ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: Quantificação de Fosfato em Esterco de Eqüino

AUTORES: SILVA, C. K. O (UFRN) ; CRUZ, A. M. F. (UFRN) ; ATAÍDE, M. C. E. S. (UFRN) ; SILVA, I. M. (UFRN) ; MOURA, M. F. V. M. (UFRN)

RESUMO: O esterco animal vem sendo empregado há milênios como fertilizante orgânico. Os ensinamentos deixados pelos antigos filósofos mostram como já naquela época conheciam o valor do esterco e sabiam como empregá-las. De uma maneira geral os estercos apresentam uma grande quantidade e diversidade de nutrientes essenciais às plantas, tais como nitrogênio, fósforo e potássio. Os animais alimentados com ração concentrada produzem estrumes mais ricos que os criados em pastos. Este trabalho tem como objetivo quantificar o teor de fosfato em esterco de equino. e a partir dos resultados obtidos foi concluído que o esterco de eqüinos possui uma baixa porcentagem de Fosfato, então para um melhor desempenho como adubo orgânico, o esterco de eqüinos precisaria de uma dosagem maior de certos nutrientes.

PALAVRAS CHAVES: fosfato, esterco. eqüino

INTRODUÇÃO: Do ponto de vista biológico os estercos animais apresentam uma grande quantidade de microorganismos, aumentando a quantidade de bactérias do solo quando a este é adicionado como fertilizante. Tendo a sua composição bastante variável e sendo influenciada por vários fatores como: espécie, raça, idade, alimentação (qualidade e quantidade). Por isso, de uma maneira geral os estercos apresentam uma grande quantidade e diversidade de nutrientes essenciais às plantas, tais como nitrogênio, fósforo e potássio. Os animais alimentados com ração concentrada produzem estrumes mais ricos que os criados em pastos.

MATERIAL E MÉTODOS: A determinação de fosfato foi feita pelo método espectrofotométrico do molibdovanadato de amônio, que faz uso de medidas de absorbância obtidas em espectrofotômetro de absorção molecular, no comprimento de onda de 465 nm e utiliza-se de uma curva de calibração para os cálculos das concentrações.
Material/ Equipamento/ Reagente

Balança Analítica
Dessecador
Estufa e demais instrumentos comuns de laboratório
Preparação de solução padrão específico.
Amostras: Foram selecionados sete animais com variação de idade, sexo e atividade, sendo alimentados com ração balanceada e feno em horários pré-determinados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os teores de fosfato assim obtidos estão apresentados:

Gráfico da curva de calibração (Figura 1)
TABELA DO TEOR DE FOSFATO (FIGURA 2)

A concentração de fosfato encontrada nestas amostras foi em média de 0,3%, ou seja uma porcentagem relativamente baixa, quando comparada com outros adubos, mas encontra-se de acordo com a literatura pesquisada.







CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos foi concluído que o esterco de eqüinos possui uma baixa porcentagem de Fosfato, então para um melhor desempenho como adubo orgânico, o esterco de eqüinos precisaria de uma dosagem maior de certos nutrientes, podendo ser então complementados com outros tipos de incrementos como: farinha de chifre, farinha de osso, farinha de unha de boi, entre outros.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHRISTIAN, G. D. Analytical Chemistry. Fifth Edition. Canadá: John Wiley and Sons, INC, 1994.
Kiehl, E. J. Fertilizantes Orgânicos. São Paulo: Agronômica, 1985.
JORGE, JOSÉ ANTÔNIO. Solo: Manejo e Adubação. 2ª Edição. São Paulo: Nobel, 1983.
MARAVOLTA, EURIPEDES. ABC da Adubação. 5ª Edição. São Paulo: Agronômica Ceres, 1989.
ROMERO, J. PERES; MARAVOLRA, EURIPEDES. Manual de Adubação. 2ª Edição. São Paulo: Anda, 1975.
VIEIRA, MARIA DE FÁTIMA PEREIRA. Tese de mestrado: Estudo Químico e Físico-Químico do Fruto do Quiabeiro. p. 34-55. NATAL, 2003.
Versão Eletrônica: Embrapa Amazônia Oriental Sistemas de Produção, 01 ISSN 1809-4325, Dez./2005. http://www.cpatu.embrapa.br/