ÁREA: Proquim - Feira de Projetos de Química de Nível Médio

TÍTULO: QLIMPEZA;APRENDER A EMPRENDER FAZENDO.

AUTORES: FIGUEREDO,K.S.L. (CESA) ; SILVA,P.L.D. (CESA) ; SENA,J.I.V. (CESA) ; PAULA,R.P. (CESA) ; SILVA,M.B.S. (CESA)

RESUMO: Pesando nas atuais dificuldades do mercado de trabalho e buscando uma metodologia de dinãmica de se trabalhar ensino de quimica atualizado com as necessidades da sociedade, Este trabalho trata da relação do empreendedorismo com ensino aprendizagem, o aprendizado organizacional pode ser um dos caminhos para se estimular o aprender/aprender,e desenvolver o agir e o pensar em equipe, além de favorecer uma visão mais holística de negócio,incrementar competências e habilidades como iniciativa, negociação, comunicação, flexibilidade portantocriou-se o projeto qlimpeza, uma mini fabrica de produtos de limpeza ,biodegradaveis produzidos de forma artesanal, no sistema de grupo produtivo, os produtos de limpeza estão presentes em 100% dos lares brasileiros, de acordo com dados da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins.

PALAVRAS CHAVES: aprender, emprender, produzir.

INTRODUÇÃO: Empreendeder é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração execução;principal-
mente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.. Pesando nas atuais dificuldades do mercado de trabalho e buscando uma metodologia de dinãmica de se trabalhar ensino de quimica atualizado com as necessidades da sociedade, Este trabalho trata da relação do empreendedorismo com ensino aprendizagem, o aprendizado organizacional pode ser um dos caminhos para se estimular o aprender/aprender,e desenvolver o agir e o pensar em equipe, além de favorecer uma visão mais holística de negócio,incrementar competências e habilidades como iniciativa, negociação, comunicação, flexibilidade portantocriou-se o projeto qlimpeza, uma mini fabrica de produtos de limpeza ,biodegradaveis produzidos de forma artesanal, no sistema de grupo produtivo, os produtos de limpeza estão presentes em 100% dos lares brasileiros, de acordo com dados da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins

MATERIAL E MÉTODOS: Desenvolveu-se nos alunos noções de empreendorismo, através de técnicas de produção, armazenamento e venda de produtos de limpezas, fabricando de forma artesanal produtos de limpeza biodegradáveis, utilizou-se como metodologia a pesquisa a literatura, palestras com profissionais da área, visitas a empresas, e orientação do professor da disciplina de química proporcionando os conceitos básicos de segurança e manipulação de produtos químicos, e promovendo a concientização sócio ambiental. Utilizou-se os equipamentos de proteção individuais necessários, bem como os ingredientes e equipamentos e vidrarias realizou um planejamento através de uma pesquisa para ver a necessidade do mercado da região e também para a avaliação de custos ,riscos e benefícios para a produção.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As substâncias químicas têm a propriedade de interagir umas com as outras de várias formas e, quando associadas, podem somar estas propriedades e gerar produtos formulados que auxiliam nas mais diversas necessidades, como, por exemplo, os produtos de limpeza.Estes produtos, tecnicamente denominados Saneantes, são definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como aqueles destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, Portanto todo cuidado e controle são realizados para que os produtos sejam produzidos de forma segura. Utilizando assim aprendizagem significativa, pois os alunos desenvolvem através da fabricação dos produtos habilidades e competências que os aproxima da realidade do mercado de trabalho e preparam para obtenção do seu próprio empreendimento.



CONCLUSÕES: Para a produção de produtos de limpeza doméstica , é fundamental ter em mente que esses produtos estão em contato muito próximo com as pessoas. Formulações inadequadas, fabricação fora dos padrões de higiene ou dentro dos parâmetros de proteção saúde podem ter conseqüências desastrosas.Portanto e necessário ter reponsabilidade e conhecer o que se esta produzindo por isso a utilização do conhecimento de maneira razoavelmente formal e de aproveitar a intuição dentro de certos limites deve estar integrado ao processo de produção.Os alunos desenvolverão o raciocínio indutivo e dedutivo através da iniciativa de dedicar-se paralelamente as atividades escolares a uma atividade de produção organização e administração além de inovar na aplicação dos conteúdos da disciplina de química.

AGRADECIMENTOS: Ao Complexo Educacional Santo Andre e ao Sistema Geo de Educação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: USBERCO; SALVADOR; EDITORA SARAIVA ,VOLUME ÚNICO, 7° EDIÇÃO; QUIMICA NOVA ACESSADO 17 DE ABRIL 14:00. DE 2008,BELTRAN, N.O., CISCATO, C. ª M. , COLEÇÃO MAGISTÉRIO 2° GRAU. SÉRIEFORMAÇÃO GERAL - SÃO PAULO - EDITORA COR-TEZ, 1991.DOMÍNGUEZ, F. S., METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA, SÃO CARLOS, SP, CAIXA POSTAL 379, CEP- 13560-970, P.15,33, 1994. FOLGUERAS, D. S., PROBLEMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. LIVRO DE RESUMO DO IV SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, SANTA CRUZ DO SUL, RS, P. 53, JULHO-AGOSTO DE 1986..LUTFI, M., COTIDIANO E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, UNIJUÍ EDI-TORA, P.21, 1"www.empregoerenda.acessado, www.egiquimica.com/dia 10 de março de 2008