ÁREA: Ambiental

TÍTULO: GESTÃO DE RESÍDUOS NO IQ-UFF - Parte III

AUTORES: PUGLIESI (UFF) ; ILDEFONSO V. R (UFF) ; SEABRA G P F (UFF) ; NASCIMENTO FILHO A P (UFF) ; VAZ G C S (UFF) ; CARVALHO P A M (UFF)

RESUMO: A exemplo de outras poucas co-irmãs brasileiras, a Universidade Federal Fluminense, em particular o Instituto de Química, implementou um programa de gerenciamento de resíduos químicos em seus laboratórios de ensino e de pesquisa. Como regra geral os resíduos de cada departamento, são tratados nos próprios laboratórios, usando critérios preestabelecidos pela comissão e monitorados pelos seus membros em cada departamento ou bolsistas envolvidos no projeto de Extensão em gestão ambiental. A destinação final tem sido feita para o aterro industrial, incineração e também por doação através bolsa de resíduos.

PALAVRAS CHAVES: rejeitos, gestão, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: A Universidade Federal Fluminense - UFF, já exibe uma consciência ambiental a longa data, haja vista os Projetos Ambientais existentes em nível de Graduação e Pós-graduação desenvolvidos em todo o Estado, além da implementação de um Programa de Coleta seletiva de lixo, dentro dos Campi da Universidade, utilizando reciclagem de material.
Com este perfil, cresce o interesse no destino final dos rejeitos gerados pelo Instituto de Química, despertando a preocupação com a questão ambiental em docentes e funcionários da Instituição, assim como nos alunos que formamos, envolvendo-os de forma ativa e participativa no programa. Com isto estaremos promovendo a Educação Ambiental de nossos docentes, funcionários e alunos.


MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados são os próprios resíduos gerados dentro do Instituto de Química da UFF, em seus cinco Departamentos de ensino (Analítica, Físico-química, Geoquímica, Inorgânica e Orgânica)e nos diversos laboratórios de pesquisa, num total de 48(quarenta e oito)laboratórios.
Os alunos de graduação de diversas disciplinas tratam ao final do semestre parte do resíduo produzido durante o curso,por exemplo soluções contendo cátions metálicos e alguns oxidantes,através neutralização e precipitação, o restante é feito por técnicos, bolsistas e estagiários do projeto de Extensão Universitária.
O levantamento dos rejeitos produzidos nos laboratórios de pesquisa, é uma prática regular, para que se faça um catálogo dos resíduos em função de suas compatibilidades e possam ser acondicionados em frascos maiores, já que em regra os laboratórios de pesquisa produzem pequena quantidade de resíduos mas uma grande variedade.
Os resíduos já saem dos laboratórios de origem tratados e rotulados e são encaminhados para o depósito que faz sua guarda temporária, até a destinação final.
Meios alternativos para que se consiga verba para que se possa mandar os resíduos a locais próprios de tratamento, como incineradoras, por exemplo, estão sendo propostos, como a venda de papéis, e este ganho será totalmente direcionado ao pagamento para os tratamentos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Desde o ano de 2005, o Instituto de Química já promoveu a destinação final de aproximadamente 30 toneladas de resíduos. Concluímos no final de 2006 a obra do depósito para guarda temporária,com uma capacidade de aproximadamente seis toneladas.A expectativa é de que em 2007 a quantidade de resíduos a ser encaminhada para queima ou aterro não ultrapasse a casa de uma tonelada, considerando a formação de sólidos, via precipitação das soluções produzidas nos departamentos de Analítica, Inorgânica, Físico-Química e orgânica.
Os cursos de gestão de resíduos e meio ambiente oferecidos para os cursos de graduação em particular para o curso de Química Licenciatura e Química Industrial, também renderam frutos junto ao corpo discentes e são disciplinas muito requisitadas, demonstrando o interesse dos nossos alunos sobre o tema.


CONCLUSÕES: O Programa de Gestão de resíduos no Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense obteve um crescimento considerável desde a sua criação. Os resultados se refletem principalmente no comportamento do corpo discente, que hoje exibe uma postura crítica e madura em relação a destinação final de todo o resíduo produzido nas aulas e estão cada vez mais preocupados em minimizar a geração destes resíduos nos ensaios e processos de síntese que lhes são propostos.

AGRADECIMENTOS: À Proex-UFF pelas bolsas de Iniciação e aos demais colegas do grupo pelo apoio e incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Não há