ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: VERIFICAÇÃO DA POTABILIDADE DA ÁGUA DA PRAIA DO FAROL EM COTIJUBA-PA, DESTINADAS À BALNEABILIDADE.

AUTORES: SILVA, A. T. L. (UFPA) ; PRETES.A. S. (UFPA)

RESUMO: A qualidade da água é vital nos dias de hoje,onde estamos suscetíveis as contaminações de diversas origens e ordens. Faz-se necessário, a verificação constante da mesma, Pela analise de 50 amostras de água , coletadas em sistema de amostragem representativa. Procedeu-se as analises de cor, pH, NH4+, Cl-, As+5, Pb+2, Zn+2, Cu+2 e coliformes fecais. As analises de cor foram realizadas por Comparação Visual; de pH por potenciômetro; de Cl- pela Metodologia utilizando AgNO3; de NH4+ por extração em Kjeldahl; e os metais por AAS; e coliformes. Como resultados importantes temos que o Cl-(450-675mg/L), que indica possível contaminação por resíduos domiciliares ou industriais;O Zn+2 (4-6 mg/L) e o Cu+2 (0,04-,0,18 mg/L)com valores ligeiramente altos,causando causando organolépticas.

PALAVRAS CHAVES: química analitica, água e monitoramento

INTRODUÇÃO: A água, indispensável ao homem, é considerada imprópria quando a sua composição for alterada, tornando-a imprópria para alguma ou todas as suas utilizações em estado natural. È necessário à avaliação da evolução da qualidade das águas, em relação aos níveis estabelecidos para a balneabilidade, de forma a assegurar as condições necessárias para a mesma. Para isso, verificou-se a qualidade da água, pela analise de 50 amostras de água da área de estudo, coletadas em sistema de amostragem representativa. Procedeu-se as analises de cor, pH, NH4+, Cl-, As+5, Pb+2, Zn+2, Cu+2 e coliformes fecais. As analises de cor foram feitas Método da Comparação Visual; de pH por potenciômetro; de Cl- pela Metodologia utilizando AgNO3; de NH4+ por extração em Kjeldahl; e os metais por AAS; e coliformes fecais por Tubos Múltiplos.

MATERIAL E MÉTODOS: As analises de cor foram feitas Método da Comparação Visual; de pH por potenciômetro; de Cl- pela Metodologia utilizando AgNO3; de NH4+ por extração em Kjeldahl; e os metais por AAS; e coliformes fecais por Tubos Múltiplos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Obtendo-se os seguintes valores: Para cor, as amostras variaram de 14-21 Pt/L (padrão de 15 Pt/L); O pH estar entre 6,3-8,6 (6-9,5); A NH4+ estar entre 0,7-1,5 (1,5 mg/L); O Cl- estar entre 450-675 (250 mg/L); O As+5 estar entre 0,03-0,10 (0,05-0,1 mg/L); O Pb+2 estar entre 0,05-0,09 (0,05-0,1 mg/L); O Zn+2 estar entre 4-6 (5 mg/L) ; O Cu+2 estar entre 0,04-0,18 (1 mg/L); e para coliformes fecais, obteve-se os valore de 1000 NMP.

CONCLUSÕES: Para os valores das analises, segundo o a Portaria do MS nº 518: Têm-se para cor, 6 amostras com valores acima do previsto, indicando presença humica; O Cl- têm-se uma concentração elevada, que indica possível contaminação por resíduos domiciliares ou industriais; O Zn+2 e Cu+2 afetam as propriedades organolépticas,onde ambos estão com valores ligeiramente altos, causando alterações organolépticas; E ainda verificando-se os valores de coliformes fecais, considera-se as águas próprias, em âmbito satisfatório. Para valores de pH, As+5, Pb+2, NH4+, os valores estavam de acordo lesgilação vigente.

AGRADECIMENTOS: Agracemos a UFPa pela inestimavel ajuda e orientação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMARGO, A.F.M. et al. (1996) The influence of the physiography and human activities on the limnological, Brazil. Acta Limnol. Brasil,8: 231-243.
RIGHETTO, A. M. (1998). Hidrologia e Recursos Hídricos. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
M. Radojevic, V. N. Bashkin, Pratical Environmental Analysis, Royal Society of Chemistry, Cambridge, 1999.
R. N. Reeve, Environmental Analysis, John Wiley & Sons, New York, 1999.