ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Experimentoteca: o desafio da introdução do ensino da química para alunos da Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental da Escola “Alvorecer”, São Luis-MA.

AUTORES: RIBEIRO, M.H.DE O. (CEFET-MA) ; SIQUEIRA, L.F.S. (CEFET-MA) ; COSTA NETO, J.DEJ.G.DA (CEFET-MA) ; VASQUEZ,V.R.DAC. (COL. ALVOREC) ; OLIVEIRA, M.M. (CEFET-MA) ; COSTA,A.R.P. DA (COL.ALVORECE) ; PLUM,A.S.DAC. (COL.ALVORECE) ; RANGEL,J.H.G. (CEFET-MA)

RESUMO: Buscou-se conduzir os alunos da Educação Infantil II e 1ª série do Ensino Fundamental na escola “Alvorecer” em São Luís-MA, através de ensino de Ciências a desenvolverem de forma sutil e brincando os primeiros passos de Química e Biologia na experimentoteca da escola (pequeno laboratório). Trabalhando-se o tema higiene pessoal, mistura e transformações onde são abordadas primeiras noções de substâncias, materiais, objetos, estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Trabalhou-se identificação de alguns objetos ou produtos feitos que envolvessem misturas a partir da produção de xampu e sabonete feito pelos os alunos. O resultado foi um lindo e agradável presente de Dia das Mães.

PALAVRAS CHAVES: educação infantil, ensino fundamental, experimentoteca

INTRODUÇÃO: Como ressalta Nigro “é de se esperar que as crianças de hoje, quando estudarem Ciências na escola, aprendam algo que as ajude a viver melhor, a construir um mundo no qual Ciência e tecnologia conciliem-se com o bem-estar, com a proteção ao meio ambiente e relacione o ensino-aprendizagem com a finalidade de conservação e transformação do ambiente com a melhoria da qualidade de vida”. O tema ‘misturas e transformações’ pode ser trabalhado desde as séries iniciais do ensino fundamental em Ciências Naturais, já que o próprio mingau das crianças, as tintas formando novas cores, a água do mar, o leite e o ar e em casa, com o suco, café e outros, são misturas. O xampu e o sabonete são feitos misturando materiais, dessa maneira estamos dando os primeiros passos no ensino de Química dentro de Ciências Naturais e trabalhando a interdisciplinaridade, pois pesa-se a glicerina, mede-se a quantidade de essência, determina-se o volume de água destilada, da base neutra e perolada, usando-se da matemática, artes e português. Buscou-se a teoria Vygotskiana onde diz não ser preciso esperar determinadas estruturas mentais se formarem para que a aprendizagem de um conceito seja possível: “ao contrário, é o ensino desse conceito que desencadeia a formação das estruturais mentais necessárias à sua aprendizagem”. Assim, a construção de uma nova estrutura mental se dá quando ela é exigida e o ensino formal é uma dessas ocasiões, certamente a mais relevante em relação aos conceitos científicos. Portanto, acredita-se ser possível trabalhar desde o Ensino Infantil conceitos químicos e físicos do dia-a-dia adaptados em contos, experiências e demonstrações, onde a criança já se familiariza com palavras e conceitos simples que envolvem essas disciplinas dentro de Ciências.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizaram-se materiais como glicerina incolor, essências de erva doce, base para xampu, água destilada, essência e base perolada. Todo o material foi adquirido em farmácias de manipulação. Compraram-se vidros pequenos de plásticos e enfeitou-se com flores feitas com biscuit e colocaram-se em caixas feitas pelos alunos com palitos. Fizeram-se as embalagens para presente que foram entregues às mães. Os alunos participaram das etapas como mistura dos materiais, adição das essências, transferência para os frascos menores, trabalhando-se também a coordenação motora (FIGURA 1 a 4). Toda participação dos alunos foi monitora pelo professor da disciplina Ciências.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através das aulas de Ciências trabalhou-se desde a educação infantil os cuidados com o corpo como a higiene e com meio ambiente conduzindo o aluno a ter responsabilidade e cuidado com ele mesmo e com as plantas e os animais. Por isso montou-se um aquário, um terrário e uma horta suspensa para que os mesmos cuidassem, e foi dentro desse contexto que se buscou mostra aos alunos a escovação dos dentes, cuidado com os cabelos, a higiene das mãos antes das refeições e tomar banho, assim fez-se discussão sobre os hábitos de higiene e aproveitou-se a data comemorativa do Dia das Mães para trabalhar com os alunos a produção de xampu e sabonete para serem dados de presente. Os alunos ficaram encantados por descobrirem do que são feitos esses produtos, pois há uma grande inquietação em relação a isso nessa idade, sendo essa a fase das perguntas e dos porquês que tanto os incomodam. O resultado desta empreitada foi aprovado pelas mães que puderam conhecer a experimentoteca e também pelos filhos que já começam a desenvolver o interesse pela pesquisa.

CONCLUSÕES: Espera-se que as crianças de hoje, quando estudarem Ciências, aprendam algo que as ajude a viver melhor e construir um mundo onde Ciência e tecnologia convivam com o bem-estar. Como afirma Paulo Freire: “no mundo escolar lemos palavras que, cada vez menos se relacionam com nossas experiências concretas, a escola silencia o mundo das experiências vividas ao ensinar a ler apenas as palavras da escola e não as palavras do mundo”. Por isso, acreditarmos que não é o desenvolvimento cognitivo que viabiliza a aprendizagem, mas a aprendizagem é que torna possível e provoca o desenvolvimento cognitivo.

AGRADECIMENTOS: Ao CEFET-MA ao Colégio Alvorecer, a Diretora Ângela Rossana Pereira da Costa e Pedagoga Ana Soraya da Costa Plum

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, C. S. G. Psicologia e Construtivismo. Ática, São Paulo, 1996
CAMPOS, M. C. C., NIGRO, R. G. Ciências: Vivência e Construção. 4º série, Ática, São Paulo-SP, 2001.
GASPAR, A. Experiências de Ciências para o ensino fundamental. Ática, São Paulo, 2005.