUTORES: FREITAS, J. J. R. (UFRPE) ; FREITAS, R. C. R. (UFPE) ; FILHO, J. R. F. (UFRPE/UAG) ; SRIVASTAVA, R. M. (UFPE) ; CÂMARA, C. A. G. (UFRPE)

RESUMO: Segundo a literatura existem poucos exemplos onde uma molécula de carboidrato está ligada a um anel de 1,2,4-oxadiazois (sem ser carboidrato). Logo, neste trabalho descreve-se a síntese e determinação da configuração de glicosídeos 2,3-insaturados tendo os 1,2,4-oxadiazós como aglicona. A metodologia utilizada para obtenção dos glicosídeos consistiu na O-glicosidação de diferentes álcoois 3-fenil-5-(2-hidroxi-2-etil)-1,2,4-oxadiazol com o tri-O-acetil-D-glical. Os compostos obtidos foram purificados por cromatografia em coluna com bons rendimentos e as estruturas dos compostos foram elucidadas por técnicas de H1 RMN, IV e análise elementar.

PALAVRAS CHAVES: glicosídeos 2,3-insaturados, ácido láctico, 1,2,4-oxadiazol

INTRODUÇÃO: Neste trabalho descrevemos a síntese e determinação da configuração de glicosídeos 2,3 - insaturados por rearranjo de Ferrier, utilizando os álcoois 3-aril-5-(2-hidroxi-2-etil)-1,2,4-oxadiazóis (Ar =fenil, p-toluil, m-toluil, o-toluil, p-clorofenil, p-bromofenil, p-metoxifenil, p-nirofenil). A literatura relata a existência de três trabalhos (TRONCHET et al., 1986, COTTIER et al., 1990, HENNEN e ROBINS, 1985) que descrevem compostos que contém o anel 1,2,4-oxadiazol ligado ao carboidrato (ribo, glico, alofuranose e 1’,3’-dioxolano). Em 2004, SRIVASTAVA et al descreveram a síntese de novos compostos glico-heterocíclicos tendo como aglicona os 1,2,4-oxadiazóis. Este produto foi obtido como uma mistura de diastereoisômeros os quais foram isolados por cromatografia em coluna e cujas estruturas foram elucidadas por difração de raio - X. Os 1,2,4-oxadiazóis são compostos importantes e muitos deles possuem diversas atividades farmacológicas (CLAPP, 1984). Diante do exposto, é interessante e importante sintetizar, estabelecer a estereoquímica dos compostos obtidos e também examinar as atividades biológicas dos 1,2,4-oxadiazóis contendo uma porção de carboidrato na sua cadeia lateral. As etapas de síntese consistiram na: a) obtenção dos 3-aril-5-(2-hidroxi-2-etil)-1,2,4-oxadizóis, através da reação do lactato de metila com arilamidoxima b) reação dos álcoois com o tri-O-acetil-D-glical para obtenção de glico-heterociclicos 2,3-insaturados.

