ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: DESMISTIFICANDO A QUÍMICA: UM NOVO OLHAR PARA DIVULGAR O CURSO DE QUÍMICA DA UFRN

AUTORES: SILVA, F. R . G. (UFRN) ; SANTOS, K. J. S. (UFRN) ; MORAIS, W.G. (UFRN) ; ARAÚJO, R. D. (UFRN) ; SILVA, H. F. O. (UFRN) ; LIMA, U. R. (UFRN) ; OLIVEIRA, S. D. S. (UFRN)

RESUMO: O Projeto Desmistificando a Química é uma nova maneira de simplificar o estudo em Química, que tem como base tornar acessíveis informações sobre o curso de Química da UFRN e sua infraestrutura a alguns alunos do Ensino Médio do estado do Rio Grande do Norte, proporcionando a essas pessoas um maior contato com a realidade no Ensino Superior. Esse projeto consiste em apresentações audiovisuais e realização de alguns experimentos em salas de aula, tanto na escola pública como particular. Foi observado grande interesse por parte dos alunos, como também o esclarecimento de dúvidas freqüentes, principalmente em relação ao processo seletivo para a entrada na Universidade.

PALAVRAS CHAVES: química, apresentações, ensino médio

INTRODUÇÃO: A popularização da Ciência Química é importante para desmistificá-la e mostrar a sua presença no cotidiano de estudantes dos ensinos fundamental e médio e professores. Pretende-se estender está ação à sociedade em geral, porque a educação científica é um dos requisitos para a inclusão tecnológica do cidadão. Apesar dos grandes avanços tecnológicos no mundo, o Brasil, provavelmente devido à sua dimensão e diferenças culturais inerentes a cada região, ainda não conseguiu homogeneizar a qualidade do ensino em todo seu território, de modo que algumas regiões vêm se destacando enquanto outras ainda apresentam grandes dificuldades. As últimas estatísticas mostraram que os alunos brasileiros estão entre os piores do mundo quando se refere ao conhecimento científico. O Rio Grande do Norte, um dos estados do Nordeste reconhecidamente desprivilegiado em relação às condições básicas de vida, vem com expectativas positivas, segundo IBGE (2007). Entretanto, ainda há muito a fazer pela região. Trata-se de um Estado que, por força da sua situação geográfica, cultural e geológica precisa tratar a área da ciência e tecnologia como prioritária para o seu processo de desenvolvimento. A Ciência e a Tecnologia com todos seus reflexos na cultura constituem uma alternativa ao desenvolvimento da sociedade. Conseqüentemente, exercendo um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento do espírito científico da população, sobretudo das crianças e dos jovens. É importante destacar, a contribuição desse trabalho aos estudantes, demonstrando fenômenos científicos, a partir da realização de experimentos, enfim, estimulando a interação entre as diversas áreas do conhecimento e incentivando as carreiras científicas.

MATERIAL E MÉTODOS: 1° Passo: Inicialmente foi feita uma coleta de informações e imagens sobre o Departamento de Química da UFRN. No desenvolver do trabalho foi realizado entrevista com vários pesquisadores, os quais ajudaram a mostrar como acontece a pesquisa e quais são os principais órgãos que os financiam. Ao final dessa primeira etapa, o grupo se reuniu para a exposição das idéias mais relevantes, como também a confecção de slides. 2ºpasso: coleta e obtenção dos reagentes e materiais para os experimentos. 3º passo: Demonstração das idéias para o corpo docente das instituições, apresentadas a seguir, que se mostraram interessados para divulgação do trabalho. Este trabalho foi apresentado em 5 Instituições de Ensino Médio do estado do Rio Grande do Norte. 4º Passo: A exposição do trabalho foi feita na sala de aula usando equipamentos como notebook e data show. Durante as apresentações, os alunos tiravam suas dúvidas, como também se informavam sobre as diversas atividades oferecidas para os alunos de graduação em Química, tanto bacharelado como licenciatura. Ao final de cada apresentação, iniciava-se a demonstração dos experimentos científicos, comumente encontrados no cotidiano, havendo, assim, uma interação aluno-ciência.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: todas as escolas visitadas não tinham laboratório e equipamentos para demonstrar os slides. Foi observada a falta de estímulo dos alunos na área tecnológica devido o pouco incentivo das instituições. Na Escola Estadual Maurício Freire, no município de São Paulo do Potengi- RN,observou-se que a falta de informação sobre a universidade é muito maior. A figura 1 mostra o número de alunos que assistiram as apresentações em função das escolas. Observou-se forte interesse sobre o que estava sendo exposto tanto por parte dos alunos como das instituições que se viram na situação de mudar para melhor assistir os seus alunos.Foram desenvolvidas várias experiências tais como:dissolução, indicadores ácido-base e decomposição de H2O2. Na experiência de dissolução, a acetona, por ser um solvente apolar, dissolve o isopor. Por ser um material à base de poliestireno, é solúvel em muitos solventes apolares e também em acetona [2]. Esse conceito foi comprovado através de uma experiência usando acetona e isopor. A segunda experiência mostrou a importância dos indicadores, tendo como base a teoria da dissociação eletrolítica iônica dos indicadores. Para isso, usamos soluções de ácido sulfúrico e hidróxido de sódio diluídas que, em contato com o indicador fenolftaleína, apresentam cores diferentes: incolor e rosa, respectivamente. A terceira experiência trata da decomposição do peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada. Já que é um composto instável, devido à presença de dois oxigênios ligados entre si, tem a tendência de que a ligação se rompa [1,3]. Para demonstrar isso, usamos água oxigenada, detergente e iodeto de potássio, sendo este experimento o que mais impressionou os alunos (ver figura 2) devido à produção de espuma, evidenciando a saída de gás oxigênio.





CONCLUSÕES: Com base nas atividades feitas, foi possível observar a falta de informação dos alunos do ensino médio, nas escolas visitadas, sobre a universidade, tanto em relação ao processo seletivo como a sua infraestrutura. Dessa forma, o trabalho ajudou a construir conceitos sobre o curso de Química na UFRN, como também incentivou um pouco a curiosidade cientifica entre os estudantes. As experiências demonstraram que a Química é uma ciência presente no cotidiano, sendo assim, necessário o seu estudo e compreensão para saber explicar alguns fenômenos que acontecem ao nosso redor.

AGRADECIMENTOS: os autores agradecem a PROEX, ao chefe do Departamento de Química e ao PET- Química pelo apoio dado ao trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] MAHAM, B. M.; MYERS, R. J.; Química – um curso universitário. 4 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002
[2] ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001
[3]ESCOLA SUPERIOR DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Experiências de Química. Disponível em: <http:// www.esb.ucp.pt/ twt4/motor/ display_texto.asp?pagina=espuma20030 7284864074&bd=cc>. Acesso em: 12 junho 2008