ÁREA: Ambiental

TÍTULO: MEIO AMBIENTE: O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS EM UM HOSPITAL.

AUTORES: ANDRADE,M.M;OLIVEIRA.D.F;ANDRADE,M.P.F (UNICAP;UEPB)

RESUMO: RESUMO: Não existem duvidas sobre a importância da atividade humana para o meio ambiente, no entanto, essa percepção não se tem traduzido em ações efetivas que possibilitem mudanças qualitativas na situação negativa em que se encontra, os sistema de gerenciamento de resíduos. Esse trabalho teve como objetivo compreender o uso da educação ambiental no sistema de gerenciamento de resíduos em um hospital. Procurou-se salientar a relação entre educação e meio ambiente em um hospital privado. Com isso, procurou buscar o conhecimento dos funcionários desse hospital no que diz respeito aos resíduos gerados no hospital.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: 1. educação ambiental, 2. resíduos, 3. meio ambiente.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A educação ambiental requer uma ação voltada para o desenvolvimento, procurando construir cidadãos críticos. A grande motivação para tratar os resíduos em um hospital privado veio do interesse da administração hospitalar, que armazenava os resíduos gerados à espera de um tratamento final adequado. No entanto, essa hercúlea tarefa foi resolvida pela criação de um programa de gerenciamento que teve por finalidade tratar os resíduos provenientes de todos os departamentos do hospital. Assim, os funcionários aprendem a fazer as “suas próprias”, a propor e checar hipóteses relevantes, visando a química ambiental e a educação ambiental. Esse hospital conta, para o seu funcionamento, com 155 funcionários integralmente dedicados, os mesmos, realizam o acompanhamento da gerencia de resíduos para que a mesma tenha um bom resultado no sistema de gerenciamento. Assim, a tomada de uma consciência ética com relação ao uso e descarte de resíduos buscando atingir os denominados 3R: Reduzir, reutilizar e reciclar tornou-se uma pratica constante no hospital. Daí acredito que é uma questão de cidadania – todo cidadão deve preservar o meio ambiente. O conhecimento sobre os resíduos no hospital é de suma importância na criação de um programa que avalie as condições de tais resíduos.

MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Esse trabalho refere-se a uma entrevista que consiste em um programa de gerenciamento de resíduos produzidos no hospital. Foi realizada em uma única etapa, etapa essa que consistia em determinar o conhecimento dos funcionários que trabalha no local, através de uma entrevista direcionada para 80 profissionais de saúde, com faixa etária entre 20 e 40 anos, a entrevista constava de uma única pergunta envolvendo os temas resíduos e educação ambiental, fazendo com que a administração do hospital entendesse melhor o conceito que esses profissionais tem em relação aos resíduos. Assim, foi implantado o sistema de gerenciamento de resíduos neste estabelecimento de saúde. Mediante isto, foi realizada oficinas, demonstrando aos funcionários como seria a implantação do gerenciamento de resíduos.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados obtidos através da entrevista chegam a impressionar, pois basicamente dos 100% dos funcionários não tinham conhecimento sobre o que era um sistema de gerenciamento de resíduos. Com a inserção deste trabalho no hospital em questão, houve uma inovação e uma investigação dos funcionários, estimulando nos mesmos, a deixarem de ser produtores direto dos resíduos e passaram a ser produtores de soluções para o gerenciamento. Assim, os funcionários tiveram a oportunidade de opinarem sobre o tema abordado. Os dados obtidos que foi de suma importância para a verificação e comprovação do bom resultado do objeto abordado e para se constatar a hipótese construída. Constatação essa tida por meio do posicionamento, tomado pela administração do hospital, que através de sua pergunta deixo claro a necessidade de implantar um sistema de gerenciamento para os resíduos originados no hospital. Esse perfil foi obtido não apenas pelo resultado da entrevista, mas também pelo acompanhamento e ações apresentadas pelos funcionários no decorrer de suas atividades, proporcionando assim a interação da química ambiental e a educação ambiental.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: A partir deste trabalho é possível concluir que a Educação Ambiental , veio para que haja um interesse por parte de todos cidadãos, e principalmente nas unidades de saúde, mesmo sendo um grande problema devido às dificuldades enfrentadas por estes estabelecimentos, devendo ser enfrentadas de frente, com bastante atenção, sensibilidade e dedicação por parte de todos que fazem a unidade de saúde. Com isso, contribuir de forma clara para que os resíduos originados na saúde não veia a degradar o meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS

1. MANUAL GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS -Publicação elaborada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM – sob o patrocínio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República – SEDU/PR. (2001)
2. CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO SENAC - SP. Programa de aperfeiçoamento em gestão de resíduos hospitalares. Alemanha, Düsseldorf, Maio/2000.
3. CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - Resolução nº 358 de 2005.
4.REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL. Edição 29 nº 28 de Janeiro/Fevereiro de 2001