ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: A prestação de serviços como ferramenta de diminuição de custos e melhoria de ensino na universidade.

AUTORES: SANTOS,R.A.T.O. (UERN) ; FILHO,J.R.L. (UERN) ; CRUZ,K.C.A (UERN) ; SOUZA,L.D (UERN)

RESUMO: O trabalho resume a criação e o funcionamento da empresa júnior do departamento de química da UERN – Química Júnior. Esta é uma associação civil sem fins lucrativos com sede e foro na cidade de Mossoró que tem como objetivo propiciar a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula aos alunos via prestação de serviços. A Química Junior realizou serviços de consultoria (analises químicas de água, calcareo, óleo, gasolina) a várias empresas como Petrobrás, Aurizonia, empresas carcinicultoras, CVC, Nassau, Ortal, fundação Guimarães Duque, posto Olinda etc... Os recursos auferidos foram distribuídos para quem fez as análises e na compra de reagentes, material de suporte e pequenos equipamentos para o melhoramento da infra-estrutura laboratorial do curso.

PALAVRAS CHAVES: associação, colorimetria e melhoramento

INTRODUÇÃO: O curso de química da UERN apresenta dois problemas sérios, a grande evasão e o distanciamento entre o conhecimento teórico estudado em sala de aula e a sua aplicação prática no cotidiano. Estes problemas estão ligados pela situação econômica dos alunos que desmotivados pela falta de prática e em dificuldades financeiras desistem do curso1-5.
O projeto Química Junior, busca uma solução para estes dois problemas e ao mesmo tempo contribuir com a manutenção e melhoramento do curso. Ele se resume na criação e funcionamento de uma empresa sem fins lucrativos, legalmente estabelecida, que é administrada por uma associação de professores e estudantes do curso. Esta empresa através da prestação de serviços a terceiros resolve problemas práticos de química no laboratório (usado como base da empresa) ou fabricam produtos usados pela própria universidade que ilustram a teoria vista na sala de aula. No caso deste trabalho os alunos estudaram e aplicaram na prática os conceitos de acidez, solubilidade, colorimetria, padronização de soluções etc.. estes conceitos foram aplicados na realização de serviços de consultoria (analises químicas de água, calcareo, óleo, gasolina) a várias empresas como Petrobrás, Aurizonia, empresas carcinicultoras, CVC, Nassau, Ortal, fundação Guimarães Duque, posto Olinda etc... Os recursos auferidos foram distribuídos para quem fez as análises e na compra de reagentes, material de suporte e pequenos equipamentos para o melhoramento da infra-estrutura laboratorial do curso.
Os executores de cada projeto serão escolhidos de acordo com o estatuto aprovado da empresa Química Júnior com base no conhecimento já adquirido e no tempo disponível.


MATERIAL E MÉTODOS: De acordo com o projeto aprovado no departamento foi feita a regularização jurídica da empresa (registro do estatuto, solicitação de CNPJ, solicitação de inscrição estadual, eleição de diretoria, solicitação de isenção de ISS etc...). Em seguida os alunos participantes do projeto foram treinados em cursos práticos de preparação de solução padrão, uso de aparelhos e realização de operações básicas em laboratório como pesagem, titulação. A química Junior prestou serviços a varias empresas que resultou na captação de recursos que foram colocados na melhoria da infra-estrutura ou repassados para quem fez as análises. Estes recursos foram empregados na compra de reagentes, material de suporte e pequenos equipamentos para o melhoramento da infra-estrutura laboratorial do curso.
Hoje a empresa Junior presta serviço as empresas, Nassau, Dispal e Ortal e faz as analises de água do projeto Rio Apodi/Mossoró integridade social a serviço de todos para a fundação Guimarães Duque. Em todos os casos recebe e analisa a solicitação de serviço, aceitando ou não em função de sua infra-estrutura, realiza as analises e emite os laudos sobre os resultados contribuindo com a comunidade que antes não tinha onde fazer este serviço na região e os encaminhava para Natal ou Fortaleza. Estes serviços permitiram o desenvolvimento de técnicas para avaliação da qualidade da água, cálcareo, cera de carnaúba, efluentes de carcinicultura e poços de petróleo que tem dado aos alunos envolvidos no projeto um conhecimento prático e aplicado muito grande.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram treinados na Química Junior 11 alunos que não só aprenderam como aplicar o conhecimento teórico recebido em sala de aula no desenvolvimento de técnicas para avaliação da qualidade da água, cálcareo, cera de carnaúba, efluentes de carcinicultura e poços de petróleo, efluentes de posto de gasolina etc... A atuação no projeto que tem dado aos alunos um conhecimento prático e aplicado muito grande e melhorado o seu entendimento sobre a importância da química no dia a dia das empresas locais. Também cresceu o intercambio e a troca de informações entre as empresas e o DQ, com aquelas mostrando maior interesse pelo trabalho que é realizado com os alunos que serão a sua futura mão de obra.
A Química Junior prestou serviços a varias empresas que resultou na captação de aproximadamente 23.000,00 reais para a empresa no ano de 2007, o que significa que cerca de 13.800,00 reais foram colocados pela empresa no departamento de química neste ano. Estes recursos foram empregados na compra de reagentes, material de suporte e pequenos equipamentos para o melhoramento da infra-estrutura laboratorial do curso. Já os alunos participantes do projeto além do conhecimento adquirido receberam cerca de 4000,00 reais pelo serviço prestado a comunidade. O grande interesse, tanto de alunos para participar, como de empresas em realizar analises mostra que o trabalho é um sucesso. Os alunos apresentaram também melhor rendimento em termos de notas e aproveitamento dos tópicos estudados (as notas médias dos alunos aumentaram e são em média maiores que as dos outros alunos), o que provavelmente se deve a ajuda da prática do tópico estudado nos trabalhos da Química Junior.


CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que:
- a aprendizagem foi facilitada pela aplicação na prática do conceito visto teoricamente e que o processo de aprendizagem na prática, incentiva o aluno e propicia uma forma de auferir recursos para a universidade.
- a conversão dos recursos economizados em bolsas de extensão para os alunos minimizou as suas dificuldades financeiras e evitou sua evasão do curso.
-já a melhoria da infra-estrutura resulta em melhores condições de aprendizagem que resultaram numa melhoria do curso. Com os alunos participantes do projeto melhorando suas notas.


AGRADECIMENTOS: A Luiz Di Souza e ao Química Júnior

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- Souza, L.D.- Diagnóstico sócio, financeiro e acadêmico do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do rio grande do Norte – UERN, Revista expressão, N. 2, 2002.

2- Pacheco, J.R. e colaboradores – Abandono e Repetência: um estudo de caso de uma turma de química da UFPR– 24 SBQ, Poços de caldas, maio de 2001.

3- Schnetzler, Roseli Pacheco e Aragão, Rosália Maria Ribeiro - Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química, QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, maio de 1995

4- Martins, K.F. e colaboradores - Avaliação e diagnóstico do curso de licenciatura em química na UERN, XXXIX CBQ, Goiânia, 1999.

5 -Martins, K.F. e colaboradores - material didático- a estruturação do ensino aprendizagem em química, XXXIX CBQ, Goiânia, 1999.-