ÁREA: Ambiental

TÍTULO: PROJETO DE EXTENSÃO ANÁLISE DE ÁGUAS, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

AUTORES: FIELD´S. K.A.P. (ILES/ULBRA) ; CARVALHO, C.A. (ILES/ULBRA) ; BARROS, M.A. (ILES/ULBRA) ; QUINTINO, C.P. (ILES/ULBRA) ; SANTOS, L.C. (ILES/ULBRA) ; VIEIRA, M.R. (ILES/ULBRA) ; OLIVEIRA, L.B. (ILES/ULBRA) ; CHAVES, D. A. (ILES/ULBRA) ; ANDRADE, K.M. (ILES/ULBRA)

RESUMO: O projeto de extensão analise de água de alguns Bairros carentes de Itumibiara -GO tem como objetivo articular o ensino e a pesquisa às necessidades da sociedade possibilitando aos acadêmicos uma prática profissional que contribua para a sua formação. Assim, foram realizadas análises de água de poços observando parâmetros físico-químicos, tais como temperatura, cor, odor, pH, turbidez, cloro residual, ferro, nitrogênio amoniacal, fosfato, dureza total e cloreto e ainda analisou coliformes fecais, totais e salmonelas. Estas analises foram feitas utilizando-se do ecokit técnico e dO kit microbiológico. Além da capacitação de 10 alunos, constamos um número elevado de coliformes fecais.

PALAVRAS CHAVES: extensão, água, parâmetro de qualidade.

INTRODUÇÃO: No ano passado, foi realizado um projeto intitulado “Aldeia da Cidadania”, onde foram realizados vários atendimentos a população carente de alguns Bairros da cidade de Itumbiara – Goiás. Neste evento a população solicitou que se fizesse análises da qualidade da água consumida, pois a maioria desta população consome água proveniente de poços.
Sabe-se que a água é um elemento essencial à vida, porém pode trazer riscos à saúde em face de sua má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos por isso, o homem deve estar atento aos fatores que podem interferir negativamente na qualidade da água que consome e no seu destino final. Assim, partindo da necessidade do grupo e um anseio da comunidade, propôs-se um projeto de extensão sobre Análise de Águas de poços utilizados para o consumo humano em alguns Bairros carentes da cidade de Itumbiara – GO. O presente projeto de extensão universitária deve ser entendido como um conjunto de atividades de caráter educativo e científico, desenvolvido através de ações sistematizadas voltadas a questões sociais relevantes e tem como objetivo geral articular o ensino e a pesquisa às necessidades da sociedade possibilitando aos acadêmicos uma prática profissional que contribua para a sua formação social. E como objetivos específicos realizar análises de água observando parâmetros físico-químicos, tais como: temperatura, aspecto, cor, odor, pH, turbidez, cloro residual, ferro, nitrogênio amoniacal, fosfato, dureza total e cloreto. E analisar coliformes fecais, totais e salmonelas


MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos envolvidos no projeto foram capacitados para analisar e interpretar os parâmetros da qualidade da água estabelecida pela resolução 357 do CONAMA. Esses alunos foram capacitados para manipular o Kit de análise de águas (Ecokit técnico) e o Kit Microbiológico E.Colli, Coliformes e Salmonellas.
Foram realizadas seis analises de água distribuídas nos seguintes Bairros Norma Gibaldi, Remy Martins e Ladário Cardoso. As análises foram feitas de acordo com o manual do Ecokit técnico


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através das análises foi constatado que em todas as casas a água está com o nível de dureza acima do parâmetro, isso significa que a água está com altas concentrações de íons cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+), essa água é chamada de água “dura”, pois não permite a formação de espuma dificultando a limpeza. Essa dureza pode ser proveniente da dissolução desses metais em minerais do solo que chegam até os poços. Essa dureza pode ser diminuída com um tratamento da água com fosfato, pois este complexa os íons cálcio e magnésio retirando-os da água (nas análises não foi constatada a presença de fosfato ( VON SPERLING, 1995).
Foi observado também que as análises identificaram níveis significativos de cloreto, isso pode ser proveniente da pouca distância entre o poço e a fossa, pois o cloreto é encontrado em esgotos sanitários, já que é excretado pela urina. Deve levar em consideração que os poços observados não eram corretamente tampados, alguns eram abertos constantemente, o que facilita a excreção de urina diretamente no poço por crianças. O alto índice de cloreto pode corroer estruturas hidráulicas e interferir nas análises de nitratos e coliformes fecais.
Outras análises que chamou a atenção do grupo foram de coliformes totais e fecais, pois em algumas casas o nível foi muito acima dos parâmetros. Isto pode ser conseqüência das condições de conservação e localização do poço. Algumas casas possuíam animais que transitavam livremente em volta do poço excretando urina e fezes, alguns não eram tampados e muito perto de fossas sépticas. A presença de coliformes fecais e totais pode acarretar em doenças, como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera.


CONCLUSÕES: Este trabalho possibilitou o envolvimento dos alunos com a comunidade carente e incentivou a pesquisa e a extensão. Os alunos souberam avaliar os parâmetros da qualidade da água na prática, tecendo argumentos para os resultados obtidos.

AGRADECIMENTOS: A Furnas Centrais Elétricas S.A

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Resolução 357 do CONAMA. Disponível em http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf, acessado em 10 de abril de 2007
VON SPERLING, Marcos. “Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos”.Belo Horizonte, Departamento de Engernharia Sanitária e Ambiental.UFMG, volume 1. 1995.