ÁREA: Química Tecnológica

TÍTULO: Desenvolvimento de Novos Produtos para uma Industria de Cosmeticos: Uma Visao Gerencial

AUTORES: MELO, D. R. (CEFET-GO) ; CARDOSO, R. S. (CEFET-GO) ; SOUSA, L. C. A. (CEFET-GO) ; SANTOS, J. R. C. (CEFET-GO)

RESUMO: AFIM DE CONSOLIDAR O PAPEL DO QUIMICO NO GERENCIAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS PARA UMA INDUSTRIA DE COSMETICOS E AUXILIAR NA FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO GERENCIAL, FOI PROPOSTO UM MODELO DE FASES BASEADO NA LITERATURA EXISTENTE, ATRAVES DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO E ESTUDO DE CASO. O MODELO CONSTA DAS SEGUINTES FASES: AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES, CRIAÇÃO DO PRODUTO, ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA, DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA TÉCNICO E DA PRODUÇÃO E LANÇAMENTO DO PRODUTO. ESTE MODELO SERVIRA DE REFERENCIA E APOIO PARA INDUSTRIAS QUE PROCURAM IMPLEMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS AUMENTANDO ASSIM SEU MARKET SHARE E SUA LUCRATIVIDADE, VISANDO UM MELHOR CONTROLE DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS, DO AMBIENTE INTERNO DA INDUSTRIA E AUMENTANDO O CICLO DE VIDA DO PRODUTO COSMETICO.

PALAVRAS CHAVES: desenvolvimento, cosmeticos, gerenciamento

INTRODUÇÃO: O profissinal quimico deixou de ser uma figura puramente técnica e indorporou funções gerenciais, aliando o conhecimento técnico ao humano e organizacional. Desenvolvimento de Novos Produtos(DNP) é toda e qualquer ação ou processo de estratégia, geração de conceito, avaliação do plano de produto de marketing e comercialização destinado a implementação de uma nova oferta(CRAWFORD, 1997).Entre as estratégias de organizações competitivas pode-se destacar o contínuo desenvolvimento e lançamento de produtos novos, o que é realizado em virtude da necessidade de substituição daqueles que já não proporcionam benefícios importantes. Ou seja, em razão da percepção de possibilidades que permitem aumentar a receita, o lucro, a participação de mercado, o espaço nos pontos de venda ou a fidelidade dos clientes. As organizações a todo o momento introduzem novos produtos no mercado (OLIVEIRA & MATTAR, 2003).O projeto de DNP passa a ser um elemento de vantagem competitiva, podendo ser diferenciado quanto a seu custo, com menor número de peças, mais padronização, mais modularidade, etc., e a sua qualidade, robustez e inexistência de falhas (estudos demonstram que a maioria – até 80% - dos problemas de qualidade dentro de uma indústria decorre do projeto e não dos processos produtivos) (MARTINS & LAUGENI, 1999). A preocupação não é somente o fato de haver mudanças, mas a velocidade e a incerteza de como elas acontecem. O fato é que as empresas necessitam de estratégias que as mantenham competitivas e simultaneamente lucrativas, mesmo sabendo que o ambiente está e continuará sendo turbulento. Diante disso, propor um modelo de DNP atual, versátil, coerente com as novas realidades da Industria de Cosmeticos, e auto-sustentável passa a ser primordial para o sucesso de uma empresa.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para este trabalho foi o levantamento bibliografico e de dados, atraves tambem do estudo de caso, com Industria de Cosmeticos situada em Goiania, Goiais, Brasil.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O gerenciamento do DNP pelo quimico é coerente por ser este um "tradutor" das informações levantadas pelo setor de marketing em produto final adequado, seguro e lucrativo. O modelo de fases proposto é idealizado na figura 01. Toda oportunidade deve ser avaliada em termos de sua possivel agregação de valor pra o cliente, assim a inovação deve estar ligada à percepção das pessoas, suas expectativas, valores, necessidades e desejos. A criação do produto contempla os passos de geração e seleção de novas idéias, que se concretizam no conceito e teste do novo produto potencial. Se o cliente vê um diferencial competitivo em relação aos outros produtos e se estaria disposto a adquirir esse produto, a sua posição de posicionamento vai de encontro ao desejado pela Industria (BUSS, 2002). A elaboração da estratégia define qual será a visão de posicionamento do produto da Industria para o mercado. O desenvolvimento do sistema tecnico e da produção concretiza o conceito de produto e as etapas de produção necessarias. Os teste de protótipo são realizadas em laboratório com objetivo de adequar e verificar dimensões, design, segurança, consistencia, aceitação, entre outros. A estrategia de lançamento é a fase comercial do processo e deve ser planejada durante todo o processo. O quimico é o profissional mais indicado para esta à frente destas transformações dentro do ambiente industrial.



CONCLUSÕES: Implementar um modelo de DNP adequado para a sua realidade e seu tipo de negócio é importante para que a indústria deixe de apenas “copiar” a concorrência e passe a produzir inovações, buscando novos clientes e novos mercados. A expansão dessas áreas aliada a qualidade dos produtos significa maior lucro, fidelidade dos clientes e novos mercados. A inserção do quimico nesse processo é um diferencial empresarial de sucesso.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUSS C. O. Cooperação Interfuncional no Desenvolvimento de Novos Produtos: A Interface Marketing-Engenharia. Dissertação (Mestrado) – UFRGS, Escola de Administração. Porto Alegre, 2002.
CRAWFORD C. M. New products management. 5th ed. Burr Ridge, Ill, Irwin, 1997.
OLIVEIRA B.A.C.; MATTAR F.N. Um estudo acerca das estratégias de extensões de marca e de linha de produtos. Revista de Administração Mackenzie. Ano 2, nº 2. p.39-54. 2003.