ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Desenvolvimento de Metodologias para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

AUTORES: FARIAS, T. M. (CEFET-MA) ; RIBEIRO, M. H. O. (CEFET-MA) ; OLIVEIRA, M. M. (CEFET-MA)

RESUMO: Este projeto propôs-se a realizar um modelo pedagógico no ensino de Ciências, que assegurasse a identidade formativa dos estudantes da EJA no 3º ciclo do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Pedro Álvares Cabral em São Luís – MA, baseando-se nos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais e buscando contribuir para melhorar as práticas de ensino com o uso de recursos didáticos acessíveis ao educador e educando da EJA.

PALAVRAS CHAVES: ensino de ciências; educação de jovens e adultos; sócio – interacionismo

INTRODUÇÃO: Os adultos estudantes do Ensino Fundamental, de modo geral, se enquadram em dois perfis: os que buscam uma escola nos moldes antigos e procuram integrar-se confortavelmente a este espaço e os mais jovens que conhecem bem o ambiente onde estão inseridos. Para atender satisfatoriamente à demanda de ambos os grupos o professor precisa utilizar estratégias eficazes, pois ensinar Ciências de forma atrativa para os alunos na formação de jovens e adultos é um grande desafio. Quando o(a) professor(a) não consegue atender a estas condições satisfatoriamente, depara-se com problemas - como altas taxas de evasão, fruto de fatores como uso de material didático inadequado para a faixa etária, conteúdos sem significado e emprego de metodologias infantilizadas - que dificultarão ainda mais o processo ensino-aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho baseou-se em uma proposta de ensino sócio – interacionista (VIGOTSKI, 2001) e libertadora (FREIRE, 2002) que buscou levar aos alunos da EJA a compreensão das Ciências Naturais, combatendo problemas de aprendizagem como falta de atenção, desmotivação, baixo rendimento e, também tornando as tarefas didáticas mais fáceis pela significação dos conteúdos. No desenvolvimento do Projeto utilizaram-se recursos didáticos desenvolvidos com base na combinação de técnicas de leituras, observações, experimentações, registro de coletas de dados, comparação de teorias, pesquisas, discussão de fatos e informações e posteriores produções escritas, destacando a importância de conduzir o aluno a perceber que sua aprendizagem é composta por diversas e variadas etapas e que ele é o sujeito desta aprendizagem. Na apresentação e na conclusão do Projeto aplicou-se um questionário que possibilitou a coleta de informações referentes à visão dos alunos em relação à disciplina Ciências e o interesse deles pelo tipo de atividades que estavam sendo propostas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Considerando que o estudo de Ciências no Ensino Fundamental tem seus conteúdos estruturados em eixos temáticos (Terra, ar, água, ecologia, plantas e animais) que visam facilitar o processo ensino-aprendizagem e dar maior liberdade à realização de atividades, buscou-se realizar atividades problematizadoras e sistemáticas. Os temas trabalhados abrangeram os eixos temáticos ar, água e ecologia. Neles, cada conteúdo contou com procedimentos metodológicos diversos. Por exemplo, para explicar a relação ar-atmosfera foram montados sistemas representativos das camadas atmosféricas com balões alongados; representando a mistura de gases do ar atmosférico utilizaram-se pequenas faixas coladas a uma caixa proporcionalmente à quantidade de cada gás; para visualizar as fases da água utilizaram-se exemplos nas três fases e para confirmação da compreensão realizou-se a “dança das moléculas”; na discussão sobre águas subterrâneas esquematizou-se um mini-lençol freático, a partir de diferentes tipos de sedimentos, pequenas plantas e água, dentre outros.
A articulação teoria-prática no processo ensino-aprendizagem, utilizando-se de recursos alternativos específicos, deixar que cada estudante contribuísse com a aula foi fundamental para o sucesso das atividades desenvolvidas. Essa união de informações teóricas com experiências de vida, fazendo a devida valorização de sua(s) sabedoria(s) e estabelecendo analogias e ligações com a realidade do educando foi o fio condutor do processo ensino-aprendizagem e ajudou a romper o desconforto de está aprendendo tardiamente.


CONCLUSÕES: Pôde-se confirmar que os alunos da Educação de Jovens e Adultos são bastante ávidos pelo aprendizado de Ciências e por reconstruir conhecimentos já consolidados pelo senso comum. Uma das principais conquistas com este grupo foram os avanços obtidos em leitura e escrita e o crescente interesse que eles têm demonstrado pela disciplina Ciências. Considera-se, então, que os objetivos de adequar cada tema às necessidades e particularidades de compreensão do público alvo, bem como o respeito ao intercâmbio dos conhecimentos científicos e do senso comum foram alcançados com a metodologia aplicada.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à FAPEMA pelo auxílio financeiro para o desenvolvimento deste projeto, ao CEFET-MA e à Escola Pedro Álvares Cabral, onde o Projeto foi executado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: ensinar exige apreensão da realidade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N., Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7 ed. São Paulo: Ícone, 2001.