ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE Al, Br, Ca, Cr, K, Mg, Na E Ti EM MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS ADQURIDOS EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO E DROGARIAS PELA TÉCNICA DE ANÁLISE POR ATIVAÇÃO NEUTRÔNICA EMPREGANDO O MÉTODO K0

AUTORES: SILVEIRA, J.N. (UFMG) ; LARA, P.C.P. (UFMG) ; MENEZES, M. A. B. C. (CDTN/CNEN) ; SILVA, J. B. B. (UFMG)

RESUMO: A hipertensão arterial (HA) é a elevação da pressão arterial para valores acima dos considerados normais (140/90 mmHg). Essa elevação é devida ao estreitamento da luz das artérias, quando a quantidade de sangue a ser bombeada através do corpo permanece igual. Neste trabalho foram avaliados os teores de alguns metais em anti-hipetensivos por análise por ativação neutrônica (NAA) utilizando o método absoluto Ko. Foram analisadas 71 amostras dos dois antihipertensivos mais comercializados enalapril e anlodipina, manipulados e industrilizados. Das amostras analisadas o Na e o Ti foram os elementos mais encontrados (66 e 44 das amostras, respectivamente), enquanto os de maiores concentração foram o Ca (36 mg cápsula-1), Mg (30), Na (12), K (3,8), Br (3,7), Cr (1,9) e o Ti (1,7 mg cápsula-1).

PALAVRAS CHAVES: gf aas, otimização multivariada, leite materno

INTRODUÇÃO: O homem está exposto aos metais através da água, dos alimentos, do ar, dos medicamentos, dos utensílios domésticos e pela exposição ocupacional. O controle dos metais em medicamentos tem se tornado um assunto relevante para se avaliar o grau de exposição e possíveis conseqüências para a saúde humana, devido a toxicidade inerente de cada um, sendo que alguns podem atuar na potencialização de patologias (FLORES et al., 2000). Sendo possível a contaminação por metais pesados em medicamentos, surge a preocupação com a presença desses em fármacos de uso prolongado, como os anti-hipertensivos, constituindo assim em outra fonte de introdução no organismo humano. A hipertensão é a elevação da pressão arterial para valores acima dos considerados normais (140/90 mmHg). Essa elevação é devida ao estreitamento da luz das artérias, quando a quantidade de sangue a ser bombeada através do corpo permanece igual ou quando o corpo retém líquido em grande quantidade e este volume adicional fluirá nas artérias. A elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, rins, e olhos. O objetivo do trabalho é determinar metais em medicamentos anti-hipertensivos utilizando a técnica de análise por ativação neutrônica (NAA) pelo método k0. Algumas vantagens da técnica de NAA são: a amostra é irradiada sem preparo químico prévio, não há contaminação proveniente de reagentes químicos; determinação de maior número de elementos por amostra e quantificação de elementos que não estavam previstos. Para que seja utilizada a NAA, é necessário que se disponha de um irradiador de nêutrons. Belo Horizonte dispõe do reator de pesquisa TRIGA MARK I IPR-R1 localizado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear, CDTN/CNEN.

