ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C EM EXTRATOS AQUO-ALCOÓLICO DE PLANTAS

AUTORES: TORRES,J.R.O.;OLIVEIRA L.R.;TORRES,T.D. (UFPI/UESPI)

RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo a determinação de vitamina C na espécie vegetal do Ocimum basilicum popularmente conhecido como manjericão, anteriormente estudada no que diz respeito aos seus constituintes químicos inorgânicos e teor protéico, (Torres J.R.O.; Oliveira, L. R., 2006). Foram desenvolvidos estudos visando estabelecer as condições para obtenção do extrato áquo – alcoólico a partir do qual vitamina C foi determinada quantitativamente. Pra esta finalidade foi utilizado o método Titulométrico de Tilmans. Os resultados obtidos apresentaram um teor médio de vitamina igual a 70,6 mg/100 g do material como coletado.

PALAVRAS CHAVES: extratos, vitamina c, manjericão.

INTRODUÇÃO: A diversidade da flora brasileira tem despertado o interesse dos pesquisadores de diversas áreas, entre as quais aqueles da química, no sentido de caracterizar seus componentes, como também sua aplicabilidade na indústria de medicamentos e cosméticos, sem deixar de considerar o uso de plantas na forma de chás e extratos, muitos deles de comprovada ação terapêutica.
Podemos dizer que cada vegetal que apresenta propriedades medicinais é, por analogia, um frasco que contem diversos medicamentos juntos. Como seres vivos, os vegetais produzem substâncias, muito delas somente sintetizadas pelas plantas, são capazes de causar reações no organismo humano e ajudar a manter a homeostasia, isto é, o equilíbrio necessário para a manutenção de um organismo saudável. É valido ressaltar que substâncias que em princípio podem se consideradas terapêuticas também podem causar efeitos indesejáveis ou tóxicos por isso tornam-se importantes e necessários estudos criteriosos para que haja comprovação ou não de seus efeitos colaterais.
A determinação de constituintes minerais e de vitaminas em plantas é sem dúvida um vasto campo de aplicação da química analítica, tendo em vista a utilização desses vegetais como fonte de alimentos ou medicamentos, além da importância destes elementos no metabolismo vegetal.
O manjericão, de nome científico Ocimum basilicum, foi à espécie vegetal utilizada para o estudo. Suas folhas apresentam vitaminas A e C, além de possuir teores vitaminas B (1,2 e 3) bem como constituintes minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas, indicadas para os casos de ardor ao urinar. Auxilia na boa circulação, dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajuda ainda na digestão e pode ser utilizada na manipulação de pomada antibacteriana.

MATERIAL E MÉTODOS: Tratamento da amostra:Amostras de manjericão foram inicialmente submetidas à determinação de umidade sendo a secagem efetuada ao ar durante 10 horas, obtendo-se uma perda de peso de 82%. Evitou-se o aquecimento em estufa para minimizar perdas da vitamina. Quantidades diferentes do material seco e pulverizado foram então submetidas extração por refluxo durante 30 minutos usando - se como solvente diferentes soluções de etanol – água com porcentuais diferentes de etanol, tendo obtido melhores resultados com o uso de uma solução aquosa de etanol - água a 20%. Procedeu – se a extração com este solvente durante 30 minutos, utilizando-se 1,0000 g do material. O extrato obtido foi posteriormente tratado por carvão ativado e filtrado em papel quantitativo, completando-se o volume de 50 mL com o solvente extrator. Quatro alíquotas de 20 mL do extrato de diferentes amostras foram tituladas pelo método de Tillmans, obtendo-se os resultados constam na Tabela 1.
Método de Tillmans: Reagentes-Ácido metafosfórico; Ácido acético glacial.
Solução padrão de 2,6 – diclorofenol- indofenol: bicarbonato de sódio.
Procedimento: Adicionou-se em um erlenmeyeer de 125 mL, 4,0 mL de solução padrão de ácido ascórbico (l,0 mg/mL) e 6 mL de solução ácida, sendo feito em paralelo um branco com 10 mL da solução ácida. Titulou-se com a solução de 2,6 diclorofenol-indofenol até se obter uma coloração ligeiramente rósea e estável por aproximadamente 15 segundos. Cada 1,0 mL de solução titulante corresponde a 2,0 mg de ácido ascórbico (2,0 mL de solução). Alíquotas de 20 mL do extrato foram transferidos para erlenmeyers de 125,0 mL, acrescentando-se 6,0 mL da solução ácido. Titulou-se com solução de Tillmans até coloração rósea.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos dos valores médios do parâmetro analisado estão resumidos na Tabela 1 abaixo;
Tabela 1: Teor médio de vitamina C (mg/100 g) obtido para diferentes amostras de manjericão pelo método titulométrico de Tillmans
Material Teor de vitamina C
Amostra 1 72,0
Amostra 2 72,0
Amostra 3 68,4
Amostra 4 70,2
Média 70,7



CONCLUSÕES: Os resultados obtidos demonstram o relativo elevado teor de vitamina C da espécie analisada, quando comprado aos vegetais mais comumente consumidos em nossa dieta, dessa forma ressaltando mais uma vez a sua importância no aspecto alimentício. Optou-se pela aplicação do método de Tillmans, dada a sua maior sensibilidade às amostras com porcentagens de vitamina C mais baixa.

AGRADECIMENTOS: PIBIC-UESPI,UFPI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1-CORRËA, D., BATISTA, R. S. e QUINTAS, L. E. M. Plantas medicinais: do cultivo à terapêutica. 4a Edição, Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2001.
2- MATOS, F. J. A, e outros. Constituintes químicos ativos de plantas medicinais brasileiras. EUFC, Fortaleza, 1991.
3- LIMA, E. S., Comparação de métodos titulométricos para avaliar a degradação de vitamina C em suco de caju industrializado e cajuína. Teresina-PI, Monografia de Mestrado em Química, UFPI, 2005.
4-VON HERTWIG, I. F. Plantas aromátícas e medicinais: Plantio, colheita, secagem e comercialização; S. Paulo, Ícone, 1991.
5- TORRES, T. D. Determinação de constituintes minerais em plantas de interesse medicinal e aplicação de novas técnicas à extração destes elementos. Monografia de Especialização, UFPI, Teresina, Piauí, 1991.
6- TORRES, J. R. O. Análise Química de folhas de plantas após extração aquoal - coólica. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, S. Paulo, 1989.
7- TORRES, J. R. O; ALVES, A. R.; Modificação do método de Tillman pra a determinação de vitamina C.Teresina-PI, Anais do VII Encontro de Química do Nordeste, 1995.