ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Preparação do Biodiesel apartir do óleo de mamona, obtido das sementes Plantadas nas Cidades de Martins-RN e Luis Gomes-RN, sendo catalisadas por Iodo.

AUTORES: DA SILVA,E.L. (UERN) ; ARAUJO, A.M.M. (UERN) ; EVANGELISTA,J.P.C. (UERN) ; DI SOUZA,L. (UERN) ; MATIAS, L.G.O. (UERN) ; BEATRIZ, A. (UFMS)

RESUMO: O presente trabalho descreve a preparação do biodiesel obtido das sementes do óleo de mamona, cultivadas nas cidades de Martins-RN e Luis Gomes-RN.O procedimento geral da síntese, usou refluxo da reação, com óleo , álcool desejado e iodo como catalisador. O biodiesel foi obtido com um rendimento entre 70-80%, portanto trata-se de um excelente método de preparação.

PALAVRAS CHAVES: óleo de mamona, biodiesel, iodo

INTRODUÇÃO: O presente trabalho descreve a síntese do biodiesel obtido através das sementes do óleo de mamona, extraído das sementes cultivadas nas cidades de Martins-RN e Luis Gomes-RN. O Biodiesel são ésteres metílicos e etílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivados de óleos vegetais.1-5
Nesse estudo o óleo vegetal utilizado foi o óleo de mamona, porque a cultura da mesma é bastante diversificada no Oeste Potiguar.


MATERIAL E MÉTODOS: O óleo de mamona foi extraído por dois métodos:

a) Método de Extração à quente: Extração do óleo em aparelho soxhlet usando hexano como solvente, o tempo médio de extração foi de 6 horas. Após esse tempo o solvente foi evaporado e obteve o óleo pronto para análise e para ser utilizado diretamente nas preparações.

b) Método à frio:

As sementes foram prensadas em prensa manual e o óleo obtido foi usado diretamente na síntese.

PROCEDIMENTO GERAL:

A mistura reacional formada por: óleo de mamona, iodo e álcool (metanol ou Etanol), foi refluxada por 30 horas. A reação foi acompanhada por CCD. Após esse tempo, o excesso de álcool foi removido em rotorevaporador e a fase orgÂnica foi lavada com uma solução de tiossulfato de sódio, solução de cloreto de sódio. Secou a fase orgânica sobre sulfato de sódio anidro e evaporou-se o solvente. Obtendo-se os esteres com redimentos variando de 70 a 80% , dependendo do álcool utilizado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos métodos de obtenção dos óleos de mamona, observamos que o método à quente apresentou os melhores resultados nas diversas vezes em que foi realizada. Os bons rendimentos foram obtidos para as sementes, tanto de martins-RN como de Luis Gomes-RN.
A reação de transesterificação catalisada por Iodo ocorreu sem maiores problemas obtendo-se os biodiesel de ésteres metílicos e etílicos com rendimentos médios de 70 a 80% como óleos amarelados.
os rendimentos da conversão do óleo de mamona para biodiesel foi feito usando a ressonância magnética nuclear de prótons.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos na preparação do biodiesel foram bastante promissores, pois trata-se de método simples e que a etapa de separação dos ésteres foi executada sem maiores problemas, e que a emulsão muito comum nos métodos básicos não ocorreu e os rendimentos foram excelentes.

AGRADECIMENTOS: UERN-PIBIC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- Hanna, M.A.,Bioresour. Technol. , 7, 1-15 (1999).
2- Austolin, G., Tinaut, F.V., brieno, Y., castãno,V., Perez, C.R. –
Bioresour. Technol. 83, 111 (2002).
3- Siler-Marinkovic and Tomasevic, A – Full, vol. 77 (12), 1389-1391
(1998).
4-Di Serio,M., Tesser,R. Lu Pengmei, and Santacesaria, E., Energy & Fuels, 22, 207–217 (2008).
5- Freedman, B., Pryde, E.H., Mounts, T.L – J. Am. Oil Chem. Soc. 61,
1638 (1984).