ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: APROVEITAMENTODE CASCA E OURIÇO DE CASTANHA-DO-BRASIL COMO ADUBO ORGÂNICO

AUTORES: MENDES, A., MORAES, G.L., SENA, L.S. (UFPA,UEPA)

RESUMO: RESUMO: Em muitas cidades amazônicas a casca e o úrico da castanha-do-brasil (Bretholletia excelsa H.B.K) ainda não tem uma finalidade objetiva por aparentemente não agregar valor econômico sendo considerado por muitos um rejeito. Este trabalho fundamenta-se na avaliação do aproveitamento desse rejeito para a elaboração de adubo orgânico, o que se torna viável devido a disponibilidade desse material na região. A casca da amêndoa e o ouriço da castanha-do-brasil (Bertholletia axcelsa H.B.K) foram analisados utilizando-se metodologias oficiais e obteve-se resultados quantitativos expressivos de teor de matéria orgânica (volumetria de oxi-redução), e presença de alguns micronutrientes como: cálcio e magnésio (volumetria de complexação), fósforo e ferro (espectrofotometira).

PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: adubo orgânico; castanha; nutrientes.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Muitos pesquisadores têm realizado estudos em busca de alternativas que visem o melhoramento do solo a partir do que a própria natureza dispõe. São exemplos relevantes a utilização do caroço de açaí (Euterpi olearacea, M) e restos de frutas e vegetais. A Amazônia é uma região de alta densidade vegetal, entretanto os solos amazônicos não são férteis como se poderia imaginar. Dados oficiais apontam que em sua quase totalidade esses solos são pobres em nutrientes.
Muitas famílias amazônidas sobrevivem da agricultura familiar e não dispõe de poder aquisitivo para comprar insumos que recuperem os solos muitas vezes desgastados. Partindo dessa problemática faz-se necessário desenvolvimento de alternativas que ofereçam suporte técnico para o tratamento dos solos amazônicos utilizando-se o que a própria floresta oferece. Após meses analisando o teor de umidade, matéria orgânica, cálcio, magnésio, fósforo e ferro este trabalho apresenta uma alternativa para a adubação do solo a partir da casca da amêndoa e do ouriço da castanha-do-brasil.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Para a realização deste trabalho obteve-se as amostra de ouriço e casca de castanha-do-brasil nos mercados da cidade de Belém. As amostras foram trituradas em moinho e peneradas (d= 1mm) e estocadas em frascos de vidro com tampas plásticas. Para as determinações analíticas empregaram-se métodos oficiais. Para determinação da umidade empregou-se o método gravimétirco, secando-se massas conhecidas das amostras em estufa elétrica a 110ºC até a obtenção de massas constantes a determinação indireta da orgânica (MO) foi feita através da volumetria de oxiredução (dicromatometria) usando-se o método Walkley-Blak (WALKLEY; BLECK, 1934). Para a determinação de cálcio, magnésio, fósforo e ferro, insinerou-se massas conhecidas das amostras a 600ºC em mufla elétrica. Os resíduos obtidos foram solubilizados em meio ácido e diluído a volumes conhecidos. Para a determinação de cálcio e magnésio empregou-se a volumetria de complexação (CHAPMAM; PRATT, 1973) usando-se o Na2-EDTA como titulante e eriocromo blek T e ácido calconcarboxílico como indicadores metalocrômicos. Nas determinações de ferro e fósforo foi empregado o método espectrofotométrico (BRAGA; DEFELIPO, 1974; CHAPMAM; PRATT, 1973).
Na determinação de ferro empregou-se a ortofenantrolina como complexante, enquanto que na determinação de fósforo foi usado o azul de molibidênio como complexantee ácido ascóbico como redutor. Todos os reagentes utilizados nas análises são de grau analítico.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos nas análises são mostrados na tabela 1.
Conforme os resultados obtidos, pode-se observar uma umidade significativa conforme o esperado, dada às condições climáticas da região amazônica. Quanto à matéria orgânica os teores obtidos foram elevados mostrando assim a viabilidade da aplicação deste rejeito como fonte de adubação orgânica visando a melhoria das propriedades físicas, físico-químicas e químicas dos solos da região. Quanto ao cálcio, magnésio, fósforo e ferro apresentam valores relativamente baixos comparando-se com as tabelas oficiais de análises de vegetais (CHAPAMAM; PRATT, 1973




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: De acordo com os teores obtidos de matéria orgânica e de nutrientes pode-se indicar a casca e o ouriço de castanha-do-brasil como adubo orgânico levando-se em conta o teor de matéria orgânica que é imprescindível nos solos, haja vista, as melhorias que a mesma propicia tais como: poder tamponente, regulador da liberação de nutrientes, torna o solo mais friável, minimiza as erosões, retém a água por mais tempo, etc. A utilização desse rejeito torna-se viável devido a grande disponibilidade do mesmo na região.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Agradeço ao Ilustre Profº Afonso Mendes Msc. em análises químicas que possibilitou a realização deste trabalho bem como a Profª Luciana Sena Msc

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRAGA, J.M.; DEFELIPO, B.V.Determinação espectrofotométrica de fósforo em extratos de solo e material vegetal, Minas Gerais, 1974.CHAPAMAM, H.D.; PRATT, P.F. Métodos de análisis para suelos, plantas y águas. México, 1973. WALKLE, A.; BLACK, I.A. Na examination of Degtjareff method for determinig soil organic matter and a proposed modification of the choromic acid tritation method, 1934.