ÁREA: Ambiental

TÍTULO: INVENTARIO DOS RESÍDUOS GERADOS NOS DEPARTAMENTOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

AUTORES: JÚNIOR, A. E. C. (UFC) ; MOTA, J. P.F. (UFC) ; CASTILHO, M. G. G. (UFC) ; BORGES, S. S. S. (UFC)

RESUMO: A Universidade Federal do Ceará implantou o Programa de Gerenciamento de Resíduos (PROGERE), que representa um conjunto de procedimentos para implantação de um sistema integrado de coleta e disposição final dos rejeitos produzidos. O objetivo deste trabalho é identificar os tipos de resíduos gerados nas atividades realizadas nos Departamentos do Centro de Ciências da Universidade federal do Ceará. Foram efetuadas visitas para preenchimento de formulários constando tipos de resíduos, quantidades, acondicionamento e descarte. Os resíduos semestrais (passivo e ativo) foram dispostos nas seguintes classes: ácidos-169L; bases-32L; misturas-182L; oxidantes-30L; redutor-10 aquosos s/ metal pesado-305L; aquoso c / metal pesado-630L; desconhecidos-39L; orgânicos-90L; solventes-998L

PALAVRAS CHAVES: gerenciamento, inventario, resíduos.

INTRODUÇÃO: Durante os últimos anos, cresceu a nível mundial a conscientização por partes das Indústrias, Instituições Acadêmicas e Órgãos Governamentais a respeito da necessidade de um tratamento eficaz ou de uma disposição final de qualquer espécie de resíduo. Sempre que possível, existe um empenho na recuperação dos resíduos gerados, objetivando torná-los úteis novamente. Às universidades, como instituições responsáveis pela formação de seus estudantes e, conseqüentemente, pelo seu comportamento como cidadãos do mundo, devem também estar conscientes e preocupadas com este problema. As atividades de laboratório geram resíduos que podem oferecer riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Neste contexto, trabalhos vêm sendo realizados em alguns Departamentos da Universidade Federal do Ceará (Departamentos de Química analítica e Fisíco-Química, Biologia, Farmácia, Labomar, Patologia e Medicina Legal), desde a coleta seletiva de resíduos sólidos até ações que visam à identificação, tratamento ou reaproveitamento de resíduos químicos. Em setembro de 2005, foi criado o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Universidade Federal do Ceará (PROGERE): Programa Institucional que abrange quatro plataformas que representam um conjunto de procedimentos para implantação de um sistema integrado de coleta, minimização, reutilização, reciclagem e disposição final dos resíduos gerados nas atividades acadêmicas. Uma comissão foi designada para avaliar a situação atual e propor medidas de gerenciamento dos resíduos gerados nos campi da UFC. O objetivo deste trabalho é inventariar os resíduos passivos e ativos do Centro de Ciências da Universidade federal do Ceará, dispondo-os em classes de resíduos para posterior gerenciamento.

MATERIAL E MÉTODOS: No período compreendido entre abril de 2006 à dezembro de 2007, foram realizadas visitas às unidades Departamentais do Centro de Ciências. Para cada uma foi preenchido um formulário geral requisitando as seguintes informações: identificação da unidade, responsável pelo local, quantidade de pessoa que trabalha /freqüência o local, tipos de resíduos estocados e gerados. Em seguida, foram visitados em cada departamento os laboratórios de ensino de graduação e, posteriormente, os laboratórios de pesquisa e extensão, sendo preenchido em cada um deles um segundo formulário específico para os pontos geradores de resíduos perigosos. As seguintes informações eram requisitadas no formulário: identificação / atividades do ponto gerador, responsável pelas informações, identificação dos resíduos perigosos gerados e estocados (ativo e passivo), quantidade, acondicionamento e descarte. A estimativa da quantidade de resíduo foi realizada, no caso de líquidos, comparando-se o frasco contendo o líquido com frascos especificamente graduados para tal fim. No caso de resíduos sólidos, a quantificação foi feita mediante a pesagem descontando-se devidamente a embalagem. Os dados obtidos através do preenchimento dos formulários foram informatizados. Os resíduos foram catalogados por Departamentos e classificados em classes de resíduos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resíduos recicláveis e perigosos ativo (a) e passivo (p) gerado em 45 pontos do Centro de Ciências foram avaliados quanto à segregação correntes ou classes de compatibilidade de resíduo, por departamento, possibilitando tornar exeqüível a realização das etapas geralmente definidas na escala de prioridade de um programa de gerenciamento de resíduos: prevenir, a geração, minimizar, reaproveitar, tratar e dispor.
As quantidades dos resíduos foram estimadas por semestre. Os dados foram dispostos nas classes segundo as tabelas abaixo: Analisando-se os dados pode ser observado que os resíduos ativos contendo metais são os que apresentam maior quantidade, sendo que estes são gerados, principalmente no Departamento de Química Analítica e Físico-Químcia (DQAFQ), uma vez que, é nessa unidade onde são ministradas aulas práticas de química analítica qualitativa e quantitativa na graduação. Atento a essa problemática, o Departamento implantou em 2003, um programa de gerenciamento de seus resíduos, possibilitando assim, o controle total da geração e estoque dos resíduos no Departamento. A principal meta do gerenciamento no DQAFQ é tornar úteis os resíduos gerados nos laboratórios de graduação, desta forma, minimizar a quantidade de daqueles resíduos que necessitam um descarte definitivo e que estão sendo estocados. Alguns resíduos estão sendo recuperados e reutilizados nos experimentos nos quais foram gerados em novos experimentos.

Tabela 1 Quantificação e classificação dos resíduos laboratoriais do Centro de Ciências da UFC.





CONCLUSÕES: O levantamento desses dados despertou na comunidade Acadêmica, uma preocupação acerca dos rejeitos que ainda são descartados nas pias dos laboratórios e no lixo comum. Em diversas situações, o professor ou técnico responsável pelo laboratório vem coletando e acumulando frascos com resíduos laboratoriais. Os resultados, juntamente com outros a serem obtidos nos demais Departamentos da UFC, serão usados para propor medidas adequadas e responsáveis de minimização, reutilização, tratamento, passivação e disposição final dos resíduos gerados nos campi da Universidade Federal do Ceará.

AGRADECIMENTOS: A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará pelo auxilio financeiro concedido na forma de bolsas para alunos de graduação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JARDIM, W.F.1998. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, 21:671-673.