MATERIAL E MÉTODOS: Vinte farmácias de manipulação responderam um questionário indicando os dois anti-hipertensivos mais vendidos e os excipientes usados na manipulação. Amostras (71) de enalapril e anlodipina manipuladas e industrializadas foram analisadas após 5 minutos e 8 horas de irradiação no reator nuclear TRIGA MARK I IPR-R1 com fluxo de 6,6 x 1011 nêutrons.cm-2.s-1. A cada irradiação, as amostras foram acompanhadas por monitores de fluxo de nêutrons de ouro (uma liga Al-Au – 0,1% - IRMM-530RA em forma de discos com diâmetro de 5 mm e espessura de 0,1 mm). Após cada irradiação foi esperado um tempo adequado para que decaíssem os radionuclídeos de meias-vidas mais curtas que pudessem interferir na espectrometria gama. No sistema de detecção gama (detector gama HPGe e programa de aquisição de espectros Genie-PC, CANBERRA) foram levantados os espectros gama por um tempo necessário para que se alcançasse uma boa estatística de contagem. A avaliação dos espectros gama foi executado através do programa Hyperlab PC (SIMONITS et al. 2003) (HYPERLAB-PC 2002) e de cálculo de concentração através do programa KAYZERO SOLCOI (KAYZERO/SOLCOI, 2003) específico para o método k0. As figuras de mérito estudadas pela técnica de NAA foram o limite de detecção, a precisão intra-ensaio e a exatidão. Para avaliar a precisão, por meio da determinação do coeficiente de variação (CV), sete amostras referência A contendo os dois princípios ativos e todos os excipientes utilizados nas 20 farmácias foram irradiadas no mesmo dia. Com a falta de material de referência certificado na matriz estudada, anti-hipertensivo, a exatidão do método foi avaliada utilizando 4 tipos diferentes de amostra referência, folhas de choupo, folhas de pêssego, solo e cabelo humano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os elementos determinados foram: Al, Ca, Cl, Co, Cr, Fe, K, Mg, Mn, Na, Sb, Ti e V. Os limites de detecção estão na faixa de 0,004µg cápsula-1 e 0,001µg comprimido-1 para o Sb a 300µg cápsula-1 e 1000µg comprimido-1 para o Ca. Os resultados das amostras certificadas estão dentro da faixa de incerteza do valor certificado, mostrando exatidão adequada. A faixa encontrada do CV intra-ensaio foi de 14,1% para o Al e de 4,3% para o Na, mostrando uma boa precisão. Das amostras analisadas o Na e o Ti foram os mais encontrados (66 e 44), enquanto os de maiores concentrações foram o Ca (36mg cápsula-1), Mg (30), Na (12), K (3,8), Br (3,7), Cr (1,9) e o Ti (1,7mg cápsula-1). A concentração do Na variou de 2,8 µg a 12,0 mg cápsula-1 ou comprimido-1. As concentrações mais altas foram encontradas nas cápsulas e intermediárias (151 a 1461mg cápsula-1) nos comprimidos. A ingestão de Na nos hipertensos deve ser controlada para evitar complicações à saúde. Apesar da concentração máxima encontrada corresponder a 0,5% do total que o hipertenso pode ingerir por dia, tanto o médico quanto o paciente desconhecem o fato. O Ti foi encontrado somente nas formulações manipuladas (60) e essa presença está associada aos pigmentos à base de titânio, usados na produção das cápsulas. A presença do Al (34) nas amostras pode ser por contaminação do ar, da matéria-prima, dos utensílios, etc. Estudos mostram a preocupação com exposições contínuas a baixas concentrações do Al, como na água de beber, levando ao acúmulo do metal no organismo pelo aumento do tempo de eliminação, associando ao desenvolvimento da Doença de Alzheimer e outras demências. A presença de metais tóxicos em medicamentos de uso diário é preocupante uma vez que o uso destes por anos pode levar a acumulação pela exposição contínua.

CONCLUSÕES: A técnica de NAA-k0 foi capaz de determinar Al, Ca, Cl, Cr, K, Mg, Na, Sb, Cs, Sm, Ta, Zn, Mn, V, I, Fe, Co e Ti em anti-hipertensivos com baixos limites de detecção, boa precisão e exatidão. A maior parte dos elementos é essencial ao organismo e estão presentes em baixas concentrações. O Na e Mg, em parte, são provenientes dos excipientes utilizados nas cápsulas. O Ti é proveniente dos pigmentos utilizados na produção das cápsulas. A alta concentração do Na e a presença do Al pode ser preocupante para indivíduos hipertensos com comprometimento renal, associando à inabilidade de excreção.

AGRADECIMENTOS: Ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), CNPq, FAPEMIG e LATO/FACULDADE DE FARMÁCIA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FLORES, E.M.M.; BITTENCOURT, C.F.; LAPORTA, L.V.; BARIN, J.S. 2000. Controle de metais pesados em produtos farmacêuticos: aspectos analíticos relevantes. Pharmaceutical Technology, Abril, 9-13.

HYPERLAB-PC. 2002. User’s Manual, Institute of Isotopes. Budapest Hungary, v 5.0.

KAYZERO/SOLCOI®. 2003. User’s Manual, for reactor neutron activation analysis (NAA) using the k0 standardisation method. Rev. 5a, February.

SIMONITS, A.; OSTOR, J.; KALVIN, S. AND FAZEKAS, B. 2003.J. Radioanal. Nucl. Chem., 257, 589.