ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELOS COMBUSTÍVEIS AUTOMOBILÍSTICOS PELOS ACADÊMICOS DO CURSO TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO AMBIENTAL DA UTFPR/CAMPUS MEDIANEIRA

AUTORES: LOBO, V. S. (UTFPR) ; MÜLLER, A. P. (UTFPR) ; EGGERS, C. (UTFPR) ; CICHOSKI, C. (UTFPR) ; REMOR, E. (UTFPR) ; LEDUR, F. (UTFPR) ; MARCHIOTTI, G. (UTFPR) ; SOUZA, G. (UTFPR) ; BRUXEL, R. L. (UTFPR)

RESUMO: Considerando a expansão do uso de combustíveis automobilísticos e a escassez dos recursos naturais, observam-se as buscas e os avanços tecnológicos para o desenvolvimento de novas fontes de energia. Os alunos do curso de Tecnologia em Gerenciamento Ambiental da UTFPR / campus Medianeira pesquisaram sobre a diferença entre os combustíveis já existentes e os que estão em desenvolvimento, averiguando a potencialidade, a disponibilidade e os conseqüentes impactos ambientais que estes podem gerar ao meio. Comparando os combustíveis alternativos já disponíveis no comércio, verificou-se que o etanol é o melhor combustível por ter uma boa disponibilidade, podendo aumentar a produção com o aumento do cultivo de cana-de-açúcar, e por poluir menos do que os outros combustíveis.

PALAVRAS CHAVES: combustíveis automobilísticos; impactos ambientais; disponibilidade

INTRODUÇÃO: A expansão do uso de combustíveis automobilísticos e a escassez dos recursos naturais conduzem às buscas e aos avanços tecnológicos para o desenvolvimento de novas fontes de energia. Entretanto, observa-se que os combustíveis obtidos de fósseis, sendo os mais usados atualmente, vêm sendo considerados os mais poluentes e causadores do efeito estufa durante a sua queima. Com isso, os alunos do 6º período do curso de Tecnologia em Gerenciamento Ambiental da UTFPR / campus Medianeira sentiram a necessidade de buscarem informações e estudarem com mais ênfase sobre a diferença entre os combustíveis já existentes e os que estão em desenvolvimento, averiguando a potencialidade, a disponibilidade e os conseqüentes impactos ambientais que estes podem gerar ao meio.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado através de pesquisas e discussões durante as aulas sobre os tipos de energia na disciplina de Processos Industriais III. As pesquisas foram realizadas, fazendo-se revisões bibliográficas sobre os principais tipos de combustíveis automobilísticos utilizados hoje e todos os que estão em desenvolvimento, incluindo gás hidrogênio e biodiesel. Entre todos os combustíveis pesquisados, fez-se escolha dos combustíveis alternativos utilizados atualmente para a escrita do trabalho, etanol e gás natural, a fim de entender as diferenças entre os existentes no mercado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O gás natural (GN) é extraído de jazidas naturais subterrâneas, mas pode ser obtido através da decomposição de matéria orgânica (gás natural sintético). Como as pesquisas de obtenção e utilização do GN sintético ainda não são suficientes para a produção para o consumo, verifica-se que é um combustível que pode estar com a sua disponibilidade diminuindo a cada dia. Entretanto, o seu impacto ambiental é menor, pois emite 30% a menos de gás carbônico do que os outros combustíveis, além de não emitirem cinzas com a sua queima. Já o etanol é obtido de fontes naturais renováveis, porém a cana-de-açúcar, de onde se obtém o álcool etílico após processo de fermentação e destilação, necessita de uma grande área de cultivo e pode destruir o solo de onde é cultivada. Os seus impactos ambientais têm diminuído durante as colheitas da cana-de-açúcar, pois, antes, eram realizadas queimadas o que eliminava uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera. Hoje, no cultivo da cana, já são utilizadas colheitadeiras mecânicas, reduzindo os efeitos poluentes da colheita, graças às novas tecnologias desenvolvidas para o campo. Desta forma, as novas tecnologias têm contribuído para o aumento de produção do combustível etanol, a partir das quais podem-se utilizar todas as partes da planta para a produção de etanol.

CONCLUSÕES: Considerando as questões de disponibilidade de obtenção e os seus impactos ambientais, conclui-se que entre os dois combustíveis comparados o etanol é o melhor, já que é de fácil obtenção por cultivo de cana-de-açúcar e por poluir menor do que os outros combustíveis disponíveis. Desta forma, as pesquisas estão contribuindo para o controle ambiental em nosso país.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, J. P. A. R.; BARBOSA, J. A. PRODUÇÃO DE BIODIESEL: UM CASO ALEMÃO. II Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Universidade Federal de Lavras e Prefeitura Municipal de Varginha.

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