ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: VALIDAÇÃO DO MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE SELÊNIO NA CASTANHA-DO-PARÁ (Bertholletia excelsa) EM SISTEMA ABERTO E EM FORNO DE MICROONDAS CASEIRO.

AUTORES: FURTADO,D.M.S. (UFPA) ; MELO,E.L.C. (UFPA) ; FAIAL,K.C.F. (UFPA) ; MÜLLER,R.C.S. (UFPA)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar duas metodologias diferentes de preparação de amostra para determinação da concentração de selênio (Se), utilizando a Absorção Atômica com Gerador de Hidretos, na castanha-do-pará e verificar se é possível substituir o método convencional de digestão no bloco digestor pelo forno de microondas caseiro, um método mais simples, rápido e barato. No microondas a recuperação foi de 100,8%, e pelo outro sistema foi 107,73%. A precisão e a exatidão para os dois métodos (microondas e sistema convencional) foram de 1,5%, 0,7% e 107,73%, 100,8% respectivamente. A digestão por microondas apresentou uma recuperação variando entre 100,1 e 101,5%, e pelo sistema aberto os níveis de recuperação ficaram entre 93,9 e 114,7%.



PALAVRAS CHAVES: digestão de amostras; selênio; hgaas

INTRODUÇÃO: O Selênio é encontrado na natureza nos alimentos de origem animal, frutos do mar, carnes, cereais e, principalmente, na Castanha-do-Pará (Bertholletia Excelsa) diferentemente dos outros metais. É um elemento essencial à dieta humana atuando com a Vitamina “E”, ele protege as células do organismo contra danos oxidativos, retardando a oxidação do LDL (colesterol). Outro fator provocado pala ingestão do Selênio é a ação inibidora ao efeito tóxico de metais pesados, dentre eles podemos destacar o mercúrio (Hg). A preparação da amostra é a etapa crítica da análise. Usando os métodos clássicos de digestão de amostras por via úmida, existe a possibilidade de contaminação e ou perdas de elementos voláteis, além do fato de serem trabalhosos e de consumirem muito tempo. O uso de sistemas de digestão ácida empregando energia de microondas como fonte de aquecimento foi descrito pela primeira vez em 1975. Assim, o objetivo deste trabalho, foi verificar se é possível substituir o método convencional de solubilização de amostras utilizando o bloco digestor pelo forno de microondas caseiro, um método mais simples, rápido e barato, comparado com o sistema convencional.

MATERIAL E MÉTODOS: Metodologia para preparação das amostras.

– Coleta das amostras.
As amostras de castanha-do-pará foram obtidas no mercado livre do Ver-o-peso. Foram descascadas, trituradas e colocadas em uma estufa para retirar a umidade em seguida foi feito o quarteamento da amostra.

- Extração do mineral com misturas de ácidos em sistema aberto.
Uma quantidade da amostra foi transferida para um tubo de digestão, seguido de adição de 5,0mL de HNO3 (conc.), e posteriormente acrescentou-se HCl (6 mol/L), levou-se ao bloco digestor até total retirada dos fumos orgânicos, tranferiu-se para um balão e completou-se o volume com água Milli-Q.

- Digestão em microondas fechado.
Foi utilizado um forno de microondas caseiro. Pesou-se 0,25g da amostra em cada frascos de digestão (PET), adicionou-se 5 mL de HNO3 (conc.) e 5 mL de HCl (6 mol/L). Três estágios foram aplicados: (1) Pot. de 210 W, por 4 min. (2) Pot. de 140 W, por 10 min. (3) Pot. de 210 W por 4 min. Após completar o programa, deixou-se resfriar dentro do forno por 15 minutos retirando-se do forno. Aliviou-se a pressão dos frascos na capela. Aferiu-se com água Milli-Q a 50 mL..

– Espectrometria de Absorção Atômica com Geração de Hidretos (HGAAS)
Para a determinação de selênio, foi utilizado um HGAAS, modelo (Varian/Spectr AA-220). O comprimento de onda usado para a determinação foi de 196 nm e a curva analítica de 5 a 40 mg L-1 mostrando-se linear em toda a faixa de trabalho.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: - Determinação de Se no HGAAS.

