ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E DE NITRATO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DA UFRN

AUTORES: ARAÚJO, R.E.D. (UFRN) ; ALMEIDA, A.L.P. (UFRN) ; NETO, C.G.T. (UFRN) ; COSTA, R.G.M (UFRN) ; MELO. J.V. (UFRN)

RESUMO: Semelhantemente a toda cidade do Natal, a água de abastecimento do Campus Universitário da UFRN vem merecendo bastante atenção por parte das autoridades, principalmente devido os índices elevados de nitrato. Este trabalho visa o monitoramento de parâmetros como pH, condutividade e análise de nitrato da água de abastecimento da UFRN. Os resultados obtidos em toda extensão do campus mostraram a necessidade de uma preocupação maior com a água, principalmente no que se refere às concentrações de íons nitrato.

PALAVRAS CHAVES: nitrato, qualidade da água, análises físico-químicas

INTRODUÇÃO: Grandes problemas ambientais e de saúde pública vêm se acentuando nas grandes cidades brasileiras como conseqüência da falta de saneamento básico. Dentre os vários problemas, um que tem merecido bastante atenção das autoridades e pesquisadores é a contaminação do lençol freático por íons nitrato. Há algumas poucas décadas a cidade do Natal no Rio Grande do Norte se orgulhava por possuir uma água de abastecimento de excelente qualidade. No entanto, atualmente, devido aos altos índices de contaminação do lençol freático por nitratos há uma necessidade de diluição das águas de poços por águas de mananciais de superfície para que a mesma se torne apropriada ao consumo humano. O Campus central da UFRN situado na zona sul da cidade de Natal apresenta uma quantidade diária de transeuntes equivalente a uma cidade de porte médio, com cerca de 30.000 diários. Apesar de o Campus apresentar um bom sistema de saneamento e de tratamento dos seus esgotos a maioria de seus poços de abastecimento de água apresenta elevadas taxas de nitrato. Portanto, este trabalho vem sendo realizado com apoio da Divisão de Meio Ambiente através da Superintendência de Infra-estrutura da UFRN, com o intuito de monitorar alguns parâmetros físico-químicos como o pH, condutividade da água e os índices concentração por Nitrato.



MATERIAL E MÉTODOS: As coletas vêm sendo realizadas mensalmente em diversos pontos em toda extensão do Campus Central e das demais unidades da UFRN espalhadas pela cidade do Natal. Dividiu-se o Campus em quatro regiões (R1, R2, R3 e R4) de acordo com a distribuição das linhas de abastecimento. As análises de pH e Condutância foram realizadas em cada local de coleta utilizando-se um pHmetro e um contutivímetro da Schott, modelos Handlab 1 e Handlab F1, respectivamente, previamente calibrados. Para As coletas são coletadas em dezenas de pontos As amostras para análises de nitrato foram coletadas em recipientes de polietileno, previamente lavado com a água do local. As análises de nitrato foram feitas através de espectrofotometria na região do ultravioleta em 200 nm. Inicialmente fez-se a curva de calibração com soluções padrão de nitrato de potássio. Devido a concentrações elevadas de nitrato, as amostras foram diluídas até atingirem concentrações da mesma ordem dos padrões, o método utilizado foi o standart methods(1).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A tabela abaixo mostra os resultados das análises de nitrato, onde podemos observar que as concentrações variam entre 30 e 55 ppm. Como cada valor exposto representa uma média de várias medidas, significa que em alguns pontos podemos encontrar concentrações inferiores e superiores aos limites expostos. O Campus universitário localiza-se entre uma reserva florestal e bairros residenciais de densidade populacional média. Os poços mais antigos localizam-se próximos aos bairros residenciais e abastecem as regiões R2, R3 e R4, coincidentemente as áreas de maior teor de nitrato. Os poços da região próxima à área de reserva florestal, por apresentar baixos teores de nitrato, vêm sendo utilizados para diluir as águas mais concentradas dessa substância. Apesar de alguns esforços por parte da Superintendência de Infra-estrutura da UFRN a maior parte da água de abastecimento do Campus - UFRN está com índices de nitrato acima do limite de tolerância pelas leis vigentes. Todos os valores de pH variaram ficaram em torno de 6. Normalmente, para água potável, é aconselhado um pH levemente básico que facilita a precipitação de íons metálicos tóxicos. Os resultados da condutância variaram entre 56 e 68 µS e estão dentro da norma para água potável.





CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos concluiu-se que boa parte das concentrações de nitrato encontra-se acima do valor máximo aceitável pelas leis vigentes. Em relação ao pH, os valores estão ligeiramente abaixo daqueles ótimos, porém, apesar das altas concentrações de nitrato, a condutividade das amostras apresentou valores aceitáveis.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem à divisão de meio ambiente da UFRN – DMA e a Superintendência de Infra-estrutura pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1)CLESCERL, Lenore S. GREENBERG, Arnold E. EATON, Andrew D. Standard Methods for Examination of Water & Wastewater.20º Edition