ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DO PROEJA QUE LECIONAM AS DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

AUTORES: GOLDNER,J. (CEFETES) ; PINTO,A.H. (CEFETES)

RESUMO: RESUMO: Tem como foco propiciar a produção de conhecimentos voltados às problemáticas e desafios advindos pelo atendimento de uma ampla parcela de alunos jovens e adultos que ingressam no CEFETES. Nesse sentido, se propõe a investigar as práticas dos professores que lecionam nas turmas de PROEJA. Nessa perspectiva, tem como objetivo responder uma questão que circunscreve o ensino e a aprendizagem nos cursos do PROEJA e o desenvolvimento de um material didático para o ensino de química numa dimensão interdisciplinar. Para isso, a imersão no grupo de professores do PROEJA constitui fator determinante à elaboração das ações da pesquisa.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: educação jovens e adultos – proeja - integração curricular

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O Decreto nº. 5840 de 13 de Julho de 2006, institui no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O PROEJA se constitui num programa com um amplo leque de projetos. No CEFETES semanalmente, às segundas-feiras há reuniões de formação dos professores que lecionam no PROEJA. É e por meio da participação nas reuniões no qual foi desenvolvida boa parte deste trabalho de pesquisa. Nestas reuniões são propostas atividades interdisciplinares e caminhos metodológicos numa perspectiva de integração curricular entre a formação profissional e a formação humanística. O principal desafio é o enfrentamento das questões relativas ao desenvolvimento dos profissionais docentes envolvidos no PROEJA. Para isso foi constituído o projeto de pesquisa e formação que reúne professores do PPGE/UFES e professores do CEFETES. Algumas temáticas e estudos voltados à formação do professor para a área de ciências, como por exemplo, a idéia de “ensino prático” e seu oposto, o “ensino teórico” está muito presente na educação de jovens e adultos (MALGLAIVE,1995). Uma outra dimensão do projeto foi o desenvolvimento e a produção de um material didático pedagógico para um incremento nas aulas de química nos cursos do PROEJA. Objetiva-se assim, diminuir as dificuldades dos alunos nesta disciplina, nos diversos níveis de ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Na interface entre a área das Ciências químicas e Humanas, e mais especificamente da área da Educação, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa nos moldes que a configuram (LUDKE e ANDRE, 1986). Mas, para além dessa caracterização, esta investigação tem como perspectiva teórico-metodológica os pressupostos ontológicos-epistemológicos que fundamentam a análise, compreensão e explicação do fenômeno educativo. Desta forma, inseri-se numa abordagem de pesquisa denominado de “observação semi-estruturada”, que segundo (LAVILLE e DIONNE, 1999) caracteriza-se por situar-se a meio termo da observação estruturada e da observação participante. Nesse sentido, como definida por esses autores, a observação permite, entre outras, a abordagem (anotações de campo) e outros recursos pertinentes à investigação que tem como finalidade a compreensão do fenômeno educativo. Esses autores salientam que “as técnicas de observação variam por seu grau de estruturação e pelo grau de proximidade entre o observador e o objeto de sua observação, desde o observador que se mantém completamente afastado, até aquele que se integra em um grupo e em uma situação para selecionar o máximo de informações...” (LAVILLE e DIONNE, 1999). Desse modo, a inserção da pesquisadora no grupo de professores que lecionam nos curso do PROEJA constituiu fator preponderante para o desenvolvimento metodológico desta investigação. Essa inserção começou a partir de agosto de 2007 até a presente data, e deu-se por meio da participação nas reuniões de estudos dos grupos de pesquisa, nas reuniões de formação dos professores do PROEJA e o desenvolvimento de um material de apoio pedagógico (paradidático) com uma revisão bibliográfica e consulta aos professores do PROEJA/CEFETES.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: A imersão nos grupos de pesquisa (institucional e interinstitucional) e nas reuniões de formação destinada aos professores do PROEJA, foi praticada por meio das reuniões de estudos do grupo de pesquisa e nas reuniões de formação dos professores do PROEJA (além da participação em atividades relacionadas à educação de jovens e adultos como seminários, fórum entre outros), principiando o incremento de estudos visando ao desenvolvimento teórico-metodológico deste trabalho de iniciação científica. Durante as reuniões de formação vários aspectos foram discutidos, dentre eles a importância de cada disciplina nos cursos técnicos e a integração da área técnica e o ensino básico comum. Foi possível perceber que os grupos de alunos que tiveram o acompanhamento e o apoio da área técnica sobressaíram nas apresentações do projeto integrador no final do módulo; e ainda a formação de subgrupos para a análise e proposta de modificação do currículo; apresentações de experiências de alguns professores; sugestão de comissões nas coordenadorias para (re)pensar na reestruturação curricular; necessidade de construção de um plano de trabalho conjunto para a formação continuada e; revisão do projeto político pedagógico. No geral, compreendeu-se que a questão do currículo foi uns dos assuntos mais relevantes nas reuniões. Já entre os assuntos que os alunos demonstraram grande dificuldade de compressão, o qual foi confirmado por meio de um questionário aplicado a 1ª turma do PROEJA do curso de Metalurgia e Matérias, está à estequiometria. Sabe-se que a química é uma ciência que apresenta intensas relações com as atividades desenvolvidas pelo ser humano, pois desempenha nelas papel de grande importância, por isso foi elaborado um material de apoio pedagógico.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O desenvolvimento do trabalho durante as reuniões de formação dos professores possibilitou estabelecer uma perspectiva interdisciplinar à elaboração do material didático. O uso dele como recurso para instruir o conhecimento coopera para que os alunos possam abarcar de modo expressivo os tópicos pautados da disciplina. Aponta-se assim, a necessidade ser mais explorada pelos docentes como abordagem metodológica que significa o aprendizado significativo, contextualizado e relacionado aos saberes que os alunos jovens e adultos trazem para o interior da escola.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: A todos que contribuíram para a realização da pesquisa e ao meu orientador, por recomendar—me visando sempre o meu desenvolvimento e crescimento

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 14 de julho de 2007.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ArtMed; Belo Horizonte.UFMG,1999.


LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.


MALGLAIVE, Gerard. Ensinar adultos. Porto Codex:editora porto,1995.