ÁREA: Alimentos

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE METAIS EM AMOSTRAS DE MASSA DE MANDIOCA BRANCA (Manihot esculenta), ACARÁ-PARÁ, POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA.

AUTORES: FURTADO,D.M.S (UFPA) ; PINTO, R.A (UFPA) ; MÜLLER, R.C.S (UFPA)

RESUMO: Este trabalho visou determinar Fe, Ca e Mg em amostrasde massa da mandioca, coletada em uma plantação no município do Acará-Igarapé Itapecuru, no Sitio Fé em Deus localizado no estado do Pará, em dois períodos sazonais distintos e avaliar o valor nutricional desse alimento. A mandioca (Manihot esculenta) é hoje a mais importante cultura de subsistência tropical do mundo, a quarta mais importante cultura de produção de alimentos e principal na região tropical.As determinações foram efetuadas de acordo com as técnicas descritas por (SILVA, 1999) e foram determinados por FAAS seguido da avaliação estatística dos dados. Com isso, buscou-se fornecer informações sobre a composição química do produto, frente a sua importância econômica e nutricional para a região.

PALAVRAS CHAVES: mandioca, metais, absorção atômica.

INTRODUÇÃO: A mandioca (Manihot esculenta, Crantz) é uma raiz tuberosa cuja fécula é largamente utilizada na indústria de alimentos, mas também usada nas indústrias têxtil, papelaria, mineração, petroquímica, tratamento de água, farmacêutica e outras.
A farinha de mandioca é produzida em diferentes regiões do Brasil e faz parte do hábito alimentar do brasileiro. Caracteriza-se em um alimento de alto valor energético, possui teor elevado de amido, contém fibras e sais minerais como cálcio, magnésio e ferro. Entre os diferentes estados, os do Norte e Nordeste consomem quantidades de farinha de mandioca bem maiores que os demais.
É grande a dificuldade em se estabelecer o estado nutricional dos indivíduos de uma população em relação aos minerais, pois ainda não existem parâmetros bem definidos para a maioria dos elementos (Cozzolino, 1997).
Muitos metais estão na natureza em forma de minerais que são elementos inorgânicos amplamente distribuídos e que, no organismo, desempenham uma variedade expressiva de funções metabólicas que incluem ativação, transmissão e controle (Williams, 1997).
Sabe-se que um grade número de elementos minerais são essenciais para a nutrição humana e desempenham funções especificas no organismo (FRANCO, 1998 e HARPER, 1982)
Em geral, o consumo de uma alimentação balanceada, com o fornecimento adequado de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal, normalmente é suficiente para suprir as necessidades nutricionais de minerais. Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los. Estando a mandioca nesse contexto, determinou-se os conteúdos de Fe, Ca e Mg sendo estes minerais de grande importância na nutição humana

MATERIAL E MÉTODOS: A mandioca em estudo foi extraída no município do Acará – Igarapé Itapecuru (aproximadamente 30 km do município do Acará) no Sítio Fé em Deus. A coleta foi realizada em dois períodos: Período chuvoso (dezembro- maio), as mandiocas estavam com 7 meses de plantio, e no período seco (junho- novembro), as mesmas já estavam com 12 meses de plantio. Nos dois períodos de amostragem foram coletadas 3 (três) amostras de 5 (cinco) pontos eqüidistantes (A, B, C, D e E) codificação para a 1ª amostragem e (F, G, H, I e J) para 2ª amostragem, cuja localização está indicada na Figura 1.
Após a amostragem, os processos realizados foram:Extração da massa (descasque, lavagem, ralagem, para obtenção da massa), determinação de umidade pelo método direto, com utilização da estufa, homogeneização (redução a partículas menores) e digestão do material, sendo esta ultima feita por via úmida (HNO3/ HClO4 ), realizada em bloco digestor,todos esses procedimentos foram baseados por SILVA,1999(Manual de Análises Químicas de Solos, Plantas e Fertilizantes).A leitura das amostras foram feitas por FAAS, executadas no Laboratório de Química Analítica da Universidade Federal do Pará (UFPA).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como determinação de umidade, temos a tabela 1, que mostra os valores nos pontos trabalhados nesta pesquisa. Com isso, tivemos o ponto B com 30,57% (1ª amostragem) e I com 45,94% na (2ª amostragem) de maior representatividade. Para a determinação dos metais, foram encontradas concentrações de Fe, Ca e Mg, que comparadas com a IDR (Ingestão Diária Recomendada) fornecidos pela WHO, foram considerados baixos.
Na determinação dos metais, foram encontrados os valores de metais, Fe, Ca e Mg relativos a 1ª e 2ª amostragem respectivamente . Os valores listados (tabela2 )para cada amostra correspondem às médias dos valores obtidos, visto que, as etapas foram realizadas em triplicatas. Apesar do conhecimento ainda ser limitado, algumas interações parecem estar bem estabelecidas e sob algumas circunstâncias, podem ter implicações profundas na saúde humana (Couzi et al, 1993). Como estratégias de combate a algumas deficiências nutricionais incluem-se a fortificação de alimentos com minerais e mesmo o uso de suplementação em populações de risco.

O magnésio encontra-se em nosso corpo na proporção de 0,05% do peso. Um adulto possui cerca de 25g. Todas as células e líquidos do corpo contêm magnésio, do qual ¾ se acham nos ossos, o restante nos tecidos moles. Os músculos contêm mais magnésio do que cálcio. O sangue contêm de 2 a 3 mg por 100mL de soro. Esse mineral é componente de muitas coenzimas, sendo essencial para a síntese de ATP. Ativa diversas enzimas que atuam no processo digestivo (Almeida, 2002. Para o Ca, a quantidade desse elemento que deve ser ingerida diariamente e de 400-500 mg recomendado pelo WHO (organização mundial de saúde). As quotas de ferro recomendadas pelo WHO são 10-20mg.






CONCLUSÕES: Este estudo que envolveu análises de Fe, Ca e Mg nas amostras de massa de mandioca coletadas no município do Acará, pode-se chegar as seguintes conclusões: O metal ferro foi encontrado em menor quantidade se levarmos em consideração as concentrações de magnésio e cálcio, sendo que este último apresentou as maiores concentrações. Frente a importância econômica e nutricional desse produto, este trabalho procurou fornecer informações referentes a sua composição química, tanto para os produtores quanto aos consumidores.

AGRADECIMENTOS: A Universidade Federal do Pará por ajudar na pesquisa e aos aos professores orientadores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, M. M. B. et al. Determinação de nutrientes minerais em plantas medicinais. Ciênc. Tecnol. Aliment. Vol. 22 no. 1 campinas Jan/ Apr. 2002.

COUZI, F, KEEN, C, GERSHWIN, M. E, MARESCHI, J. P. Nutricional implications of th interactions between minerals. Progress in food and nutrition science, oxford. V.17, p.65-67, 1993.

COZZOLINOS, S. M. F; Revista nutricional PUCCAMP, 10 (2): 87-89, jul. /dez., 1997.

FRANCO, F.1998. Tabela de composição de alimentos. 9ª ed.,Atheneu, São Paulo.

HARPER, H. A. ; RODWELF, MAYES, R.A. 1982. Manual de Química fisiologica. 5ª ed., Atheneu, São Paulo.

WILLIAMS, S.R. Fundamentos de Nutrição e Dietoterapia. Porto Alegre – Artemed. 1997.

WORD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Trace Elements in Human Nutrition and Health, and Health, Geneva, 1996.