ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

AUTORES: EVANGELISTA, J.P.C. (UERN) ; SOUSA JÚNIOR, F.S. (UERN) ; MARTINS, D.F.F. (UERN) ; SOUZA, L.D. (UERN) ; FALCONIERI, A.G.F. (UERN)

RESUMO: O objetivo do projeto é a agregação de valor ao material através da separação e prensagem dos diferentes plásticos e via fabricação de vassouras ecológicas a partir das garrafas PET. Foram realizados seminarios para os associados, como forma de treinamento. Peças teatrais para da uma maior visibilidade da instituição e do projeto de reciclagem a população da cidade. Elaborou-se uma campanha de coleta seletiva nos bairros, através de palestras dada a alunos das escolas de Mossoro-RN. Os associados estão aptos a realizarem os trabalhos de caracterização de resíduos sólidos. Após a intervenção diminui-se os impactos ambientais provenientes dos resíduos sólidos, melhorando a qualidade do meio ambiente,e possibilitando um aumento na renda dos associados que passam a ter uma atividade digna.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, resíduos sólidos.

INTRODUÇÃO: Resíduos sólidos é uma mistura de materiais heterogêneos resultantes das atividades humanas e da natureza, que podem ser parcialmente utilizados, gerando proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Eles são fontes de problemas de saúde, sanitários, ambientais, econômicos e estéticos quando descartados sem os cuidados necessários. Em geral, cada pessoa produz aproximadamente um quilo de resíduos sólidos por dia, havendo necessidade de se desenvolver métodos para diminuir a sua quantidade, de forma a mitigar os problemas que eles causam.
Uma das principais formas de conseguir diminuir a quantidade de resíduos sólidos, bem como de descartá-los corretamente é com a educação ambiental (MAGDA & WIEBECK, 2004; ZANIN & DONNINI, 2004). Com essa visão foi elaborado um projeto que busca contribuir para o desenvolvimento de ações conscientes e efetivas por parte da Associação Comunitária Reciclando Para a Vida (ACREVI) no sentido de minimizar os problemas relacionados aos resíduos sólidos. Dentre um conjunto de ações desenvolvidas sobre resíduos sólidos foram feitos seminários sobre associativismo, reciclagem de plásticos, peças teatrais e campanha de coleta seletiva de resíduos sólidos.
O objetivo do projeto é a agregação de valor ao material através da separação e prensagem dos diferentes plásticos e via fabricação de vassouras ecológicas a partir das garrafas PET.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização dos seminários fez-se primeiro pesquisas sobre reciclagem, resíduos sólidos, especialmente plásticos e estudou-se e discutiu-se o assunto, com os orientadores. Preparou-se e apresentou-se os seminários para os outros bolsistas e professores do projeto em reuniões e seminários internos do grupo de pesquisa, onde se praticou e melhorou ao seminário com as sugestões apresentadas. Finalmente repassou-se todo o conhecimento produzido para os associados em um seminário “Reciclagem de plásticos e Lixo”.
Para fixação e divulgação dos conceitos abordados, montou-se uma peça teatral, com a participação de 12 atores que tinha como tema “reciclagem de plásticos”. Três apresentações desta peça foram realizadas com boa presença de público. Considerando-se após estes eventos que a associação estava esclarecida o grupo de pesquisa fez a elaboração do material de divulgação de uma campanha de coleta seletiva nos bairros da cidade de Mossoró – RN e juntamente com os associados fez a conscientização da população do bairro através de palestras dada a alunos das escolas do bairro e via realização de um grande ato publico com eventos culturais (palhaços, poesia de cordel, apresentação de músicos, apresentação de peças teatrais etc.) que atraiu muita gente.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos seminários foram discutidos a importância da identificação dos plásticos, a utilização da prensa e o trabalho desenvolvido na Associação para a recuperação e preservação do meio ambiente. Após o treinamento dos associados no seminário notou-se um aumento do conhecimento sobre resíduos sólidos e separação correta identificação dos diversos tipos de plásticos.
O treinamento dos funcionários no uso da prensa, mostrou como a simples separação dos materiais e a sua prensagem agregam valor e aumentam os lucros da associação, além de otimizar melhor o espaço. A montagem e apresentação da peça teatral sobre reciclagem deram maior visibilidade da instituição e do projeto de reciclagem a população do bairro (aproximadamente mil pessoas assistiram a peça) e contribuiu para a divulgação de importantes conceitos de educação ambiental e reaproveitamento de resíduos sólidos. As palestras dadas nos colégios despertaram o interesse das crianças para o tema e como solicitado o divulgaram em suas casas, ajudando a tornar o evento público um grande sucesso de publico. Dessa forma após o trabalho na associação observou-se que todos os associados estão aptos a realizarem os trabalhos de separação de materiais plásticos dos resíduos sólidos, fazer a sua prensagem e a trabalharem em associação visando o bem comum de todos e da população em geral. A média dos resíduos sólidos coletados durante cinco dias e a sua separação em itens que podem ser negociados é mostrada na tabela 1. O lucro corresponderia de 312 reais (considerando 26 dias úteis) por pessoa/mês, valor que é muito superior ao lucro obtido por pessoa antes da intervenção que era de aproximadamente 40 reais/mês. Algumas ações estão sendo implantadas, que leva a aumento do seu valor.



CONCLUSÕES: A intervenção tem que ocorrer de forma a alterar padrões enraizados nos procedimentos e organização da associação. A partir das ações desenvolvidas na ACREVI, nota-se a importância desta ao incentivo de ações concretas junto à comunidade, com o intuito de diminuir os impactos ambientais provenientes dos resíduos sólidos descartados incorretamente. Essas ações além de melhorar a qualidade do meio ambiente, retirando do lixo material que pode ser reutilizado ou reciclado possibilita um grande aumento na renda de seus associados que passam a ter uma atividade digna para sobreviverem.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq pelo Projeto financiado pelo Edital 18/2005.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MAGDA, A. & WIEBECK, H. Reciclagem do Plástico. MM Editora, 2004.

ZANIN, M & DONNINI, S. M. Resíduos Sólidos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia. Livros Técnicos, 2004.