ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DO DIÓXIDO DE NITROGÊNIO POR AMOSTRAGEM ATIVA EM MANAUS - AM

AUTORES: COSTA, E.C. (UFAM); SARGENTINI JUNIOR, É. (INPA) ; NOVAES, JUSSIVAL DE ABREU PEREIRA (INPA) ; MARINHO, NAJARA DA SILVA (UFAM) ;

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo fazer uma avaliação do comportamento do dióxido de nitrogênio (NO2) ao longo do dia usando técnica ativa de amostragem. O ponto de amostragem escolhido foi o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus – AM, onde foram realizadas amostragens no período de 7 as 18 horas na semana de 5 a 9 de junho de 2006 e no dia 28 de maio de 2007. Os níveis de NO2 variaram de 2,9 ± 0,3 a 57,4 ± 2,3 µg m-3 de NO2. Os menores níveis foram obtidos nos períodos de maior insolação e em dias chuvosos. Os maiores níveis foram nos horários de maior tráfego de veículos com baixo índice pluviométrico.

PALAVRAS CHAVES: dióxido de nitrogênio, amostradores ativos, poluição atmosférica

INTRODUÇÃO: Os óxidos de nitrogênio (NOx) são formados em todas as combustões independentemente da composição do material queimado. O tempo de residência do NO2 na atmosfera é de um dia, isto significa que quando emitido pode atuar na região em que o vento conseguir levá-lo nessas 24h, o que pode significar quilômetros de distância. O NO2 é um poluente secundário encontrado em quantidade significativa na atmosfera das metrópoles apresentando papel relevante na química atmosférica (ROCHA et al, 2004). A emissão direta de NO2 para atmosfera é pequena e a rápida oxidação do óxido nítrico (NO) é a sua principal fonte (UGUCIONE et al, 2002). Nas grandes cidades, a maior emissão dos compostos de NOx está relacionada com a emissão veicular (ROCHA et al, 2004) e suas concentrações são dependentes das condições meteorológicas e químicas da atmosfera (MACKENZIE et al, 1995). A proposta deste trabalho foi fazer um acompanhamento dos níveis do NO2 ao longo do dia verificando-se a influência das emissões veiculares e de alguns fatores meteorológicos nos níveis de NO2, usando técnica de amostragem ativa. Esta técnica permite determinar concentrações de NO2 ao longo do dia com boa sensibilidade em um curto período de tempo. (UGUCIONE et al, 2002).

MATERIAL E MÉTODOS: As amostragens foram feitas no INPA, localizado na Av. André Araújo no bairro do Aleixo em Manaus – AM, em meio há uma grande vegetação e rodeado por avenidas extremamente movimentadas, especialmente nos horários de grande tráfego de veículos (de 7 as 9 e por volta das 18h). Instalou-se uma estação agrometeorológica no local, para verificação dos efeitos de chuva nos níveis de NO2. Preparou-se cartuchos de amostragem contendo sílica gel imobilizada com grupos octadecil (C-18), que foram lavados com 10 mL de solução de metanol 5% (v/v). O excesso de solução foi retirado passando-se uma corrente de ar limpo. Em seguida,os cartuchos foram impregnados com solução de trietanolamina (TEA). Após a impregnação os cartuchos foram envolvidos em papel alumínio, armazenados em tubos de vidro e colocados no refrigerador até o momento da amostragem (UGUCIONE et al, 2002). Para amostragem do NO2, os cartuchos foram conectados a uma bomba de aspiração com vazão de 0,55 L min-1, por um período de duas horas. O cartucho amostrado foi eluído com 10 mL de solução de metanol 5% (v/v). O NO2 absorvido é analisado na forma de nitrito por técnica espectrofotométrica em 540 nm utilizando-se o método de Griess-Saltzman modificado (UGUCIONE, 2002).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos para as amostragens feitas no INPA no período de 5 a 9 de junho de 2006 e 28 de maio de 2007 estão apresentados na Figura 1. No período de 5 a 9 de junho de 2006, nota-se um perfil similar, com maiores índices no início da amostragem, declínio durante o dia e um leve aumento no final da tarde. No início e final da amostragem os níveis de concentração de NO2 são maiores provavelmente devido ao grande fluxo de veículos. A redução da concentração de NO2 no período entre 10 e 13 h foi semelhante a obtida por UGUCIONE et al (2002) em amostragens na cidade de Araraquara – SP e pode estar relacionada ao efeito da radiação solar. Isso, pode ser explicado pelo modelo usual de reações fotoquímicas envolvendo compostos de nitrogênio, que na presença da luz solar o NO2 sofre dissociação (ROCHA et al, 2004). Na amostragem do dia 28 de maio, observou-se um comportamento diferenciado do período analisado em 2006. Os níveis foram menores que no ano anterior e a concentração praticamente constante a partir do meio dia, podendo está relacionado às condições climáticas devido a ocorrência de chuvas no período de amostragem com índice pluviométrico de 94,5 mm. A partir das 10h houve aumento na concentração provavelmente pelo fluxo de veículos e a pouca radiação solar neste dia. Os maiores níveis obtidos foram nos dias 5 e 9 de junho possivelmente relacionados com o movimento intenso de veículos no primeiro e último dia útil da semana. O dia 5 de junho teve um índice de chuva de 36,3 mm no período de amostragem, esta chuva continuou durante a noite e provavelmente limpou a atmosfera, podendo ter interferido nos níveis dos dias 6 e 7 de junho. No dia 8 não choveu, entretanto os níveis de concentração de NO2 foram menores, provavelmente devido a chuva do dia anterior.



CONCLUSÕES: A técnica de amostragem ativa permitiu monitorar o comportamento dos níveis de concentração de NO2 ao longo dos dias amostrados. Observou-se maiores níveis nos horários de maior tráfego de veículos. Os resultados obtidos foram semelhantes aos de Ugucione, et al (2002), comprovando-se que os níveis de NO2 variam ao longo do dia e sazonalmente acompanhando as mudanças de intensidade de luz solar e sendo influenciada também por fatores meteorológicos e pela atividade humana. O método é de fácil manuseio e baixo custo, mostrando-se capaz de fazer o monitoramento da atmosfera com maior eficiência ao longo do dia.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq e ao INPA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACKENZIE, A. R.; HARRISON, R. M.; COLBECK, I.; Clark, P. A. e VAREY, R. H. 1995. Science of Total Environmental, 159, 91-99. NONOMURA,M.; HOBO, T. 1998. Simultaneous determination of sulphur oxides, nitrogen oxides and hydrogen chloride in flue gás by means of na automated íon chromatographic system. Journal of Chromatography A, 804: 151-155.
ROCHA, Júlio César; ROSA, André Henrique; CARDOSO, Arnaldo Alves. Introdução a Química Ambiental. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 154p.
UGUCIONE, C.; GOMES, J. A.; CARDOSO, A.A. 2002. Método colorimétrico para determinação de NO2 atmosférico com pré-concentração em coluna de C-18. Química Nova, 25: 353-357.