ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: EXTRAÇÃO SEQÜENCIAL DE MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES EM UNCARIA TOMENTOSA

AUTORES: DIAS, C. F. (UFPA) ; NUNES, P. O. (UFPA) ; FERNANDES, K. G. (UFPA)

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo destacar o potencial da extração seqüencial de micro e macronutrientes com diferentes agentes extratores em plantas medicinais. A quantificação dos metais foi realizada por espectrometria de emissão ótica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES). Os melhores meios de extração para Ba, Ca, Fe, Mn, P, S, Se, Sr e Zn foram em meio HCl 0,5 mol/L e HClO4 0,4 mol/L. Enquanto, Ni e Se não apresentaram diferenças significativas em ambos os meios avaliados. Os desvios padrão relativos das medidas foram < 5% para n = 2.

PALAVRAS CHAVES: metais, extração seqüencial, uncaria tomentosa

INTRODUÇÃO: A Uncaria tomentosa, da família das Rubiáceas, popularmente conhecida como unha de gato, é uma planta medicinal muito popular na Amazônia. Trata-se de uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada geralmente em árvores, com folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato. Sabe-se que os incas foram os primeiros a tirar benefícios de seus princípios ativos e, ao passarem os seus conhecimentos para os índios, deixaram uma riqueza medicinal utilizada no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral. Descrita pela primeira vez em 1830, a unha de gato pode ser encontrada em toda a Amazônia Legal, principalmente nas bacias dos rios da selva do Acre e em outras áreas de várzea do estado do Pará. Devido ao seu uso como fitoterápico, comprovado no tratamento das vítimas do acidente nuclear de Chernobyl (Ucrânia), o estudo científico relacionado à unha de gato foi intensificado devido sua propriedade antiinflamatória e antitumoral, bem como no tratamento do câncer e AIDS.

MATERIAL E MÉTODOS: A amostra de unha de gato (Uncaria tomentosa) foi adquirida na forma de erva seca no supermercado local da cidade de Belém (PA). Uma massa de aproxidamente 0,2 g foi pesada em frascos de polietileno. Cada frasco contendo a amostra foi submetido ao processo de extração seqüencial com diferentes agentes extratores. Os agentes extratores utilizados foram: solução 5,0% (v/v) acetato de amônio- ácido acético 0,1 mol/L (pH=5), ácido clorídrico 0,5 mol/L e ácido perclórico 0,4 mol/L. O volume de solução extratora utilizada foi de 4,0 mL. A mistura foi sonicada em banho de ultra-som durante 2 h e depois foi centrifugada durante 10 min a 5000 rpm. Os sobrenadantes foram separados. Os macronutrientes e micronutrientes presentes no sobrenadante foram determinados por ICP OES (Varian Expert AX-CCD). O procedimento de extração seqüencial foi realizado em duplicata.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a determinação dos macronutrientes e micronutrientes na espécie vegetal Uncaria tomentosa por ICP OES foram construídas curvas analíticas de 10,0 a 50 mg L-1 Ba, Ca, Fe, Mn, Ni, P, S, Se, Sr e Zn nos seguintes meios: 5,0% (v/v) acetato de amônio - ácido acético 0,1 mol/L (pH=5), ácido clorídrico 0,5 mol/L e ácido perclórico 0,4 mol/L). Os coeficientes de correlação (r) das curvas analíticas obtidas foram de 0,9998. Os teores (µg/g) obtidos para os macronutrientes e micronutrientes na unha de gato são apresentados na Figura 1 e 2. Os melhores meios de extração para Ba, Ca, Fe, Mn, P, S, Se, Sr e Zn foram em HCl 0,5 mol/L e HClO4 0,4 mol/L. Enquanto, para Ni e Se foram obtidos melhores extrações em ambos os meios avaliados. Os desvios padrão relativos das medidas foram < 5% para n = 2.





CONCLUSÕES: O procedimento de extração seqüencial mostrou-se rápido e eficiente para determinação de Ba, Ca, Fe, Mn, Ni, P, S, Se, Sr e Zn em unha de gato (Uncaria tomentosa) por ICP OES. Os melhores agentes extratores mais eficientes foram HCl 0,5 mol/L e HClO4 0,4 mol/L. A extração seqüencial de macro e micronutrientes possibilitaram ainda inferir quais os agentes extratores mais eficientes, e consequentemente, que metais serão extraídos em maior ou menor quantidade.

AGRADECIMENTOS: CT-INFRA/FINEP, LAQUANAM, LAPAC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Andrade, E.C.B., Alves, S.P., Takase, I. Ciênc. Tecnol. Aliment., 25 (2005), 844-848.
Kannamkumarath, S. S.; Wrobel, K.; Caruso, J. A. Anal. Bioanal. Chem., 373 (2002), 454-460.
Reinhard, K.H. Uncaria tomentosa, Journal Alternative Complemente Medicine, 5 (1999),143-151.