ÁREA: Ambiental

TÍTULO: PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS DO LABORATORIO DE ENSINO DE QUÍMICA DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – UFES

AUTORES: SCHNEIDER, J. (UFES) ; LELIS, M. F. F. (UFES) ; LIMA, M.R.P. (CEFETES) ; SIQUEIRA, G.F. (UFES)

RESUMO: A elaboração da proposta de gerenciamento dos resíduos químicos foi fundamentada em experiências de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil, que adotaram ações internas de gestão, definindo o tipo de recipientes para cada resíduo, a rotulagem correta, o armazenamento, o tratamento e a disposição final adequada. Com os resultados obtidos pode-se observar que a implantação desta proposta favorece o desenvolvimento de uma química limpa, o que é a primeira etapa para assumir uma postura sócio-ambiental e despertar a consciência ética em relação ao uso e descarte de produtos químicos visando a preservação do meio ambiente e da saúde.

PALAVRAS CHAVES: resíduo químico, gerenciamento, laboratório de ensino de química

INTRODUÇÃO: Os laboratórios químicos das Instituições de Ensino Superior do Brasil, nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão geram resíduos químicos com características complexas, de composição diversificada e baixa quantidade. Porém, quase sempre são manuseados inadequadamente, sendo despejados nos esgotos, armazenados em áreas inseguras ou simplesmente descartados como resíduo comum (PHILIPPI JUNIOR; AGUIAR, 2005). No caso específico do Laboratório de Ensino de Química da UFES são ofertadas diversas disciplinas na qual durante as aulas experimentais são gerados resíduos químicos de composição diversificada. Assim, aqueles que apresentam maior periculosidade são acondicionados e armazenados no próprio laboratório e outros com menor periculosidade são descartados diretamente na pia. Diante desta problemática encontrada no laboratório de ensino da instituição, visa-se propor um modelo de gerenciamento de resíduos químicos. Portanto, este trabalho teve como principal objetivo elaborar uma proposta de gerenciamento dos resíduos químicos gerados no Laboratório de Ensino de Química. Para tanto, foram obtidas informações específicas sobre as características do laboratório, no que se refere a sua estrutura física, administrativa e operacional. A partir destas informações focou-se o gerenciamento para os resíduos gerados nas aulas experimentais de duas disciplinas que utilizam a estrutura do laboratório. A elaboração da proposta de gerenciamento dos resíduos químicos foi fundamentada em experiências de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil, que adotaram ações internas de gestão, definindo o tipo de recipientes para cada resíduo, a rotulagem correta, o armazenamento, o tratamento e a disposição final adequada (TAVARES; BENDASSOLLI, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizado um diagnóstico preliminar do Laboratório de Ensino de Química, por meio de entrevista com o chefe do departamento e professores da área, com o intuito de obter informações sobre as atividades executadas no laboratório, tais como: quais disciplinas são ministradas e qual o número de turmas e de aulas práticas. Foi também efetuada uma avaliação qualitativa dos roteiros adotados nas aulas experimentais com o objetivo de identificar os tipos de reagentes e amostras utilizadas, além de verificar o que é feito com os resíduos químicos tóxicos gerados nestas aulas. Diante destas informações foi possível definir qual(is) disciplina(s) seria realizada a proposta de gerenciamento dos resíduos químicos. A identificação dos tipos de resíduos químicos gerados nas disciplinas definidas foi por meio de um levantamento de todos reagentes e amostras utilizadas para cada aula prática e inseridas em cada técnica metodológica, como gravimetria, volumetria que compreende a neutralização, precipitação, complexação (complexiometria), oxidação-redução, e métodos de separação analítica. Com o levantamento dos reagentes/amostras pôde-se caracterizar a(s) substância(s) que confere(m) periculosidade ao resíduo, utilizando o anexo C – substâncias que conferem periculosidade aos resíduos – da NBR 10004/2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também foi possível estimar a quantidade gerada de resíduos químicos com base nos roteiros experimentais de cada técnica metodológica. Com isto pode-se estabelecer a identificação principal do resíduo a ser adotada, além de orientar quais os tipos de recipientes podem ser utilizados para acondicionar o resíduo e sugeridos alguns tipos de tratamentos e destinação final (TAVARES; BENDASSOLLI, 2005).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade principal do Laboratório de Ensino de Química é o ensino, com execução de aulas práticas de diversas disciplinas de química, no total de sete.As aulas práticas são geralmente compostas de duas a três turmas e são limitadas a um número de doze a vinte alunos por turma. Estas turmas são divididas em quatro ou cinco grupos para o processo ensino-aprendizagem. As disciplinas definidas para realização da proposta de gerenciamento foram a Química Analítica Quantitativa I e Química Analítica Quantitativa II, por utilizarem diversas substâncias que podem conferir periculosidade ao resíduo químico produzido. As turmas são divididas em quatro grupos de três componentes, com um total de 12 alunos por turma de aulas experimentais e 36 alunos por aulas teóricas. Os resíduos químicos gerados na disciplina de Química Analítica Quantitativa I e II possuem composição diversificada. O Quadro 1 apresenta a identificação principal adotada para os resíduos químicos gerados. Esta identificação foi baseada na substância potencialmente perigosa, do Anexo C, da NBR 10004/2004 da ABNT. A quantidade foi estimada com base nos roteiros das aulas experimentais. O Quadro 2 orienta que tipos de recipientes podem ser utilizados para acondicionar os resíduos químicos identificados como potencialmente perigoso. Também foram sugeridas algumas técnicas de tratamento como a neutralização, redução, oxidação, precipitação, a possibilidade de reciclagem, recuperação ou reutilização, e a necessidade dos processos de filtração e/ou decantação, com o objetivo de remover o sólido para o acondicionamento e/ou a recuperação e ao filtrado (líquido) um tratamento final para possibilitar o descarte apropriado na pia, além de sugerir uma disposição final adequada para os resíduos químicos.





CONCLUSÕES: A implantação da proposta de gerenciamento para os resíduos químicos gerados nas disciplinas de Química Analítica Quantitativa I e II, pode ser aplicado em outras disciplinas e laboratórios pertencentes à Instituição de Ensino, como também, em outras instituições de ensino ou prestadores de serviços. o Laboratório de Ensino de Química e a Instituição de Ensino tem a oportunidade de assumir uma nova postura sócio-ambiental com respeito aos resíduos químicos gerados nas diversas aulas práticas ministradas nos laboratórios, diminuir o descarte inadequado e conscientizar a comunidade acadêmica.

AGRADECIMENTOS: UFES, CEFETES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Resíduos sólidos – classificação: NBR 10004. Rio de Janeiro, 2004.
PHILIPPI JUNIOR, A.; AGUIAR, A. O. Resíduos sólidos: características e gerenciamento. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo (Editor). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri, SP: Manole, 2005.
TAVARES, G. A.; BENDASSOLLI, J. A. 2005. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Química Nova, Vol. 28, Nº 4, 732-738, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v28n4/25126.pdf>. Acesso em: 20 set. 2005.