ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA ATRIPLEX NUMMULARIA IRRIGADA COM ÁGUA SALINIZADA

AUTORES: ARAÚJO, E. G (UFRN) ; SILVA, M. L (UFRN) ; SANTOS. E.V (UFRN) ; FERNANDES. N.S. (UFRN)

RESUMO: RESUMO:Nesse trabalho foi monitorado o crescimento da atriplex nummularia, planta forrageira arbustiva, que se desenvolve bem em solos com alto teor de sal. As plantas foram cultivadas no Horto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foram avaliadas em relação ao seu crescimento, a partir da irrigação com as águas para consumo humano e salinizadas. As plantas foram caracterizadas utilizando a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), sendo verificada principalmente nas folhas a presença de cristais de cloreto de sódio, identificando dessa forma a adsorção de sais.

PALAVRAS CHAVES: atriplex nummularia, mev, salinidade

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO E OBJETIVOS:As plantas do gênero atriplex, pertencente á família Chenopodiacea, a qual conta com mais de 400 espécies distribuídas em diversas regiões áridas e semi-áridas do mundo, possui grande potencial para atuar como adsorventes de sais dissolvidos. É verificado que na indústria petrolífera existe a presença de água, denominada “água produzida” constituída de sais dissolvidos, metais e metalóides, como: As, Ba, Cd, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Ni, Pb, Zn: Radioisótopos: Ra-226 e Ra-228 e compostos orgânicos como Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA), benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno (BTEX). Isto a torna um poluente que descartado de forma inadequada implica em efeitos nocivos ao meio ambiente, na repercussão negativa indesejada, penalidades diversas e um custo elevado com ações corretivas e mitigadoras. Com a tecnologia disponível hoje, a água produzida pode ser tratada por diferentes métodos, reduzindo-se o teor de sais e subseqüentemente ser utilizada na irrigação de plantas halófitas, que são espécies com capacidade de suportar altos níveis de salinidade e de acumular significativas quantidades de sais em seus tecidos. Dentre essas plantas vem se destacando a Atriplex nummularia, mas conhecida como erva-sal. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento do crescimento da referida planta utilizando água salinizada e para consumo, como também verificar a sua característica microscópica por meio da Microscopia Eletrônica de Varredura.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi desenvolvido no Horto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o plantio foi realizado no dia 24/08/2007 e finalizado em 12/02/2008. Em toda fase experimental, foram utilizadas mudas de erva-sal (Atriplex nummularia) que foram propagadas vegetativamente por estaquia, obtidas a partir de matrizes oriundas do próprio horto, foram selecionadas 25 mudas homogêneas quanto ao tamanho e plantadas diretamente para os vasos contendo areia/adubo (uma planta/vaso). As mudas foram organizadas em dois blocos, com 12 e 13 mudas, respectivamente. A água salinizada utilizada para irrigação foi preparada em concentrações de 3200 ppm. O crescimento da planta foi acompanhado mensalmente através de medidas com fita métrica e registros fotográficos. Após a coleta foram secas em estufa modelo FANEM 315 SE durante uma semana a 70ºC, em seguida dividida em três partes: folha, caule fino e caule grosso, logo após acondicionadas em recipientes de polipropileno previamente lavados e etiquetados. Para a caracterização morfológica da atriplex irrigadas sob as duas condições de irrigação, foi utilizando um Microscópio Eletrônico de Varredura Modelo Philips XL-30 FEG (EDAX), técnica que fornece imagens topográficas com profundidades de foco até 300x superior a microscopia ótica, indicando a localização de cada elemento na superfície.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:De acordo com as medidas realizadas mensalmente nos dois blocos de atriplex nummularia, as plantas irrigadas com água salinizada de uma forma geral, apresentaram um maior crescimento em relação às irrigadas com água para consumo humano, conforme visualizado na figura 1. Considerando os resultados obtidos pelo MEV (figura 2) foi possível observar uma maior presença dos cristais de cloreto de sódio nas folhas, cuja irrigação ocorreu com água salinizada. Tal fato mostra o potencial dessa planta na adsorção e retenção de sais.





CONCLUSÕES: CONCLUSÃO:A atriplex nummularia mostrou-se tolerante a altos níveis de concentração salina, uma vez que o seu crescimento em relação às plantas irrigadas com água salinizada foram maiores, podendo dessa forma, ser uma alternativa de utilização no descarte de efluentes com alta concentração de sais.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: PETROBRÁS, Laboratório de Química Analítica e Meio Ambiente, Núcleo de Estudos em Petróleo e Gás Natural – NEPGN e CTPETRO-INFRA E FINEP/LIEM, C

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS:[1] CONAMA. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005.
[2] HARRIS, D.C. Análise Química Quantitativa. Editora LTC, 5ª edição. Rio de Janeiro, 2001.
[3] SKOOG, Douglas A; HOLLER, James A; NIEMAN, Timothy A. Princípios de Análise Instrumental. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
[4] VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa, São Paulo; Editora Mestre Jou, 1981.
[5] PORTO, E. R.; AMORIM, M. C. C.; ARAÚJO, O. J. Potencialidades da Erva-sal (atriplex nummularia) irrigadas com o rejeito da dessalinização de água salobra no semi-árido brasileiro, como alternativa de reutilização. XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000.