ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: RECICLAGEM DO ALUMINIO A PARTIR DE BLISTERS DE COMPRIMIDOS.

AUTORES: SILVA, M.N (UEG) ; RODRIGUES, C.B. (UEG) ; NUNES,A.P. (UEG) ; LOPES,L.C (UEG) ; ALMEIDA.D.J.S (UEG)

RESUMO: No presente trabalho foi feita a separação do plástico e alumínio dos blisters, pela adição de solução alcalina de Hidróxido de sódio e/ou Potássio. Os ensaios foram feitos variando-se os tipos de substancia alcalina, ora KOH ora NaOH. No laboratório, utilizou-se um Erlenmeyer para simular a reação com formação de gás, em quantidade previamente pesada e estequiometricamente calculada. No ensaio, onde se colocou a solução diluída de KOH ou NaOH, observou-se à quebra da camada de escória protetora que se forma na superfície do recipiente. O cloreto de alumínio formado após repouso é separado do PVC por simples decantação, aproveitando-se apenas a parte sobrenadante blisters. O PVC é lavado por varias vezes e aproveita-se também essa água de lavagem. Evapora-se o sobrenadante concentrando-se assim a solução e por gravimetria obtém-se o Al2O3.

PALAVRAS CHAVES: alumínio, reciclagem, blister.

INTRODUÇÃO: O Alumínio é o metal mais abundante, e o terceiro elemento em peso depois do oxigênio e do silício na crosta terrestre. Tem grande importância econômica, é produzido em grande escala. Em 1988 produziu-se 17,6 milhões de toneladas, com mais 5 milhões de toneladas de alumínio reciclado. O minério de alumínio mais importante é a bauxita que é assim obtido AlO-OH(Al2O3.H2O) ou Al(OH) 3(Al 2 O 3 .3H 2 O). As principais fontes são Austrália 36%, Guiné 17%, Brasil 8%, Jamaica 7% e a Russia 6%. UTIGARD, T.A.et al. Utilização do alumínio: como metal estrutural em aviões, navios, automóveis, trocadores de calor; na indústria da construção civil; embalagens para bebidas, utensílios de cozinha; fabricação de cabos elétrico; tintas a base de alumínio. http://pt.wikipedia.org/ O alumínio é branco-prateado e termodinâmicamente o Al deveria reagir com a água e com o ar, mas ele é estável frente a ambos. A causa é a formação de uma película de óxido de alumínio na superfície, que protege o material do ataque. RUSSEL, JOHN B. Reações do Alumínio com outras substancias: 2Al + 6HCl => 2 Al 3+ + Cl- +3H 2
2Al + 2NaOH +6H2O => NaAl(OH) 4
8Al + 3Mn 3 O 4 => 4Al2O3 + 9Mn
2Al + Cr2O3 => Al2O3 + 2Cr
A reciclagem das sucatas de alumínio tem contribuído em muitos produtos. No País, a maioria dos processos de reciclagem usa compostos químicos halogênicos fluoretos e cloretos objetivando a obtenção de melhores rendimentos. Os fluxos salinos são usados para vários propósitos: aglomeração de impurezas não metálicas, absorção de óxidos, processamento visando a uma melhor recuperação do metal e à retirada de impurezas metálicas. TENÓRIO, J. A. S. O objetivo deste trabalho foi conseguir uma boa metodologia e com pouco ônus para a recuperação dos blisters e o aproveitamento nas industrias de embalagem.



