ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: olhando para rótulos de alimentos e estudando reações químicas

AUTORES: ARAÚJO,R.N.M. (UFPA) ; BATISTA,F.M. (UFPA) ; SANTOS,L.S. (UFPA)

RESUMO: O trabalho foi desenvolvido na escola Feliz Lusitânia, no distrito de Icoaraci no município de Belém-PÁ e teve como objetivo mostrar aos alunos a importância de se ler e compreender os rótulos das embalagens de produtos alimentícios. Foi realizado um levantamento do conhecimento dos alunos em relação aos cuidados de conservação dos alimentos, com isso foi realizada uma palestra sobre a importância da observação de rótulos, e também dos fatores que prejudicam a conservação dos alimentos, assim como os problemas gerados por não atentar para esses fatores. Em seguida, foi administrada uma aula teórica sobre reações químicas relacionadas a essas questóes do cotidiano e noções básicas do código de defesa do consumidor. Foi realizado um segundo levantamento abordando o conhecimento científico.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; reações químicas.

INTRODUÇÃO: Conceder aos alunos informações para que eles desenvolvam através delas uma ação transformadora é um dos deveres primordiais da escola.
A pedagogia de projetos continua sendo utilizada no sentido de "...ressignificar o espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com o projeto traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino/aprendizagem"(CORTESÃO, 1993, pp. 26-27).
O trabalho relata uma pesquisa feita com alunos de uma turma da 1ª série do ensino médio, devido à necessidade de desenvolver nesses alunos o senso crítico sobre a qualidade dos alimentos, proporcionando, assim, questionamentos sobre a eficiência dos serviços prestados pelas empresas que os comercializam. A pesquisa foi orientada pela questão: "Em que medida o ensino de química desenvolve atitude de investigação, participação e reflexão em alunos da educação básica?". Com essa finalidade foi planejada, desenvolvida e registrada uma atividade de ensino sobre análises de rótulos de alimentos.





MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em uma turma da 1ª série do ensino médio do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Feliz Lusitânia", inicialmente com uma palestra sobre a importância de se observar rótulos de produtos alimentícios e entendê-los. Foi aplicado um questionário com dez perguntas, com o intuito de se obter o conhecimento empírico da turma, composta por vinte alunos. Foi aplicada uma aula teórica sobre reações químicas, considerada como um reforço, pois o assunto já havia sido ministrado pelo professor da disciplina no início do ano letivo. Em seguida, foi iniciado com os alunos um estudo sobre noções do direito do consumidor para uma linguagem acessível ao aluno. Foi aplicado um segundo questionário com cinco perguntas, visando agora o conhecimento científico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise do questionário 1 mostrou que o conhecimento empírico sobre o assunto tratado se apresentava muito superficial. Com a análise do questionário 2 foi percebido que houve uma grande evolução do conhecimento. Ao responderem à pergunta: "Com base nos conhecimnetos sobre reações químicas, o que podemos dizer quando observamos um alimento com a embalagem estufada?", foi percebido que as dificuldades dos alunos em compreender reações químicas eram minimizadas quando se relacionava teoria com prática e isso facilitava a aprendizagem. Quando abordados sobre "Por que é perigoso consumir alimentos com embalagens amassadas ou enferrujadas?", a maioria dos alunos (55%) tentou transmitir o conhecimento adquirido no decorrer da atividade desenvolvida, pois responderam buscando empregar noções de química. Em relação à pergunta "De que maneira devemos agir quando formos prejudicados por consumir alimentos mal conservados em estabelecimentos de venda?", observa-se que a maioria dos alunos (77%) está de acordo em procurar seus direitos junto ao PROCON e isso está coerente com um dos objetivos esperados pela educação. que é formar cidadãos críticos para exercerem sua cidadania.

CONCLUSÕES: O grande desafio deste trabalho foi despertar nos alunos o interesse pela temática abordada, buscando neles um canal de transmissão do conhecimento adquirido através das atividades desenvolvidas. O assunto reações químicas presente no programa da 1ª série do ensino médio, infelizmente é abordado muitas vezes sem interagir com situações reais, não despertando o interesse dos alunos. Da forma que foi abordada com a turma, foi observado um grande interesse por parte dos alunos, pois foram estimulados pela didática aplicada e tiveram melhor aprendizado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CORTESÃO, L. 1993. "Projecto, interface de expectativa e de intervenção". In: LEITE, E.; MALPIQUE, M. E SANTOS, M. R. dos. Trabalho de projecto, 2. 3ª ed. Porto: Afrontaento. Leituras comentadas.