ÁREA: Alimentos

TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL E DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE FORTALEZA-CE

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; CAMARGO, A.C.P. (UECE)

RESUMO: O setor de águas minerais vem crescendo rapidamente no Brasil; o baixo consumo per capita no país implica que ainda existe um amplo espaço para crescimento da demanda, fato esse que tem uma relação direta com a busca do consumidor por saúde, e bem-estar. O trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de água mineral em garrafões de 20 litros mais vendida no estado do Ceará e comercializada na cidade de Fortaleza. Foram realizadas análises diárias de amostras representativas, submetidas a determinação de Coliforme Total e Escherichia Coli através do método cromogênico. Pelas analises realizadas observou-se resultados satisfatórios para a ausência de Coliforme Total e Escherichia Coli. Em pesquisa realizada os clientes avaliaram satisfatório a aceitação da água mineral.

PALAVRAS CHAVES: água mineral

INTRODUÇÃO: Desde a época dos Romanos a água mineral tinha um papel de destaque através das práticas de banhos termais. No século XVI, a região denominada pelos índios de Bateias era rica em fontes hidrominerais (http://www.ambientebrasil.com.br, 2007). Mas foi na Gália que surgiu o comércio de água mineral, comercializada como água medicinal. No século XVII, na França, Henri IV regulamentou o comércio de água mineral. Nasce no século XIX, em função de suas curas, a indústria de envasamento de água mineral frascos. As fontes de água mineral recebiam nomes de santos porque a igreja acreditava na cura por meio das propriedades milagrosas da água mineral e as colocava sob a proteção de um santo (MACEDO, 2001). Estima-se que o volume total de água na Terra seja de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos; cerca de 2/3 da superfície do planeta (http://www.meioambiente.pro.br, 2007). Apesar dessa aparente abundância, a disponibilidade de água limpa no planeta vem decrescendo ano a ano, o que gera uma preocupação com a qualidade da água para ingestão humana. Uma alternativa para essa situação foi o advento do mercado consumidor de água mineral. A produção de água engarrafada no cenário brasileiro manteve-se estável até 1968, quando a Indaiá, empresa envasadora de água mineral do Grupo Edson Queiroz, lançou o garrafão de vidro de 20 litros. Essa iniciativa revolucionou o mercado de água engarrafada, já que possibilitou a inserção de água mineral nas empresas de uma forma geral (MACEDO, 2001). A crescente tendência do mercado na preferência por bebidas naturais, na busca de saúde e bem-estar, destaca a água mineral como o produto com a maior sintonia com esses valores. Este trabalho se propõe avaliar a qualidade microbiológica da água mineral mais comercializada no Ceará.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram escolhidas amostras representativas diárias da água mineral 20 litros comercializados em Fortaleza-CE. Analisou-se 115 amostras de águas minerais, lacradas e sem qualquer possibilidade de contaminação externa. Paralela as análises foram realizadas entrevistas com 1067 clientes. Esta técnica foi desenvolvida, baseada em tecnologia originalmente designada para a identificação de microrganismos através de analises de suas enzimas constitutivas, utilizando um substrato definido apenas para os microrganismos-alvo que se quer modificar. A tecnologia utilizada é denominada auto-analise, porque uma variação de cor é produzida pelo microrganismo pesquisado, sem nenhuma necessidade de testes confirmativos. A pesquisa de coliformes totais e E.coli em amostras de água mineral, através dessa técnica, requer apenas a adição de um volume específico em um frasco estéril já contendo a quantidade de substrato, na forma de pó, com posterior incubação, sendo os resultados finais obtidos em 24 horas. Para coliformes totais, o ONPG (orto nitrofenol B-D galactopiranosídeo), que atua como um sistema nutriente-indicador é usado para detectar a enzima B-D galactosidase, que é produzida por todos os coliformes e que hidrolisa a molécula de ONPG liberando uma substancia cromogênica amarela, sendo esta a indicação de um resultado positivo de coliformes totais em 24 horas. Para determinação de E.coli incorporou-se na composição do meio o substrato MUG (4-methylumbelliferyl B-D glucoronide), sendo liberado o 4-methylumbelliferone que, quando exposto a luz ultra-violeta (366 nm) apresenta fluorescência difusível de cor azul(SANCHEZ,1999). As operações de captação, armazenamento, filtração e adição de CO2 não devem alterar a composição original (BRASIL,1999).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados para coliformes totais, como também para E. coli foram negativos. Portanto de acordo com Resolução RDC nº 275, de 22 de setembro de 2005, que aprova o Regulamento técnico de características microbiológicas para água mineral natural e água natural, amostras encontram-se dentro dos padrões (BRASIL, 2005). Através de coleta de dados mediante a entrevista com 1067 pessoas no período de julho de 2007 obtivemos o resultado positivo quanto a satisfação dos clientes com relação: aparência do produto (86,75%), qualidade do produto (89,45%) e sabor do produto (85,94%). A estratégia de crescimento das grandes empresas instaladas no Brasil tem sido investir na diferenciação de seu produto envasado. Essa diferenciação se dá através da personalização de embalagens, formato e cor envolvendo o marketing em nichos de mercado como os desportistas, hóspedes de hotéis de luxo e donas de casa dentre outros. Mas, a grande maioria do setor empresarial por várias razões ainda não empreendeu de forma persistente a tarefa de propagar o diferencial do seu produto através dos meios de comunicação, divulgando os atributos de água natural, pura e indicada para a saúde (http://www.dnpm.org.br, 2001).



CONCLUSÕES: Pelas analises realizadas os resultados obtidos foram satisfatórios para a ausência de coliformes totais e E.coli em todas as amostras investigadas. Pela pesquisa realizada os resultados obtidos foram satisfatórios com relação a pesquisa de satisfação de clientes confrontados com objetivo da empresa que é atingir no mínimo 80 % nível de satisfação com relação aos atributos definidos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: A ORIGEM DA ÁGUA MINERAL. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br. Acesso em 05 ago. 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n. 275. Regulamento Técnico de Características Microbiológicas para Água Mineral Natural e Água Natural . D.O.U DE 23.09.2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução no 310, de 16 de julho de 1999. Regulamento técnico referente a Padrões de Identidade e qualidade para água mineral natural e água natural. Revista Água Mineral, ago/out, 1999.
GUIA AVANÇADO SOBRE ÁGUA SUBTERRÂNEA: O CICLO HIDROLÓGICO. Disponível em: http://www.meioambiente.pro.br. Acesso em: 05 ago. 2007.
MACEDO, J.A.B. Águas & Águas. São Paulo: Varela, 2001.
SANCHEZ, P. S. Atualização em técnicas para o controle microbiológico de águas minerais. São Paulo: Mackenzie, 1999.
SUMÁRIO MINERAL 2001. Disponível em: http://www.dnpm.gov.br. Acesso em 07 set. 2007.