MATERIAL E MÉTODOS: Pesou-se 25,0000 gramas de blisters num erlenmeyer de 1000mL, colocou-se 350 mL da solução de NaOH 0,6Mol/L. Deixou-se a solução em repouso durante um dia, tapou-se o erlenmeyer com papel filme. Observou-se a separação de duas fases: orgânica PVC e inorgânica Al. Obteve-se solução de hidróxido de alumínio.
2Al + 2NaOH +6H2O => NaAl(OH)4 Arrolho-se a boca do erlenmeyer e agitou-se durante 10 minutos.Separou-se atraves de decantação o PVC da solução.(VOGEL Jefery, G. H). Lavou-se o material plástico com água destilada por duas vezes. Fez-se a filtração sob pressão reduzida com papel quantitativo. Colocou-se o precipitado num cadinho de porcelana e calcinou-se na mufla a temperatura de 1000C(mil graus), durante 4,5 horas. Resfriou-se e fez-se a pesagem do Al2O3 e o cálculo do rendimento. (HARRIS D.C.)
Fez-se a analise de pureza do oxido de alumínio,utilizando-se o Espectrofotometro marca BIOSPECTRO, modelo SP-220. Pesou-se 1 gramo do Al2O3, diluiu-se com água destilada para 100mL, acidificou-se até dissolução total. Colocou-se 25 mL da amostra diluída em um erlenmeyer; adicionou-se gotas de metilorange e titulou-se com ácido sulfúrico 0,02M até o aparecimento de uma coloração rósea. Anotou-se o volume. Transferiu-se duas alíquotas de 25 mL da amostra para balões de 50 mL e adicionou-se a cada uma delas a quantidade de ácido sulfúrico gasta na titulação mais 1 mL de excesso. A uma das alíquotas adicionou-se 1 mL de solução de EDTA 0,01M. Que servirá como branco já que o EDTA complexou o alumínio presente. Adicionou-se a cada um dos balões 1 mL de solução de ácido ascórbico, 10 mL de sol. tampão e 5,0 mL de Eriocromo Cianina R, agitou-se. Completou-se o volume com água destilada, e aguardou-se 10 minutos para a leitura da absorbância à 535nm.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos valores da tabela 1, observam-se que em escala experimental os resultados de Al203 obtidos na analise gravimétrica, são expressivos e expressa o numero de analises efetuadas durante o período de pesquisa,.

Tabela. 1 Resultados obtidos atraves de analise gravimétrica do rendimento Al203.

1.a massa de blister utilizada em cada experimento,
2.a massa de alumínio que foi separado do PVC,
3.a massa de Oxido de alumínio apos sua reação com o Hidróxido de Sódio e sua massa calcinada,
4.o rendimento porcentual do oxido de alumínio de cada amostra e
5.os desvios padrão referente a cada uma delas e desvio padrão total em relação ao oxido de alumínio. Concluiu-se, portanto que para cada 25 gramas de blister, tem-se uma média de 14% de Alumínio.
De acordo com os dados acima relacionados, pode-se observar que houve perdas relevantes de alumínio na decantação e na água de lavagem, inclusive notou-se que nesta água havia uma quantidade expressiva de alumínio valendo a pena ser também recuperada na continuaçao do trabalho.
Já na analise espectrofotométrica obteve-se um resultado satisfatório, quando foram utilizadas apenas 1 grama do Al203 na solução e obteve-se um resultado médio nas seis amostras obtidas atraves da calcinaçao de 0,508mg/L de Alumínio.




CONCLUSÕES: Este projeto contribui com o meio ambiente reciclando um material do ciclo produtivo, viabilizando seu aproveitamento. A importância industrial e econômica é relevante justificando um estudo mais detalhado.
A recuperação do alumínio das dos blisters tanto na industria sobras e rebarbas, quanto nos domicílios a partir de remédios capsuláveis descartáveis utilizadas neste trabalho tiveram um resultado representativo.
Conclui-se que os resultados encontrados nos rendimentos, é viável no reaproveitamento dos blister e também por ser um processo relativamente barato


AGRADECIMENTOS: Agradecemos a UEG por nos fornecer condiçoes para realizaçao deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: UTIGARD, T.A., FRIESEN, K., ROY, J. L., SILNY, A., DUPUIS C. The properties and uses of fluxes in molten aluminum processing. JOM, v. 50, n. 11, p. 38-43, Nov. 1998.

TENÓRIO, J. A. S. Influence of salt composition on the process of aluminum recycling in RSF. In: JAPAN BRAZIL SYMPOSIUM ON DUST PROCESSING ENERGY ENVIRONMENT IN METALLURGICAL INDUSTRIES, 1., São Paulo, 1999. Proceedings. São Paulo: USP, 1999. p. 167-73.

HARRIS D.C. - "Análise Química Quantitativa"- 5a. ed., (Riehl, C.A.S. e Guarino, A.W.S, trads.), Rio de Janeiro, LTC-W.H.Freeman (1999), 862pp.;

VOGEL Jefery, G. H.; Bassett, J.; Mendham, J.; Denney, R.C.; Análise Química Quantitativa, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A, 5a ed.. 1992.

RUSSEL, JOHN B.; Química Geral - Editora MAKRON – São Paulo. Vol. 2, Ano 2002

SKOOG,Douglas A.; HOLLER, F. James e NIEMAN, Timothy A. Princípios de Analise Instrumental, Editora Bookman 5a Edição

Internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%Adnio. Em 25/08/2007