A metodologia é baseada na separação do Selênio das amostras e formação de hidretos gasosos de Selênio (H2Se), originados da reação dos compostos de Selênio (IV), com o borohidreto de sódio e o ácido clorídrico.
Conforme as reações abaixo:

NaBH4+ H+ + 3H2O → 8 H +H3BO3+Na+
SeO32- + 8H →H2Se + 3H2O

– Avaliação dos métodos de digestão.
Os resultados encontrados para o selênio determinado na castanha-do-pará, usando-se as duas metodologias descritas anteriormente, podem ser visualizados na tabela 1. Dos resultados abaixo, verificou-se que não existe diferença significativa entre os métodos quanto a sua precisão. O resultado obtido pelo método de extração em sistema aberto e microondas caseiro foi, respectivamente: Se = 107,73% e 100,8%. O método de digestão em microondas apresentou melhores resultados para o selênio, com níveis de recuperação variando entre 100,1 e 101,5%, enquanto que no método empregando o sistema aberto os níveis de recuperação ficaram entre 93,9 e 114,7%.
Desta forma, o método de digestão em microondas caseiro, apresentou-se como o mais indicado para a determinação dos teores de selênio castanha-do-pará, podendo ser substituído para trabalhos de pesquisa e de rotina em laboratório.






CONCLUSÕES: A grande contribuição desse trabalho foi verificar que existe a possibilidade de substituir o sistema de microondas analítico, tradicional, de elevado preço, por um sistema simples e barato, que mostrou sua eficiência através da boa recuperação obtida.
O trabalho tornou-se mais importante em virtude do elemento analisado (Selênio) ser encontrado em grande concentração na Castanha-do-Pará, fruto este típico da região amazônica.


AGRADECIMENTOS: A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PELO APOIO, AO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS PELA CONTRIBUIÇÃO E AOS PROFESSORES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALAEJOS, M. S.; ROMERO, C. D. Analysis of selenium in body fluids. Areview chem. Rev., v. 95, p.227-257, 1995.

ALARCÓN, J. P. D. et al. Determination of Selenium in meat products by hydride generation atomic absorption spectrometry Selenium levels in meat, organ meats, and Sausages in Spain. J. Agric. Food Chem., v. 44, p. 1494-1497, 1996.

CAMPOS, R. C., Estudo de uma nova técnica de introdução de amostras sólidas combustíveis para determinação de elementos voláteis por espectrofotometria de absorção atômica com chama. 1988. 202p. Tese (Doutorado em Química)  Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro/RJ, 1988.

CHANG, C. C. et al. Selenium content of Brazil nuts from two geographic locations in Brazil. Chemosphere, v. 30, n. 4, p. 801-802, 1995.

DIAMOND, A. prevenção de câncer usando a Castanha-do-Pará. Revista Câncer Research, 2003.

JIN, Q. et al. Application of microwave techniques in analytical chemistry. Trends Anal. Chem., v. 18, n. 7, p 479-484, 1999.



KINGSTON, H. M.; JASSIE, L. B. (Ed.). Introduction to microwave sample preparation: theory and practice. Washington: American Chemical Society, 1986. p 248.
MINGORANGE, M. D.; PÉREZ-VAZQUEZ, M. L.; LACHICA, M.; Microwave digestion methods for the atomic spectrometric determination of some elements in biological samples. J. Anal. At. Spectrom., v. 8, p 853-858, 1993.
TÖLG, G. Extreme trace analysis of the elements - 1, Methods and problems of sample treatment, separation and enrichment. Talanta, v. 19, p.1489-1521, 1972.

TSALEV, D. L. Atomic Absorption spectrometry in occupational and environmental healt pratic. Flórida: CRC Press. 1983. v.1, p. 87-187.

VARIAN. Plasmas em química analítica e preparo de amostras. [S.l.], 2001, p. 63