ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Implantação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos nos Laboratórios da UnUCET-UEG

AUTORES: VIEIRA,J.A. (UNUCET/UEG) ; GOETZ,C.M. (UNUCET/UEG) ; DIAS,T. (UNUCET/UEG) ; SILVA,V.H.C. (UNUCET/UEG) ; FERREIRA FILHO,H.C. (UNUCET/UEG)

RESUMO: Cientes do papel social do químico este trabalho foi proposto com o
objetivo de implantar um sistema de tratamento de resíduos químicos
provenientes das atividades de ensino e pesquisa na UnUCET.
Nas bancadas dos laboratórios foram colocados frascos com rótulos coloridos para conter os descartes de forma seletiva.
Os rótulos contem informações como: o que, quando, quanto e quem gerou o resíduo; além da avaliação da toxicidade e da forma de armazenamento.
Um banco de dados informatizado é alimentado com esse dados, o que
facilita a obtenção de informações dos resíduos químicos gerados, tornando possível a tomada de decisão.
Os resíduos de sais metálicos foram precipitados seletivamente conforme metodologia analítica com a finalidade de recuperar para reuso.

PALAVRAS CHAVES: gerenciamento de resíduos, identificação de descarte químico, tratamento de residuos químicos

INTRODUÇÃO: O descarte inadequado levou as Universidades a poluírem o meio ambiente,
desperdiçarem reagentes químicos, gerenciarem mal os produtos
sintetizados além de colocarem em risco à saúde. A partir de 1995
encontramos na literatura especializada nacional (AQUINO NETO ET AL,1995)
(LACERDA ET AL,1997), (CUNHA,2001) entre outros, relatos de diversas
Universidades que gerenciam seus resíduos, criando uma nova ética
profissional.
A implementação desse gerenciamento requer uma mudança de atitudes e uma
reeducação persistente. Para gerenciar os resíduos, além do planejamento
devem-se fazer a conscientização de todos os segmentos da importância do
tratamento. A principal regra a ser adotada para o gerenciamento é a da
responsabilidade objetiva, quem gera é responsável pelo resíduo, como diz
a Lei 6938 de 31 de agosto de 1981 do CONAMA. Porem uma mudança de atitude
dos envolvidos só ocorre depois de certo tempo, essa é uma atividade de
médio e longo prazo.
O armazenamento dos resíduos por categorias e devidamente identificados
constitui uma atividade simples e ao mesmo tempo muito importante no
auxilio ao tratamento dos resíduos, (ARMOUR, 1998)
Os objetivos desse trabalho foram:
1)Conscientizar os envolvidos da importância do descarte correto para a preservação do meio ambiente;
2) Criar suporte adequado para o gerenciamento dos resíduos químicos gerados;
3) Tratar os resíduos com a finalidade do reuso.

MATERIAL E MÉTODOS: Para iniciar o Programa de Tratamento de Resíduos foi feita uma estimativa dos resíduos gerados nos laboratórios através de informações coletadas nos roteiros das aulas práticas. Posteriormente foi realizada uma entrevista com os usuários para verificar o nível de consciência da geração de rejeitos e da maneira correta de descartá-los ou reaproveitá-los. Depois de tabulados os dados da entrevista, fez-se uma palestra abordando o que é resíduo, como minimizar a geração e como descartar. O descarte seletivo foi orientado em frascos rotulados conforme cores especificadas:
1) Vermelho para os descartes não reaproveitáveis;
2) Amarelo para resíduos que aguardam tratamento apropriado;
3) Verde para os utilizados como insumo nas aulas práticas.
Um banco de dados informatizado foi desenvolvido para informar o quê, quando, quanto e quem gerou o resíduo. O banco de dados é alimentado com as informações do rótulo dos frascos.
Nos frascos com rótulos amarelo, os solventes orgânicos foram destilados e os resíduos líquidos inorgânicos são neutralizados até pH 6-8. Depois os cátions são separados por precipitação seletiva. Para a recuperação de cromo IV a solução é tratada com ácido sulfúrico, carbonato e tiossulfato de sódio obtendo assim uma pasta que é tratada com HCl, para formar o cloreto de cromo.
A prata, resultante do método de Mohr, é tratada com HCl. O precipitado é lavado com ácido nítrico e posteriormente com hidróxido de sódio para formar o oxido. Esse depois de seco reage com ácido nítrico formando nitrato de prata.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa para verificar o conhecimento dos alunos foi realizada com uma amostra de aproximadamente 10% dos usuários dos laboratórios dos sete cursos de graduação da Unidade. Os alunos não têm noção da diferença entre insumo e resíduo, e nem entre resíduo passivo e ativo. Mas aceitam o descarte em frascos apropriados e a idéia de gerenciamento é bem entendida.
O banco de dados informatizado desenvolvido com as todas as informações como disciplina, laboratório, aula pratica, professor, resíduo químico gerado e a sua quantidade foi suficiente para iniciar o programa de gerenciamento de resíduos.
Com o banco de dados foi possível catalogar, rastrear, qualificar e quantificar todos os resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino da UnUCET, possibilitando uma tomada de decisão muito mais eficiente no gerenciamento e tratamento dos resíduos.
Os rótulos desenvolvidos para o banco de dados, como mostra a figura 1, orientam a disposição final do resíduo, em função da cor das margens dos rótulos,vermelho para resíduos que serão descartados. Amarelo para os resíduos tratáveis e Verdes para os resíduos utilizáveis como reagentes nas aulas praticas. Resultados positivos foram obtidos no tratamento em resíduos de cromato e dicromato e íons prata. Após tratamento foi obtido o cloreto de cromo III e nitrato de prata que podem ser usados como insumos em aulas práticas. Todas as águas de lavagem e sobrenadantes foram descartadas, depois de neutralizados, isentos de metais pesados e toxicidade avaliada por sistema de análise por injeção de fluxo contínuo, usando Scherichia coli.
Os solventes orgânicos destilados alcançaram um grau de pureza mínimo para serem utilizados como insumo nas aulas práticas.
Figura - 1



CONCLUSÕES: A instalação do Programa para Gerenciamento de Resíduos na UnUCET
alcançou o objetivo de promover a conscientização e diminuir os impactos
ambientais, reduzindo gastos através do reuso dos produtos e a minimização
dos riscos à saúde.
Informações atualizadas e precisas são formas de gerenciar o tratamento
com eficiência e segurança, estas informações vêm de um banco de dados
informatizado e alimentado por rotulagem adequada dos descartes.
Palestras e outras ações informativas devem acontecer rotineiramente, só
assim sustenta-se a conscientização tanto interna quanto externamente à
Instituiçã.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- Referencias Bibliográficas:
- Cunha, C.J.;Química Nova 2001,24, 424;
- Lacerda, L.D.; Ciência Hoje 1997, 23, 24;

-Aquino Neto,F.R.; Química Nova 1995,18, 97;
- Armour, M. A.; J. Chem. Educ., 1998, 65, 64
- Afonso, J. C.; Noronha, L. A.; Felipe, R. P.; Freidinger, N.; Quim.
Nova, 2001;