MATERIAL E MÉTODOS: Em geral utilizou reagentes e solventes na sua forma comercial, P.A, sem nenhuma purificação adicional (a menos que seja mencionado) dos fornecedores: MERCK, VETEC, CINÉTICA. O acompanhamento das reações foi feito através de cromatografia em camada delgada (ccd), onde empregamos placas prontas de sílica-gel contendo indicador fluorescente F254 da Macherey/Nagel (Dúren, Alemanha). O solvente usado para correr a placa foi CH2Cl2/AcOEt (9:1). Para visualização dos compostos usamos lâmpada de ultravioleta e / ou cuba contendo vapores de iodo. Para cromatografia em coluna utilizamos sílica-gel 60 (Merck, 70 – 230 mesh). Os espectros de RMN 1H foram obtidos em espectrofotômero VARIAN modelo Unity Plus (300 MHz), usando CDCl3 como solvente e tetrametilsilano como padrão interno. Espectros de infravermelho (IV) foram obtidos em espectrofotômetro de IV com Transformada de Fourier no instrumento BRUKER Modelo IFS 66. A reação de obtenção dos 1,2,4-oxadiazóis foram realizada em forno de microonda, SANYO, modelo EM-300B (220V; 650W/2450 MHz). Inicialmente realizou-se a preparação dos os álcoois 3-aril-5-(2-hidroxi-4-etil)-1,2,4-oxadiazóis (Ar =fenil, p-toluil, m-toluil, o-toluil, p-clorofenil, p-bromofenil, p-metoxifenil, p-nirofenil), obtido pela reação do lactato de metila com arilamidoxima. Em seguida, realizou-se a reação de O-glicosidação do tri-O-acetil-D-glical com os álcoois obtidos, segundo método descrito na literatura (TOSHIMA et al., 1995) para fornecer os compostos desejados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a síntese de glicosídeos 2,3-insaturados tendo como aglicona a função 1,2,4-oxadiazol, os produtos de partidas foram o tri-O-acetil-D-glucal e os álcoois 3-aril-5-(2-hidroxi-2-etil)-1,2,4-oxadiazóis (Ar =fenil, p-toluil, m-toluil, o-toluil, p-clorofenil, p-bromofenil, p-metoxifenil, p-nirofenil), preparados através da reação do lactato de metila (1) e arilamidoxime (1a-h) na presença de K2CO3, utilizando dimetilformamida (DMF) como catalisador, sobre influência de irradiação de microondas com tempo de reação que variou entre 5-10 min, conforme esquema 1. Os compostos 4a-h foram obtidos com rendimentos acima de 80%.
De posse dos álcoois 4a-h reagimos o mesmo com o tri-O-acetil-D-glical 5 (esquema 2) para obtenção dos compostos 6a-h. Os compostos 6a-h foram obtidos com rendimento de 75-79%, após purificação por cromatografia em coluna usando sílica gel. As estruturas dos compostos foram elucidadas por espectroscopia RMN 1H, infravermelho e análise elementar.





CONCLUSÕES: Os álcoois 4a-h foram obtidos através da reação das arilamidoximas com o lactato de metila mediada por forno de microonda. Os compostos contendo na cadeia lateral a função 1,2,4-oxadiazol da parte aglicônica foram preparados inicialmente pelo rearranjo alílico do tri-O-acetil-D-glical, com o álcool 3-fenil-5-(2-hidroxi-2-etil)-1,2,4-oxadiazol fornecendo os compostos desejados, os quais foram purificados por cromatografia em coluna. As estruturas dos glicosídeos 2,3-insaturados 6a-f foram elucidadas por espectroscopia RMN 1H e RMN 13C, infravermelho e por análise elementar.

AGRADECIMENTOS: Os autores do trabalho agradecem a PIBIC/CNPq, pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CLAPP, L. B. em “Comprehensive Heterociclic Chemistry”, A. R. Katritzky e C. W. Rees (Eds.), pergaman Press, 1984, Vol. 6, p. 365, e as referências citadas nele
COTTIER, L.; FAURE, R.; DESCOTES G. e SRIVASTAVA, R. M. Heterocycles, 31, 230, 1990.
HENNEN, W. J.; ROBINS, R. K. J. Heterocycl., 22, 1747 , 1985.
TRONCHET, J. M.; ZOSIMO-HONDOLFO, G.; BERNARDINELLI, G.; ARRIZABALAGA, P.; e GEOFFROY M., J. Carbohydr. Chem., 5, 631, 1986.
SRIVASTAVA, R. M.; DE FREITAS FILHO, J. R.; DA SILVA, M. J.; DE MELO SOUTO, S. C. CARPENTER,G. B.; e FAUSTINO , W.M.. Tetrahedron. v. 60, n. 47 , 10761-10769, 2004.
TOSHIMA , K.; ISHIZUKA, T.; MATSUO G., NAKATA, M. Synlett, 306, 1995.